Auto-estima: O que é e o que fazer para melhorar?

Auto-estima O que é e o que fazer para melhorar

Auto-estima é uma palavra muito usada, assim como auto-confiança, auto-conhecimento ou motivação pessoal. No entanto, será que sabes exatamente o que é? Qual a importância que tem no teu dia a dia, nos comportamentos que tens, e naquilo que pensas? Pois é! É precisamente isso que vamos ver aqui!

Existem inúmeros livros e artigos sobre o tema, mas às vezes é difícil encontrar um que nos traga informações claras e precisas, e aplicações práticas que nos permitam usufruir desse conhecimento. Por isso, aqui tentamos esclarecer os tópicos mais importantes, de forma concisa e clara.

Continua connosco e vê tudo o que temos para te dizer!

O que é Auto-estima?

o que é auto-estima

A auto-estima nada mais é do que a imagem que tu tens de ti mesmo, a opinião que tens sobre ti, seja ela positiva, ou negativa. Esta imagem que temos de nós mesmos é construída ao longo da nossa vida, com as experiências que vamos adquirindo e vivendo, com as crenças que temos, entre outros aspetos que vão moldando a forma como olhamos para nós próprios.

Por isso, falamos do valor que nós atribuímos a nós mesmos e que tem consequências no nosso dia a dia. Se não nos valorizamos, dificilmente seremos pessoas com auto-confiança. Ou seja, não vamos tomar iniciativas, temos medo de falhar em tudo, não conseguimos agir de forma inovadora. Portanto, não só nos prejudicamos no trabalho, como na nossa vida pessoal.

Sendo assim, se quiseres ser bem-sucedido na tua vida, tanto na esfera pessoal, como na esfera profissional, tens de aprender a trabalhar a imagem que tens de ti mesmo. Para isso, precisas trabalhar alguns pontos da tua personalidade e habilidades pessoais. Vê quais são!

Pilares

  • Auto-aceitação – Aceitares-te de forma plena é fundamental para gostares de ti próprio. É importante teres uma postura positiva perante ti, para aceitares as tuas qualidades, e valorizá-las, mas também os teus defeitos. Ninguém é prefeito, e tens de aceitar os teus defeitos para poderes lidar com eles da melhor forma.
  • Auto-confiança – Quando desenvolves auto-confiança, consegues ter uma postura bastante positiva em relação a ti mesmo, mas também perante as tuas capacidades e habilidades, pessoais e profissionais. É a auto-confiança que vai fazer com que te sintas confiante perante os desafios, pois sabes exatamente como fazer, como superar os obstáculos, e como alcançar os teus objetivos.
  • Competência Social – Aqui falamos da capacidade que cada um de nós tem para viver experiências sociais de forma equilibrada. O nosso dia a dia é feito de vários tipos de relações, umas mais fáceis, outras mais difíceis. Mas é a nossa competência social que irá ditar o sucesso dessas relações. Aqui, é importante trabalhares habilidades como a empatia, a comunicação pessoal, a gestão da distância, entre outras.
  • Rede Social – A rede social inclui todo o tipo de relações que temos no nosso quotidiano: amorosas, familiares, profissionais, de amizade. É importante distinguirmos todas estas relações, pois todas elas têm características particulares e distintas, e a forma como agimos com algumas pessoas, não é a mesma que com outras. Por exemplo, não vamos falar e agir da mesma forma com o nosso companheiro e com um colega de trabalho.

A importância de ter uma boa auto-estima

Ter uma boa imagem de nós mesmos vai fazer com que estejamos muito mais preparados para lidar com todo o tipo de situações. Não só porque aceitamos os nossos pontos fortes e fracos, como não vamos deixar que os obstáculos nos abalem. Por isso, a nossa motivação pessoal permanece em alta, e sabemos bem a importância da motivação em todos os aspetos da nossa vida!

Ter uma boa auto-estima faz com que consigas agir perante os obstáculos de forma mais equilibrada e, consequentemente, de forma mais assertiva.

Mas como existe esse paralelo? Por causa dos comportamentos que adotamos quando temos uma boa imagem de nós mesmos. Ora vê quais os comportamentos próprios de alguém com uma imagem de si mesmo positiva:

  • Não hesita em mudar sempre que o ambiente ou as pessoas à sua volta se mostram negativos
  • Confia em si mesmo, e só absorve as opiniões construtivas
  • Aceita as suas fraquezas e defeitos como algo que tem de trabalhar, de superar, mas nunca se vitimiza
  • Tem bons hábitos alimentares, pratica exercício físico, cuidada do seu corpo e da sua mente, com meditação, leitura, entre outros
  • Não precisa mostrar ou se valorizar por aquilo que faz, ou fez, porque é seguro de si mesmo
  • Diz que não e não sente que está a fazer nada de mal ao dizê-lo, porque esse não é um respeito com a sua própria pessoa, ao negar-se fazer algo que o ia prejudicar, ou que ia fazê-lo sentir-se mal

Dicas para melhorar a Auto-estima

Dicas para melhorar a Auto-estima

Se queres crescer como pessoa e profissional, é fundamental trabalhares, também, a tua auto-estima. Ter uma boa imagem de ti mesmo vai fazer com que tenhas uma capacidade enorme para relacionamentos pessoais, e vai melhorar, significativamente, os teus resultados no trabalho.

Por isso, está na hora de arregaçar as mangas e veres como podes melhorar! Espreita as nossas dicas!

  • Auto-conhecimento – Conheceres-te a ti mesmo é o primeiro grande passo. É importante saberes exatamente quais são os teus pontos fortes e fracos, e conheceres os teus próprios limites.
  • Expectativas – Muitas vezes temos expectativas muito elevadas quanto ao nosso futuro e, quando as coisas não se concretizam, acabamos por nos sentir frustrados e com poucas habilidades. Por isso, é essencial que tenhas expectativas realistas.
  • Luta contra o Perfecionismo – O perfecionismo pode ser o teu maior inimigo, embora, às vezes, possas pensar o contrário. A procura pela perfeição constante pode deixar-te paralisado, e nunca vais conseguir terminar um projeto, por mais pequeno que seja. E isso só vai fazer com que te sintas incapaz e inferior, quando, na verdade, o problema está nessa procura constante pela perfeição, que não existe!
  • Saúde Mental e Física – Cuida de ti com amor e respeito. O teu corpo deve ser olhado como um tempo, e deves cuidar dele com muito carinho. Uma boa alimentação e a prática regular de exercício físico ajudam bastante. Além disso, é fundamental investir na saúde mental. Fazer meditação, ioga, ler mensagens de motivação, são apenas algumas estratégias para termos uma mente sadia!

Estas são as nossas dicas para tu conseguires ter uma vida mais plena e uma autoestima elevada. Tens alguma coisa a acrescentar? Deixa-nos o teu comentário!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima