Teste Das 7 Inteligências

Ao contrário do que se pensava, a inteligência não se mede só pela capacidade de raciocínio lógico e matemático. De facto, as pessoas podem ter vários tipos de inteligência, e isso é fundamental saber para que possam criar estratégias mais adequadas na aprendizagem, mas também para perceberem quais as profissões que mais se adaptam a elas.

Se ainda estás na dúvida sobre o que queres seguir, sobre a profissão que queres abraçar, então perde alguns minutos a responder a estas questões.

Vamos?

Insere o teu nome e e-mail para receberes o resultado do teu teste e profissões relacionadas ao teu perfil diretamente no teu correio eletrónico.

Seleciona a tua situação profissional

Sou estudante

Estou desempregado

Estou empregado, mas procuro nova profissão

Estou empregado e quero progredir na carreira

Ficha técnica Teste das 7 Inteligências

O que é?
Teste vocacional e de personalidade online em língua portuguesa.
 
A quem se destina?
O teste das 7 inteligências destina-se a estudantes de língua portuguesa do ensino básico e  secundário (fundamental e médio no Brasil) que estejam à procura de uma profissão, ou área profissional, que se enquadre com a sua personalidade.
 
Destina-se também a desempregados e pessoas empregadas que estejam à procura de uma profissão que gostem e que realmente tenham talento.
 
Autor: Sara Paiva (Socióloga)
Nº de questões: 70
Duração média: 25 minutos
Aplicação: Individual, com, ou sem, orientação de pais (encarregados de educação), professores ou psicólogos.

Base Científica

O teste das 7 inteligências foi desenvolvido a partir da teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (psicólogo do desenvolvimento na Universidade de Harvard). Gardner identificou diferentes tipos de inteligência e, por isso, os antigos testes de QI (que apenas avaliam a inteligência ao nível do raciocínio) deixam de fazer tanto sentido.

A verdade é que diferentes pessoas têm aptidões diferentes, e isso não faz com que um seja mais inteligente do que outro. Por exemplo, há quem consiga solucionar problemas matemáticos com muita rapidez, mas não consegue tocar um instrumento musical.

Desta forma, a equipa do Guia das Profissões apresenta aqui um teste vocacional para que possas perceber as inteligências que tens mais desenvolvidas e, assim, consigas encontrar uma profissão que se enquadre na perfeição ao teu perfil.
 
Embora seja um dos testes mais usados por educadores, pois é, efetivamente, muito útil, o nosso conselho é que faças todos os testes vocacionais da nossa plataforma para conseguires maior fiabilidade nos resultados.

Lembramos que os testes vocacionais são uma ajuda para as pessoas que estão à procura de uma profissão ou carreira que gostem, mas não te vai dar uma resposta clara e objetiva, nem podemos afirmar que será certeira em todos os casos.

Cada pessoa é um ser individual e deve ser olhada como tal. Por isso, olha para os resultados dos testes vocacionais como uma orientação, mas não como uma resposta garantida.

Sobre o Teste Vocacional:

  • Garantimos a total confidencialidade dos dados e dos resultados do Teste Vocacional.

  • O resultado deste teste é baseado nas respostas dadas. Para um resultado mais fiel à tua personalidade, aconselhamos-te a que realizes diferentes testes. Como é óbvio, este é apenas um dos vários métodos de avaliação dos teus gostos e traços de personalidade relacionados com a área profissional, o que não invalida que existam outras áreas profissionais adequadas a ti. Lembra-te que o mais importante é gostares do que fazes e seguires o teu sonho.
  • Não nos responsabilizamos por qualquer decisão advinda da realização dos testes vocacionais. Mais uma vez lembramos que esta é apenas mais uma ferramenta que pode ajudar jovens e adultos a encontrarem uma profissão que gostem e se adeque ao seu perfil e personalidade.

  • Teste desenvolvido por socióloga formada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Scroll to Top