Teste Psicotécnico de Personalidade

A tua personalidade pode dizer-te as melhores profissões a seguir. A forma como vês a vida, aquilo que valorizas, como ages, e como sentes, define bem o teu papel no mundo, incluindo no mercado de trabalho.

Se ainda estás na dúvida sobre a profissão ou carreira a seguir, tira alguns segundos para responder a este teste.

Insere o teu nome e e-mail para receberes o resultado do teu teste e profissões relacionadas ao teu perfil diretamente no teu correio eletrónico.

Seleciona a tua situação profissional

Sou estudante

Estou desempregado

Estou empregado, mas procuro nova profissão

Estou empregado e quero progredir na carreira

 

Ficha técnica Teste Psicotécnico de Personalidade

O que é?
Teste vocacional e de personalidade online em língua portuguesa.
 
A quem se destina?

O teste psicotécnico de personalidade destina-se a estudantes de língua portuguesa do ensino básico e secundário (fundamental e médio no Brasil) que estejam à procura de uma profissão, ou área profissional, que se enquadre com a sua personalidade.

Destina-se também a desempregados e pessoas empregadas que estejam à procura de uma profissão que gostem e para a qual realmente tenham talento.

 
Autor: Sara Paiva (Socióloga)
Nº de questões: 23
Duração média: 15 minutos
Aplicação: Individual, com, ou sem, orientação de pais (encarregados de educação), professores ou psicólogos.

Base Científica

O teste psicotécnico de personalidade foi desenvolvido com o intuito de ajudar jovens e adultos a encontrarem uma profissão, ou área profissional, que se enquadre com a sua personalidade.

Este é um instrumento útil para que os nossos leitores consigam identificar a sua compatibilidade com as áreas profissionais que existem no mercado de trabalho.

Sabemos que não existem duas pessoas iguais e, portanto, é possível dizer que cada uma tem as suas particularidades, as quais se adequam mais a um tipo de trabalho do que a outro.

Nesse sentido, este teste psicotécnico de personalidade visa determinar as principais características de personalidade, as quais interferem diretamente no trabalho:

  • Autocontrolo e Estabilidade – Capacidade de controlar as emoções e agir racionalmente quando precisamos tomar uma decisão importante.
  • Conformidade – Capacidade de lidar e aceitar regras e normas de condutas, as quais são essenciais para alguns cargos.
  • Perseverança e Profissionalismo – Capacidade de cumprir prazos determinados para as tarefas, assim como de não desistir perante os obstáculos.
  • Rigor – Capacidade de olhar para os detalhes, não só para o todo.
  • Decisão – Capacidade de tomar decisões assertivas e com confiança.

Desta forma, conseguimos determinar uma área profissional que se enquadra melhor nessas características.

É fundamental que, durante o teste psicotécnico de personalidade, respondas sempre com a maior sinceridade. Lembra-te que não existe uma resposta certa. Todas as respostas são válidas. Para conseguires encontrar a profissão, ou profissões, mais adequadas a ti, responde sempre com a verdade.

Lembramos que os testes vocacionais são uma ajuda para as pessoas que estão à procura de uma profissão ou carreira que gostem, mas não te vai dar uma resposta clara e objetiva, nem podemos afirmar que será certeira em todos os casos.

Cada pessoa é um ser individual e deve ser olhada como tal. Por isso, olha para os resultados dos testes vocacionais como uma orientação, mas não como uma resposta garantida.

 

Sobre o Teste Vocacional:

  • Garantimos a total confidencialidade dos dados e dos resultados do Teste Vocacional.

  • O resultado deste teste é baseado nas respostas dadas. Para um resultado mais fiel à tua personalidade, aconselhamos-te a que realizes diferentes testes. Como é óbvio, este é apenas um dos vários métodos de avaliação dos teus gostos e traços de personalidade relacionados com a área profissional, o que não invalida que existam outras áreas profissionais adequadas a ti. Lembra-te que o mais importante é gostares do que fazes e seguires o teu sonho.
  • Não nos responsabilizamos por qualquer decisão advinda da realização dos testes vocacionais. Mais uma vez lembramos que esta é apenas mais uma ferramenta que pode ajudar jovens e adultos a encontrarem uma profissão que gostem e se adeque ao seu perfil e personalidade.

  • Teste desenvolvido por socióloga formada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Scroll to Top