Auxiliar de Professor

Auxiliar de Professor

O auxiliar de professor é o braço direito do profissional de educação. É ele que ajuda os professores em todas as suas atividades. Sendo assim, é importante que goste muito de crianças e jovens, e que queira contribuir para o seu desenvolvimento.

Outros nomes para esta profissão: Auxiliar de classe (Brasil)

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Desenho, Educação Física, História, Literatura, Matemática, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Ele tem um papel importante na formação das crianças e jovens, porque eles apoiam o desenvolvimento dos mais novos, e trabalham para que eles se tornem autónomos e independentes.

Os auxiliares de professor têm como principal função ajudar os docentes nas atividades que planearam para as crianças e jovens. Embora possa parecer uma profissão de bastidores, eles lidam com os mais novos, e têm um papel ativo na sua formação.

Se gostas de crianças, e se sentes que tens vocação para ajudar os mais novos, então continua connosco e vê tudo o que tens de fazer no teu dia a dia, quais as tuas funções enquanto auxiliar de professor, as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira. Ora vê!

O que faz um Auxiliar de Professor?

O auxiliar de professor ajuda o docente em todas as suas atividades. Ele ajuda o professor a planificar atividades pedagógicas e lúdicas, ajuda a desenvolver essas atividades, e estimula os mais novos a serem autónomos.

Além disso, eles asseguram que as crianças cumprem todas as regras de higiene, estimulando uma rotina de higiene, como lavar as mãos e escovar os dentes depois das refeições.

Quando um aluno se aleija na escola, é o auxiliar que presta os primeiros socorros. Por isso, é importante que tenha formação para conseguir cuidar das crianças num primeiro momento, até que chegue a ambulância, sempre que seja preciso.

É também o auxiliar de professor que acompanha as crianças durante o recreio e ajuda-os no que for necessário.

Quando existem crianças com necessidades especiais de educação (crianças com algum tipo de deficiência física, motora e psíquica), o auxiliar acompanha-as e apoia-as em tudo o que precisarem.

Tendo em conta o seu papel na formação e educação das crianças e jovens, é importante que sejam profissionais qualificados, com competências que lhes permitam desenvolver as suas funções.

Não podemos esquecer que a educação é cada vez mais exigente. A escola não é só um espaço de aprendizagem do Abecedário, dos números, ou da História. A escola é, nos dias de hoje, um espaço de formação global, que inclui a aquisição dos conhecimentos de cada uma das disciplinas, mas também no desenvolvimento de capacidades e habilidades sociais, culturais, entre outros.

Quais as suas funções

A maioria dos auxiliares de professores trabalham em creches e jardins-de-infância, ou seja, com crianças até aos 5/6 anos de idade.

Neste caso, eles ficam responsáveis por:

  • Ajudar os professores e educadores a planear e desenvolver atividades
  • Acompanhar as crianças no horário das refeições, estimulando para a sua autonomia
  • Garantir que as crianças mais pequenas têm uma rotina de sono
  • Vigiar as crianças durante os recreios, visitas de estudos e passeios escolares
  • Estimular comportamentos que visem a higiene pessoal
  • Acompanhar de perto crianças com necessidades educativas especiais
  • Garantir o cumprimento das regras sociais
  • Prevenir acidentes e estimular ao diálogo durante possíveis discussões entre as crianças
  • Prestar primeiros socorros
  • Supervisionar atividades que são feitas ao final do dia
  • Supervisionar a sala de aula sempre que o professor está ausente

É fundamental manter um diálogo ativo entre os diferentes agentes da educação (pais, professores, diretores escolares, entre outros) para que as necessidades das crianças sejam atendidas.

Como as crianças tendem a imitar comportamentos daqueles que são responsáveis por eles, o auxiliar de professor, assim como todos os profissionais de educação, têm de ser modelos de bons hábitos, com atitudes e comportamentos que sirvam de modelo para os mais novos.

Além disso, tem de ser uma pessoa atenta, para detetar qualquer alteração na saúde das crianças e comunicar aos pais e educadores, assim como chamar os profissionais de saúde, sempre que seja necessário.

Saídas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o auxiliar de professor não é muito animador. Sem dúvida, a oferta de profissionais é muito maior do que as vagas de emprego oferecidas. No entanto, os bons profissionais, e aqueles que mostram melhor formação, conseguem vagas de trabalho mais facilmente.

Se quiseres seguir esta profissão, podes trabalhar em diversas instituições de ensino e estabelecimentos educativos, como, por exemplo:

  • ATL’s (estabelecimentos de atividades de tempos livres)
  • Campos de férias
  • Empresas de animação de festas
  • Empresas de babysitting
  • Infantários e jardins-de-infância
  • Creches
  • Cooperativas de ensino
  • Escolas privadas e Colégios
  • Escolas públicas
  • Centros comunitários e sociais

Como entrar na carreira de Auxiliar de Professor

Como dissemos, conseguir trabalho como auxiliar de professor não é assim tão fácil. Por isso, investir em formação é essencial. Além do curso profissional de auxiliar de ação educativa, podes fazer outros cursos complementares, como um curso de primeiros socorros, por exemplo.

É importante que os cursos sejam tirados em entidades certificadas pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) em Portugal Continental, ou pela DREQP (Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional) nos Açores.

O estágio é, sem dúvida, uma boa oportunidade para conseguir o primeiro emprego na área. No entanto, se, por acaso, não conseguires ficar nessa instituição, ou se quiseres procurar uma melhor, existem vários concursos públicos que podes concorrer todos os anos, e podes também inscrever-te no Centro de Emprego.

A proatividade também pode gerar frutos, então envia o teu currículo para empresas em que gostavas de trabalhar e mostra o teu interesse em fazer parte dos quadros profissionais.

Onde estudar para Auxiliar de Professor

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te auxiliar de professor, então procura já hoje um curso de Auxiliar de Ação Educativa (Auxiliar de Classe – no Brasil) e luta por todos os teus sonhos! O futuro vai ser, com toda a certeza, brilhante! Lembra-te sempre do que te levou a seguir este caminho! Tu podes fazer a diferença na vida das crianças, mas elas também podem fazer na tua! Então, segue em frente e caminha para o sucesso! Tenho certeza que vais ser muito feliz!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima