Teste Das Cores

Sabias que existem cores que correspondem à tua personalidade? Cada uma delas diz respeito a um “tipo-padrão” de pessoa. Como é lógico, este perfil diz respeito a uma base. Cada pessoa tem as suas particularidades e tens de ter isso em conta ao ler os resultados.

Como a personalidade nos diz muito sobre as profissões que temos mais talento para seguir, é importante tirares 5 minutos para realizar este teste!

Vamos?

Insere o teu nome e e-mail para receberes o resultado do teu teste e profissões relacionadas ao teu perfil diretamente no teu correio eletrónico.

Seleciona a tua situação profissional

Sou estudante

Estou desempregado

Estou empregado, mas procuro nova profissão

Estou empregado e quero progredir na carreira

Ficha técnica Teste das Cores

O que é?
Teste vocacional e de personalidade online em língua portuguesa.
 
A quem se destina?
O teste das cores destina-se a estudantes de língua portuguesa do ensino básico e  secundário (fundamental e médio no Brasil) que estejam à procura de uma profissão, ou área profissional, que se enquadre com a sua personalidade.
 
Destina-se também a desempregados e pessoas empregadas que estejam à procura de uma profissão que gostem e que realmente tenham talento.
 
Autor: Sara Paiva (Socióloga)
Nº de questões: 15
Duração média: 10 minutos
Aplicação: Individual, com, ou sem, orientação de pais (encarregados de educação), professores ou psicólogos.

Base Científica

A personalidade é constituída por uma série de características de cada um de nós. A nossa personalidade tem uma influência direta no que gostamos, ou não de fazer. Por exemplo, uma pessoa introvertida vai evitar estar no centro das atenções, enquanto uma pessoa extrovertida vai gostar de situações em que tem de falar para muitas pessoas.
 
Como é óbvio, quando falamos de personalidade, temos de olhar para diferentes traços e não nos podemos reger apenas por um. O teste das cores avalia, em poucas questões, os traços de personalidade mais relevantes para conseguirmos chegar a uma lista de profissões relacionadas que encaixam no perfil de cada pessoa.
 
O Teste das Cores criado pelo Guia das Profissões teve como base a tipologia de Myers-Briggs (Myers–Briggs Type Indicator – MBTI). Esta tipologia foi criada por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers, durante a Segunda Guerra Mundial, com base nas teorias de Carl Gustav Jung (Tipos Psicológicos) e é usada para identificar as características pessoais mais marcantes, assim como para identificar preferências pessoais.
 
Apesar de ser um dos testes mais usados em todo o mundo, aconselhamos a que seja usado com cautela, até porque é apenas mais um indicador de personalidade. Ao realizar outros testes vocacionais, terás uma maior fiabilidade dos resultados.

Sobre o Teste Vocacional:

  • Garantimos a total confidencialidade dos dados e dos resultados do Teste Vocacional.

  • O resultado deste teste é baseado nas respostas dadas. Para um resultado mais fiel à tua personalidade, aconselhamos-te a que realizes diferentes testes. Como é óbvio, este é apenas um dos vários métodos de avaliação dos teus gostos e traços de personalidade relacionados com a área profissional, o que não invalida que existam outras áreas profissionais adequadas a ti. Lembra-te que o mais importante é gostares do que fazes e seguires o teu sonho.
  • Não nos responsabilizamos por qualquer decisão advinda da realização dos testes vocacionais. Mais uma vez lembramos que esta é apenas mais uma ferramenta que pode ajudar jovens e adultos a encontrarem uma profissão que gostem e se adeque ao seu perfil e personalidade.

  • Teste desenvolvido por socióloga formada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Scroll to Top