Assistente Comercial

Assistente Comercial

O assistente comercial participa tanto no setor administrativo, como no de vendas de uma empresa, dando apoio e cuidando das rotinas do departamento comercial. Ele dá suporte aos executivos de vendas, mas também é responsável pelo acompanhamento do relacionamento com os clientes.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Línguas, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

O setor das vendas é um dos que mais tem crescido nos últimos anos, muito pelas mudanças de mercado que se têm acontecido nos últimos tempos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Hoje em dia, as pessoas fazem pesquisas antes de comprar qualquer produto ou serviço, partilham opiniões na internet e avaliam os produtos e serviços que compram.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam apostar no seu departamento de vendas, incluindo mais etapas e mais profissionais. Têm surgido até novas profissões na área, para que as empresas consigam responder às exigências do mercado.

Os assistentes comerciais mostram-se essenciais no processo de vendas atual e, sem dúvida, são muitas as oportunidades de trabalho.

Se esta é uma área que te interessa, continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que ele faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, como está o mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Assistente Comercial?

O assistente comercial dá apoio administrativo ao departamento de vendas. Então ele trabalha nos dois setores ao mesmo tempo. Ele ajuda os executivos de vendas e estabelece relações entre os outros departamentos da empresa.

Este profissional trabalha mais no setor das vendas, pois acompanha todo o processo, desde o processamento até à concretização das vendas.

Além disso, os assistentes comerciais também supervisionam ações para desenvolver o setor das vendas, realizam relatórios técnicos, desenvolvem gráficos de acompanhamento e trabalham na análise de tendências de mercado e concorrência.

Além destas atividades, eles também podem atender clientes, fazer o registo de novos clientes, discutir condições de venda e preços. Ele também faz o tratamento de reclamações e pedidos de cancelamento, ou seja, ele trata da assistência na pós-venda.

O assistente comercial também faz uma análise das vendas, tanto por vendedor, como por equipa.

No que diz respeito ao trabalho administrativo, ele tem de fazer o levantamento de comissões de cada um dos vendedores e, assim, fazer o pagamento correto a cada um.

Também pode participar na logística, fazendo o controlo de stock, ordenando o embarque e desembarque de produtos, e repondo artigos em falta.

Para entenderes melhor o trabalho, vamos ver quais as funções que ele tem no seu dia a dia.

Quais as suas funções

O assistente comercial tem funções administrativas, mas também participa nas vendas e na área da logística. De entre as mais variadas funções, podemos falar de:

  • Atender clientes
  • Fazer o registo de clientes
  • Emitir faturas (notas fiscais)
  • Executar pedidos
  • Controlar e repor o stock
  • Fazer análises de crédito
  • Elaborar relatórios técnicos
  • Fazer gráficos de acompanhamento das vendas
  • Tratar reclamações ou pedidos de cancelamento
  • Fazer o pagamento de comissões aos vendedores

Em algumas empresas, o assistente também pode fazer o trabalho de operador de telemarketing, especialmente para fazer a prospeção de novos clientes.

Para ser um bom assistente comercial, tens de ser uma pessoa autoconfiante, dinâmica, decidida, determinada e empática. Também é importante teres boa capacidade de adaptação, iniciativa própria, organização e objetividade.

Saber delegar responsabilidades é fundamental, então tens de trabalhar essa habilidade. Tens de estar consciente que não vais conseguir fazer tudo sozinho, e ter a capacidade de atribuir outras tarefas a outras pessoas é essencial.

O stress é uma constante no dia a dia deste profissional. Sendo assim, tens de ser uma pessoa capaz de lidar com muita pressão e conseguir pensar e agir em momentos mais tensos.

Vejamos agora como está o mercado de trabalho!

Saídas no Mercado de Trabalho

Todas as empresas que tenham um produto ou serviço a vender precisam de um assistente comercial. Lojas, indústrias, empresas de telecomunicações, de energia, escolas, entre tantas outras, podem contratar estes profissionais.

Sem dúvida, o mercado tem vindo a procurar bastante profissionais qualificados na área das vendas, especialmente porque as exigências do mercado são cada vez maiores.

Então, se quiseres seguir esta profissão, facilmente encontras uma boa vaga de trabalho. As oportunidades são muitas, e podes crescer muito caso faças um bom trabalho.

Como entrar na carreira de Assistente Comercial?

Para entrar na carreira de assistente comercial não é preciso ter nenhuma formação, mas a verdade é que se tiveres conhecimentos básicos de vendas e administração é uma vantagem em relação a todos os outros candidatos.

Além disso, com uma formação, vais conseguir crescer na carreira mais rápido. Então vale a pena investir um pouco mais nos estudos.

Ter conhecimentos de inglês é importante para exercer funções como assistente comercial. Por isso, se não sabes o idioma, está na hora de começar a estudar um bocadinho a língua.

É possível que tenhas de começar a tua carreira como auxiliar administrativo. Muitas pessoas que são hoje assistentes comerciais começaram mesmo como auxiliares da administração.

Caso tenhas formação, com toda a certeza, consegues chegar ao cargo de assistente mais rápido. No entanto, podes ter mesmo de começar do zero e ir crescendo na carreira com o tempo.

Vê agora onde podes estudar!

Onde estudar para Assistente Comercial?

Portugal:

Brasil:

A área comercial está em crescimento. Sem dúvida, nos últimos anos, este foi o setor que mais pessoas contratou. Então, se queres seguir uma profissão que te dê estabilidade e muitas oportunidades para crescer, esta pode ser uma boa escolha.

Investe na tua formação e pensa em ter um curso superior na área da Administração de Empresas, porque pode realmente fazer a diferença na hora de conseguires progredir na carreira de assistente comercial. Luta por aquilo que queres e nunca desistas! Com toda a certeza, todo o esforço vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima