Teste Vocacional

Saber a profissão que vamos seguir não é tarefa fácil. As opções são muitas e, às vezes, sentimo-nos perdidos no meio de tantas hipóteses. Nesse sentido, este teste vocacional pode dar uma grande ajuda. Responde a algumas perguntas e descobre as profissões perfeitas para ti!


Insere o teu nome e e-mail para receberes o resultado do teu teste e profissões relacionadas ao teu perfil diretamente no teu correio eletrónico.

Seleciona a tua situação profissional

Sou estudante

Estou desempregado

Estou empregado, mas procuro nova profissão

Estou empregado e quero progredir na carreira

 

Ficha técnica Teste Vocacional

O que é?
Teste vocacional e de personalidade online em língua portuguesa.
 
A quem se destina?

O teste vocacional destina-se a estudantes de língua portuguesa do ensino básico e secundário (fundamental e médio no Brasil) que estejam à procura de uma profissão, ou área profissional, que se enquadre com a sua personalidade.
Destina-se também a desempregados e pessoas empregadas que estejam à procura de uma profissão que gostem e que realmente tenham talento.

 
Autor: Sara Paiva (Socióloga)
Nº de questões: 15
Duração média: 12 minutos
Aplicação: Individual, com, ou sem, orientação de pais (encarregados de educação), professores ou psicólogos.

Base Científica

O Teste vocacional foi desenvolvido tendo como base a teoria das escolhas vocacionais de John Lewis Holland, um psicólogo americano e Professor Emérito de Sociologia na Universidade John Hopkins.

Segundo Holland, as preferências ocupacionais / profissionais são determinadas pelo caráter e personalidade das pessoas. Por isso, a nossa personalidade vai influenciar diretamente a escolha da nossa vocação.

John Holland determinou 6 categorias principais de perfil de personalidade, apesar de ele próprio reconhecer que existem bem mais do que 6 tipos de personalidades. No entanto, conseguimos obter bons resultados usando o esquema das 6 categorias, até porque estes conseguem subdividir os perfis de personalidade em 720 padrões distintos.

Lembramos que os testes vocacionais são uma ajuda para as pessoas que estão à procura de uma profissão ou carreira que gostem, mas não dão uma resposta clara e objetiva, nem podemos afirmar que será certeira em todos os casos.


Cada pessoa é um ser individual e deve ser olhada como tal. Por isso, olha para os resultados dos testes vocacionais como uma orientação, mas não como uma resposta garantida.

Sobre o Teste Vocacional:

  • Garantimos a total confidencialidade dos dados e dos resultados do Teste Vocacional.

  • O resultado deste teste é baseado nas respostas dadas. Para um resultado mais fiel à tua personalidade, aconselhamos-te a que realizes diferentes testes. Como é óbvio, este é apenas um dos vários métodos de avaliação dos teus gostos e traços de personalidade relacionados com a área profissional, o que não invalida que existam outras áreas profissionais adequadas a ti. Lembra-te que o mais importante é gostares do que fazes e seguires o teu sonho.
  • Não nos responsabilizamos por qualquer decisão advinda da realização dos testes vocacionais. Mais uma vez lembramos que esta é apenas mais uma ferramenta que pode ajudar jovens e adultos a encontrarem uma profissão que gostem e se adeque ao seu perfil e personalidade.

  • Teste desenvolvido por socióloga formada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Scroll to Top