O que é o Autoconhecimento?

o que é o autoconhecimento

Embora se fale muito, poucas pessoas sabem o que é o autoconhecimento. Fundamental para a nossa vida, para sermos bem-sucedidos no trabalho e na vida pessoal, mas também para sermos felizes como um todo, o autoconhecimento é a peça-chave para a auto-aceitação.

O autoconhecimento é a capacidade e habilidade que temos em nos conhecermos a nós mesmos, de forma profunda, e aceitarmo-nos como realmente nós somos, com defeitos e virtudes.

A palavra pode até explicar-se a ela mesma, mas a verdade é que, na prática, este é um processo muito complexo, que implica uma reflexão muito profunda sobre nós mesmos. E não é um caminho fácil. Às vezes, é mais fácil conhecermos os outros do que nos conhecermos a nós. Mas também, quem consegue dominar o autoconhecimento, tem muitas portas abertas em toda a sua vida.

O autoconhecimento é, antes de mais nada, uma ferramenta muito útil para a motivação pessoal. É imprescindível para conseguirmos ser pessoas com iniciativa, criatividade, com atitude. Mas, quando alcançamos um nível profundo de autoconhecimento, torna-se uma arma poderosa para todos os aspetos da nossa vida!

Queres saber mais sobre o assunto? Então continua connosco!

O que é autoconhecimento?

O que é o autoconhecimento e sua importância

Podemos dizer que o autoconhecimento é o ato de investigarmo-nos a nós mesmos, de nos conhecermos ao mais ínfimo pormenor. Além disso, é uma forma de conseguirmos tornar-nos pessoas melhores, mais evoluídas.

A ideia não é fazer um julgamento das suas atitudes, comportamentos e pensamentos. O autoconhecimento passa por saber quem nós somos, com as nossas forças e fraquezas, defeitos e virtudes, aceitarmo-nos com todos esses elementos, e melhorarmos, um pouco a cada dia.

Para entenderes melhor o que é o autoconhecimento, basta fazer a analogia com um mapa. Imaginemos que a mente é um mapa em branco. À medida que vais entrando na tua mente, vais preenchendo esse mapa, com tesouros e armadilhas e, no final, encontras o teu prémio final (a conquista de ti mesmo, da tua essência).

De facto, quando temos consciência de quem somos, quando nos conhecemos de verdade, quando conseguimos entender os nossos próprios dilemas e conflitos, mais facilmente olhamos para os outros com generosidade. E esse é um aspeto fundamental em todas as esferas da nossa vida.

A empatia e a tolerância dão-se muito através do autoconhecimento, exatamente porque deixamos de focar nos outros e não fazemos julgamentos com base, muitas vezes, em impressões ou (pre)conceitos.

Importância do autoconhecimento no trabalho

Embora possas pensar que o autoconhecimento só tem benefícios na tua vida pessoal, a verdade é que ele é essencial para o trabalho. A verdade é que não existe ninguém que tenha sido bem-sucedido na sua carreira profissional sem saber o que é o autoconhecimento e sem dominá-lo.

Isto acontece porque é através do autoconhecimento que consegues definir os teus verdadeiros objetivos de vida, incluindo na tua profissão. E, sem dúvida, não há nenhum profissional de sucesso que não soubesse, à partida, qual era o lugar que queria ocupar no mundo do trabalho.

Só os profissionais que se conhecem realmente é que são capazes de agir conforme a sua convicção, a sua vocação. Todos os outros, apenas são levados pelas circunstâncias, como um barco à deriva que é levado pelo vento.

Além disso, quando tens a perceção clara e definida de quais as tuas capacidades, habilidades, as tuas forças, mas também as tuas fraquezas, os teus defeitos e as tuas dificuldades, vais saber exatamente como agir perante os obstáculos.

No teu trabalho, vais fazer com que as tuas habilidades e qualidades consigam sobrepor-se às tuas dificuldades e defeitos. Além disso, vais poder trabalhar no sentido de minimizar esses defeitos.

Como alcançar o autoconhecimento

como alcançar o autoconhecimento

Agora que já sabes o que é o autoconhecimento e qual a importância para a tua vida pessoal e profissional, está na hora de começares a trabalhar para alcançá-lo e tirar partido de todas as vantagens!

Pronto?

Então continua a ler e anota todos os passos!

1 – Faz uma pausa na tua vida

O mundo moderno é muito corrido… Tanto que nem conseguimos parar para pensar naquilo que estamos a fazer. No entanto, se queremos realmente alcançar o autoconhecimento e evoluirmos, é essencial fazer uma pausa.

O primeiro passo é, então, tirar alguns minutos por dia para pensar e refletir sobre as suas atitudes, sobre os seus desejos, ambições, e deixar tudo o que está à sua volta para trás das costas.

2 – Analisa os teus sentimentos

As reflexões, muitas vezes, mostram-nos sentimentos e emoções muito confusos. É normal e muito comum. Se parares para refletir, é muito normal que não consigas perceber claramente o que estás a sentir.

Para isso, é imprescindível permitires-te sentir. Ao contrário do que sempre fizeste até agora, vais permitir-te sentires-te frustrado, chateado, deprimido. Só sentindo, e aceitando o que se sente, é que se consegue entender as razões que nos levam a esses sentimentos.

3 – Romper crenças limitantes

O terceiro, e último, passo do autoconhecimento é romper com as crenças limitantes. Ou seja, temos de romper com a imagem que temos de nós mesmos, distorcida.

Sabes todos os pensamentos e sentimentos negativos que tens dentro de ti? Está na hora de deixá-los sair. Só dessa forma vais conseguir libertar-te dos teus próprios mecanismos de defesa, e esse é um processo essencial para ires ao encontro da tua consciência.

Este não é um caminho fácil e é, sem dúvida, muitas vezes penoso. No entanto, as vantagens são muito maiores do que toda a dor de cabeça que terás ao longo deste processo. Vais perceber, muito rapidamente, que os benefícios do autoconhecimento são muito maiores do que aqueles que poderias imaginar!

Agora que sabes o que é o auto-conhecimento, a sua importância, e como alcançá-lo, está na hora de ganhares coragem e seguir em frente! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima