Motivação Pessoal: Importância para o Sucesso Profissional

Muitas vezes perguntamo-nos por que razão não conseguimos ter sucesso na profissão que escolhemos se fazemos de tudo para sermos bem-sucedidos. Talvez o problema não esteja propriamente no percurso profissional! A motivação pessoal é, sem dúvida, fundamental quando pensamos em progredir, tanto na nossa vida pessoal, como na nossa vida profissional.

A motivação é aquilo que nos leva sempre um passo mais à frente, a todos os níveis. É quase como o motor que nos empurra, que faz com que tenhamos sempre mais um bocado de energia para seguir o nosso caminho.

Quando falta essa motivação, não temos energia suficiente para concluirmos as nossas tarefas, os nossos objetivos e as nossas metas.

Sei que nem sempre é fácil mantermo-nos motivados, especialmente quando a vida não corre como queremos. No entanto, é precisamente nesses momentos que mais precisamos de motivação pessoal, para darmos a volta por cima e conseguirmos ultrapassar todos os obstáculos.

O mais provável é que, faltando essa motivação, acabes por ficar inerte, sem ação, porque é precisamente a motivação que faz avançar e agir. Ora, o sucesso profissional vem quando temos essa capacidade de nos mover, de agirmos, de tomarmos decisões que possam alavancar a nossa carreira.

É imprescindível que consigas manter a motivação, a inspiração, a criatividade e a iniciativa própria no teu trabalho, mas nem sempre é possível, sei disso. Mas a boa notícia é que existem algumas estratégias que te permitem diminuir esses momentos de falta de motivação, e aumentar a motivação pessoal, mesmo em momentos que nunca pensaste conseguir!

Ler livros motivacionais e mensagens de motivação são estratégias boas, mas não são as únicas!

E é precisamente esse o nosso intuito aqui! Mostrar-te a real importância da motivação para o sucesso profissional, e estratégias que te vão permitir manter um bom nível de motivação!

Curioso? Então continua connosco!

Importância da Motivação Pessoal no Trabalho

A importância da Motivação Pessoal para o Sucesso Profissional

A motivação é o que faz com que queiras agir, que queiras inovar, realizar coisas novas, crescer. Sem ela, não consegues produzir quanto devias, nem quanto podias, não te sentes inspirado, com vontade de trabalhar, de entrar em novos projetos, de abraçar novas aventuras.

A inspiração é essencial para conseguires fazer o teu trabalho da melhor forma possível. De facto, o mesmo trabalho pode ser feito de várias formas.

Imagina o seguinte cenário:

És uma rececionista num hotel e estás responsável por receber os hóspedes durante a sua chegada. Poderás recebê-lo naturalmente, fazendo o check-in, normalmente, entregando a chave do quarto e desejando uma boa estadia. Esse é o trabalho que te compete, e estás a fazê-lo bem.

Mas será suficiente para teres sucesso na tua profissão? Pois é!

O melhor seria se saísses de trás do balcão de atendimento assim que os hóspedes chegam, cumprimentasses e perguntasses como eles se sentem. Este pequeno gesto faria com que os hóspedes se sentissem muito mais próximos da marca e, consequentemente, o teu trabalho iria bem mais além do que o “normal”.

Mas conseguimos ter este nível de iniciativa quando não estamos motivados ou inspirados? Claro que não! Por isso é que é tão importante trabalharmos a nossa motivação pessoal.

É precisamente por essa razão que tens de ter em mente aquilo que mais te motiva na tua vida, para pegar nisso e transformá-la num verdadeiro motor no teu percurso profissional.

É óbvio que é importante gostarmos daquilo que fazemos, nos sentirmos bem na empresa em que trabalhamos. Mas, mais importante que tudo isso, é estarmos bem connosco mesmos, para nos conseguirmos entregar, por completo, a um projeto, e fazer dele parte dos nossos objetivos e metas pessoais.

Sem dúvida, a motivação traz inúmeras vantagens! Ora vê algumas delas agora!

Auto-estima

motivação pessoal e sucesso profissional

Uma das principais vantagens de manter e trabalhar a motivação pessoal é a auto-estima. Sentirmo-nos motivados faz com que tenhamos uma perceção de nós mesmos muito melhor e, por isso, temos muito mais auto-estima e confiança em nós mesmos.

No trabalho, essa auto-estima e confiança é fundamental, especialmente quando temos de tomar determinadas decisões e ações. São essas características que nos permitem inovar, agir sem medo, criar novas formas de trabalho e realização de tarefas.

A proatividade está, sem dúvida, diretamente relacionada com a auto-estima e a auto-confiança, e hoje em dia, os profissionais querem-se proativos, com iniciativa própria, e que consigam trazer novas ideias e visões para a empresa.

Além disso, quando te sentes motivado, transpareces esse sentimento bom para toda a equipa, o que faz com que uma energia positiva invada a empresa e, juntos, consigam melhores resultados.

Crescimento

crescimento profissional

Com o aumento da auto-estima e da auto-confiança, vais conseguir desenvolver-te muito melhor, não só como profissional, mas ao nível pessoal também! A motivação pessoal, não só permite que o dia a dia se torne mais leve e feliz, como faz com que a rotina no trabalho seja bem mais produtiva.

O melhor de tudo é que esta motivação é quase como um círculo, que damos e recebemos na mesma medida. Ou seja, tu sentes-te motivado, vais trabalhar, e essa energia transborda para os outros. Quando essa motivação consegue contagiar todos os elementos da organização, todos crescem, e acabam por se motivar uns aos outros.

Produtividade

motivação e produtividade no trabalho

Não é difícil perceber como a motivação pessoal pode interferir na produtividade. Quando não estamos motivados, não temos vontade de trabalhar, logo, o nosso rendimento é o mínimo exigido. No entanto, quando temos vontade de crescer, quando estamos motivados para isso, conseguimos fazer bem mais do que aquilo que nos é exigido, e sem que isso seja tido como uma obrigação.

Quando estás motivado, tens mais vontade de trabalhar e de fazer as coisas bem, o que faz com que trabalhes mais rápido, e com melhores resultados.

Relacionamentos com colegas de trabalho e Trabalho em equipa

motivação pessoal e trabalho em equipa

Se não tiveres vontade nenhuma de ir trabalhar, os teus colegas vão sentir isso mesmo, e o vosso relacionamento nunca poderá ser frutífero. Pelo contrário, se te sentes motivado, encaixas-te na perfeição no ambiente profissional, e vais-te relacionar muito melhor com todos os teus colegas.

Ao mantermos um bom relacionamento com os nossos colegas, o trabalho em equipa sai favorecido. É a motivação pessoal que transborda para a organização que permite que os colegas se relacionem melhor, e que trabalhem, juntos, para um bem comum: a produtividade da empresa.

Então, se a produtividade aumenta, a empresa verá com outros olhos o teu trabalho, e a probabilidade de conseguires uma promoção ou um aumento de salário é muito maior.

Como aumentar a motivação pessoal para obter melhores resultados no trabalho?

motivação pessoal para obter melhores resultados no trabalho

Quando a vida corre de feição, é fácil nos sentimos motivados. No entanto, existem momentos em que a nossa energia parece que desaparece, e não temos vontade de fazer nada. Esse é um processo normal, e não há nada de errado nisso!

Momentos maus na nossa vida fazem com que nos sintamos com menos força, com menos auto-estima, com menos iniciativa própria, mas isso fará com que o nosso desempenho no trabalho seja mais fraco, e acabamos por nos prejudicar ainda mais.

Se não conseguirmos reverter a situação, entramos numa espiral de negatividade, porque a nossa vida pessoal não está bem, a nossa motivação pessoal diminui, o trabalho é prejudicado, somos penalizados por isso, e a motivação simplesmente desaparece! Um círculo vicioso de negatividade que compete a nós mesmos quebrar!

Mas como? É precisamente isso que vamos mostrar agora! Ora vê!

Estratégias para aumentar a motivação pessoal

Estratégias para aumentar a motivação pessoal

Mantermo-nos motivados o tempo todo não é uma tarefa fácil, mas é necessária se queremos crescer, pessoal e profissionalmente.

Se estás a passar por um momento em que a tua motivação pessoal não está em alta, e sentes que isso está a prejudicar-te seriamente na vida pessoal e profissional, é fundamental que adotes estas estratégias!

Conhecer os próprios limites

conhecer os próprios limites

Muitas vezes, a falta de autoconhecimento pode levar a uma quebra na motivação. Conhecermos os nossos limites é fundamental para agir com confiança. Se deres um passo maior do que a tua perna, vais cair, e torna-se impossível manteres a motivação nessa situação.

No entanto, se souberes exatamente daquilo que és capaz, só vais fazer coisas que tens certeza que farás bem feito. Consequentemente, a tua auto-confiança aumenta, a motivação também, e os resultados são bem melhores.

Auto-confiança

auto-confiança e motivação pessoal

Depois de conheceres os teus limites e agires na tua zona de conforto, vais sentir que terá mais auto-confiança. Isso é essencial para cresceres, pois vais confiar mais no teu próprio talento, permitindo-te arriscar com mais confiança e determinação e, assim, a probabilidade de falhares será menor.

A falta de motivação e auto-estima faz com que tu aches que és um incapaz e que nunca conseguirás fazer determinadas tarefas. Sendo assim, quando trabalhas a tua auto-confiança, arriscas mais, com confiança e com a certeza que tudo correrá bem.

Auto-estima

auto-estima

Da mesma forma que precisas trabalhar a tua auto-confiança, é imprescindível trabalhares igualmente a tua auto-estima. Sei que podes estar a pensar que auto-estima a mais te torna uma pessoa arrogante e convencida. Mas a verdade é que ter uma boa auto-estima faz com que a tua carreira profissional avance como nunca antes terias imaginado!

Não se trata de te achares o melhor do mundo, mas de teres certeza do grande valor que tens como pessoa e como profissional.

A verdade é que se tu não te valorizares, ninguém o fará por ti!

Uma das melhores formas de aumentares a tua auto-estima é fazendo coisas que realmente gostas. Podes começar a trabalhar isso com os teus passatempos. Por exemplo, se gostas de desenhar, investe o teu tempo nisso. Tenta procurar talentos que não conhecias, e trabalha naqueles que já conheces.

Da mesma forma, faz isso no teu trabalho. Foca-te nas atividades e tarefas que mais gostas de fazer, e fá-las da melhor forma possível. Verás que a tua auto-estima sairá muito beneficiada e os teus resultados vão, sem dúvida, refletir isso mesmo.

Evita distrações

distrações no trabalho

Quando estamos a trabalhar, ou a realizar qualquer tipo de atividade, se nos distraímos, o resultado não é aquele que gostaríamos. Ora, se o resultado não é o esperado, não gostamos daquilo que fizemos e, consequentemente, afetará a nossa auto-estima, auto-confiança, e motivação pessoal.

Por isso, um dos passos mais importantes para conseguires melhores resultados e, assim, ativares a tua motivação, é, precisamente, afastares-te de todas as distrações, como o telemóvel, televisão, rádio, ou qualquer outra coisa que te afaste do teu foco.

Afasta-te de pessoas negativas

pessoas negativas

Pessoas negativas prejudicam seriamente a nossa vida. Não que elas façam alguma coisa para nos prejudicar diretamente, mas a sua energia contagia tudo à sua volta e, por isso, pode acabar por te prejudicar indiretamente, acabando com a tua motivação pessoal, com a auto-estima, com a auto-confiança.

Por isso, por muito que te custe, se sentes que alguma pessoa te está a afetar negativamente, afasta-te dela. Há pessoas que simplesmente só conseguem ver o lado negativo da vida, e elas não agregam nada de valor para nós.

Pode parecer egoísmo da nossa parte, “abandonar” alguém porque é negativa. No entanto, é a lei da sobrevivência. Juntos prejudicam-se um ao outro. Separados, pelo menos tu conseguirás mudar o rumo da tua vida.

Traça objetivos claros e metas tangíveis

objetivos e metas para alcançar

Uma das formas mais eficazes para te manteres motivado é traçares objetivos claros e metas que sejam tangíveis, ou seja, que consigas alcançar. Quando temos um objetivo a alcançar, seja ele qual for, sentimo-nos muito mais motivados, por temos uma meta a passar.

No entanto, é muito importante que esses objetivos e metas sejam possíveis de atingir. Não existe nada mais frustrante do que trabalhar em vão, sem nunca conseguir alcançar nenhum dos objetivos a que nos propusemos.

Por isso, todos os passos anteriores são muito importantes, pois para traçarmos uma meta e um objetivo precisamos conhecer os nossos limites, mas também precisamos de auto-estima e auto-confiança para arriscarmos um pouco mais e para termos energia suficiente para “correr a maratona”.

Tem um plano de carreira

plano de carreira com motivação pessoal

A falta de perspetiva de futuro numa profissão é das coisas que mais desmotivam. Sem dúvida, é fundamental termos noção de que podemos crescer como profissionais, para termos vontade de fazer sempre mais e melhor.

Por isso, criar um plano de carreira é a melhor forma de te sentires sempre motivado na tua profissão.

Por exemplo, atualmente és um rececionista de hotel. Mas sentes que podes crescer na profissão. Então, é importante veres quais os cargos possível dentro da área da hotelaria.

Tens, por exemplo, cargo de Técnico especialista em gestão hoteleira ou de Gerente de Hotel. Se gostas de Hotelaria e de trabalhar num Hotel, podes trabalhar para chegar a esses cargos superiores.

Depois de teres traçado esse plano de carreira, está na hora de arregaçar as mangas e lutares por aquilo que mais desejas.

Investe na formação

formação profissional

Muitas vezes, a nossa falta de motivação está atrelada à falta de competências para o desempenho de certas funções. É normal que sempre existam coisas que não sabemos, especialmente quando entramos numa nova empresa.

Além disso, se temos em vista cargos superiores, para criarmos uma carreira sólida, e com confiança e segurança de que somos capazes disso, é fundamental investirmos na nossa própria formação.

Investe em cursos da área, em horário pós-laboral, que te permitam adquirir mais conhecimentos e competências profissionais.

Além de teres mais auto-confiança e segurança no desempenho dessas funções, vai permitir que consigas promoções dentro da empresa e que alcances postos de trabalho mais elevados.

Essa é, sem dúvida, uma das melhores formas de trabalhares a tua motivação pessoal!

Valoriza cada conquista

celebrar conquistas profissionais

Aprender a dar valor a cada uma das nossas conquistas é fundamental para sermos felizes, não só a nível pessoal, mas também a nível profissional.

Cada etapa que conseguimos alcançar tem de ser celebrada como se fosse a conquista da medalha de ouro numa competição olímpica, porque foi uma luta que ganhamos, com muito esforço, com muito suor, com muita dedicação ao longo de todo o percurso.

Ao valorizares as tuas conquistas, vais perceber que és capaz de alcançar os teus objetivos e metas, e a motivação pessoal aumenta, dando-te energia extra para dares mais um passo e seguires para o próximo objetivo.

Considerações Finais:

motivação pessoal e sucesso na profissão
“Torna este dia maravilhoso!”

A motivação pessoal é fundamental para todas as esferas da nossa vida. É ela que vai fazer com que tomes decisões, com que faças as coisas, e que te sintas inspirado para fazer mais e melhor.

Por isso esta motivação é tão importante ao nível profissional. Se temos uma profissão e queremos ser bons naquilo que fazemos, e queremos crescer dentro dessa profissão, é imprescindível sentirmo-nos motivados e inspirados.

Como pudeste ver ao longo de todo este artigo, a motivação não é algo inato, que tenhas sempre em ti, como algo natural. De facto, existem muitas barreiras que podem levar a tua motivação. É algo normal no ser humano, e não deves culpar-te por isso.

No entanto, existem estratégias que podes usar para ultrapassar essas barreiras.

Resumo das estratégias para aumentar a motivação pessoal para o sucesso profissional

estratégias de motivação pessoal
“Vive os teus sonhos”

Conheceres os teus próprios limites permitem-te atuar em zonas de conforto para conseguires ganhar mais segurança em ti mesmo e, consequentemente, ganhares mais auto-confiança.

Ao teres mais auto-confiança, vais conseguir realizar as tarefas no trabalho de forma mais eficaz e eficiente, e serás capaz de arriscar mais. A cada passo que dás, a tua auto-estima vai-se elevando, e consegues realizar o teu trabalho ainda melhor, e mais rápido.

Além disso, é importante que deixes de lado possíveis distrações e pessoas negativas. Sem dúvida, eles podem quebrar um ciclo harmonioso e positivo de conquistas, e isso é tudo aquilo que não queres para a tua vida!

Para cresceres como profissional, e para te manteres motivado, é fundamental que tenhas objetivos e metas traçados, mas que sejam tangíveis, ou seja, que sejam possíveis de alcançar. A conquista de cada uma dessas metas e objetivos é um dos passos mais importantes para manteres a tua motivação pessoal.

Finalmente, é importante teres em mente um plano de carreira, que tenhas noção do percurso que tens de percorrer para alcançar o teu objetivo final. Para isso, investir em formação é fundamental, não só para que consigas desempenhar melhor as tuas funções, mas também para alcançares cargos superiores.

Tendo isto tudo em mente, está na hora de arregaçares as mangas e fazeres de tudo para encontrares a tua motivação pessoal para alcançares tudo o que desejas. Vais perceber que a tua carreira, o teu percurso profissional, vai beneficiar, e muito, com esta tua atitude positiva!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima