Auto-confiança: Como melhorá-la no dia a dia

auto-confiança

A auto-confiança é o sentimento que nos permite acreditar nas nossas habilidades, capacidades, e qualidades. Sem ela, dificilmente seremos bem-sucedidos em qualquer tarefa, tanto nos nossos projetos pessoais, como profissionais.

Acreditares nas tuas capacidades é fundamental para teres sucessos nos teus relacionamentos pessoais, mas é ainda mais importante para conseguires alcançar bons cargos na tua profissão, pois é este sentimento que vai fazer com que acredites nas tuas capacidades, tenhas motivação pessoal, arrisques, e cresças profissionalmente.

Sem auto-confiança, é difícil arriscares-te em novos voos. Entrar num novo curso, ou tentar uma promoção no emprego, emigrar, ou até dar meia volta na tua vida pessoal, só se consegue se tivermos confiança em nós mesmos. Caso contrário, vamos ficar paralisados e nunca vamos sair do mesmo lugar.

Tendo em conta que este é um fator essencial para a felicidade, pois dele depende o nosso sucesso pessoal e profissional, é importante entendermos a sua importância, e o que podemos fazer para aumentar a confiança que temos em nós mesmos.

Importância da auto-confiança

importância da auto-confiança

Confiares em ti mesmo faz com que te esforces ao máximo em cada uma das tarefas a que te propões, porque sabes exatamente as capacidades que tens, as tuas habilidades, e tudo aquilo que podes conquistar com as tuas habilidades pessoais e profissionais.

Sendo assim, o teu desempenho, independentemente da tarefa que tens pela frente, será sempre muito mais se tiveres confiança nas tuas capacidades.

Se não tiveres confiança em ti mesmo, se não tiveres auto-estima suficiente, vais acabar por deixar todos os teus projetos para trás, por achares que não estão bem, que sempre vai haver um melhor do que o teu, que alguém sempre fará melhor do que tu.

Esta inércia vai tomar conta de todas as esferas da tua vida, tanto no que diz respeito à tua profissão, como à tua vida pessoal.

Embora a maioria das pessoas acredite que a auto-confiança é um traço da personalidade, a verdade é que ninguém nasce assim tão confiante, ou não. Este sentimento vai-se formando ao longo da vida, com as experiências que vamos vivendo, com a educação que temos, com os estímulos que vamos tendo ao longo do tempo.

Ora, se a confiança à algo que se conquista, a boa notícia é que, mesmo que tenhas pouca confiança em ti mesmo, é algo que podes trabalhar e melhorar com o tempo. Não é algo que consigas da noite para o dia, mas a verdade é que, com a prática, consegues!

Como melhorar a auto-confiança

Agora que já sabes que a auto-confiança é um sentimento que se constrói e que se trabalha, está na hora de arregaçar as mangas e aprender a melhorar a confiança que tens em ti mesmo! Ora vê!

Não te compares com outros

Comparações nunca são saudáveis. Ao fazeres comparações com os outros, vais achar que são melhores que tu, que têm mais que tu, que tiveram mais sorte que tu, e, quer queiras, quer não, vais sentir inveja dos que te rodeiam.

E o sentimento de inveja vai fazer com que te sintas mal contigo mesmo, algo que não te trará nada de positivo. Além disso, vais sentir-te cada vez menos confiante.

Cuida da tua aparência

Para melhorares a tua auto-confiança não podes deixar de lado a tua aparência. Sem dúvida, sentires-te bem com o teu corpo e com a tua aparência é imprescindível no que toca à confiança que tens em ti mesmo.

Então, é fundamental cuidares de ti mesmo, adotando uma alimentação equilibrada e praticando exercício físico regular.

Sê bom para ti mesmo

A compaixão não pode ser algo que só dás aos outros. A verdade é que a primeira pessoa por quem deves sentir compaixão é por ti próprio.

Quando cometeres um erro, faz contigo exatamente o mesmo que fazes com os outros. Sê bondoso e encoraja-te a seguir em frente, tal como farias com uma amigo.

Arrisca

Um dos grandes erros é esperar termos confiança para darmos um passo em frente. A melhor forma, de facto, para melhorarmos a nossa auto-confiança e auto-estima é fundamental agirmos. Se não fizermos as coisas, nunca saberemos se vamos ser capazes.

Evita pensamentos negativos

Às vezes é difícil controlarmos os pensamentos que nos “assaltam” a mente, mas para nos tornarmos auto-confiantes, é essencial afastarmos pensamentos mais negativos que nos colocam para baixo.

Não te preocupes demasiado com aquilo que não está nas tuas mãos. Se não há nada que possas fazer, então não podes esgotar todas as tuas energias com preocupações inúteis.

Os pensamentos negativos prejudicam muito o teu bem-estar, e também o teu desenvolvimento. Meditação, Mindfulness, ou Ioga, são técnicas que te podem ajudar bastante nesse sentido.

Como ter Auto-confiança no trabalho

Como ter Auto-confiança no trabalho

A auto-confiança é fundamental no mundo do trabalho, e é importante trabalhares nesse sentido se quiseres ter uma carreira sólida e bem-sucedida.

Nesse sentido, reunimos aqui as melhores estratégias para melhorares a tua confiança no trabalho. Anota!

Prepara-te

A preparação é fundamental para nos sentirmos confiantes. Por isso, é muito importante estares sempre informado sobre o que diz respeito à tua área de atuação. Cursos, especializações, ler livros da área, artigos, ou até mesmo na internet, vão dar-te conhecimentos extra que, com toda a certeza, te farão sentir mais confiante.

Auto-estima

Auto-confiança e auto-estima estão diretamente relacionadas. É importante trabalhares a tua auto-estima para te sentires uma pessoa capaz, competente e inteligente. Assim, terás a confiança que precisar para tomares as iniciativas necessárias no teu quotidiano.

Põe em prática todas estas dicas e verás que a tua auto-confiança melhorará consideravelmente. Se tiveres alguma sugestão, não deixes de nos escrever nos comentários. Esperamos por ti!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima