Como aumentar o foco no trabalho

como aumentar o foco no trabalho

Queres aumentar o foco no trabalho e a tua produtividade? Então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te as melhores dicas e estratégias para te tornares um profissional de sucesso, com as ferramentas necessárias para conseguires alcançar todos os teus objetivos! Curioso? Então continua connosco!

Foco e concentração são algumas das qualidades que se destacam nos melhores profissionais, e não é à toa. Essas duas habilidades fazem com que os profissionais exerçam as suas funções de forma plena e que, muitas vezes, excedam as expectativas.

Por isso, muitas empresas, atualmente, já procuram pessoas com essas qualidades para preencher as suas vagas.

Manteres-te focado e concentrado na tarefa que estás a desempenhar é sinónimo de produtividade, e é precisamente isso que as empresas estão à procura.

Pode parecer desumano, mas a verdade é que todas as empresas olham para os seus trabalhadores como ferramentas para gerar lucro. Ora, o principal objetivo de cada um dos profissionais é ser produtivo para, posteriormente, gerar o lucro devido.

Espera-se que o profissional faça as suas tarefas bem, mas também de forma rápida e eficaz. Por isso, o poder de concentração e foco é tão importante. Quando conseguimos aumentar o foco no trabalho, dedicamo-nos a uma tarefa afincadamente, sem nos distrairmos com mais nada. Isso faz com que essa tarefa seja concluída mais rápido e com melhores resultados.

Embora seja uma habilidade muito valorizada, não é algo intrínseco ao ser humano. Por isso, é importante trabalhar essa capacidade para melhorar a cada dia, assim como trabalhar a tua motivação pessoal.

E é precisamente isso que te vamos mostrar aqui!

Dicas para aumentar o foco no trabalho

Dicas para aumentar o foco no trabalho

A capacidade de concentração e foco, nos dias de hoje, é muito difícil de adquirir, especialmente se não trabalharmos para isso. De facto, com informações tão velozes, com a necessidade de nos tornarmos multifacetados e capazes de fazer várias tarefas distintas, com prazos apertados, com distrações em todos os cantos, é difícil estarmos sempre concentrados e focados.

Mas existe sempre uma solução para tudo! E o que te trazemos aqui são precisamente soluções, e não problemas!

Por isso, anota todas estas dicas para aumentar o foco no trabalho e coloca-as em prática já hoje! Vais ver que, em pouco tempo, terá um melhor rendimento!

Organização

Uma das habilidades mais importantes em qualquer profissional é a organização. E isso deve-se ao facto de que, com organização, conseguimos ser muito mais produtivos, focados, concentrados. Porquê?

Pensa no seguinte cenário:

Trabalhas numa secretária e precisas de lidar com vários projetos diferentes. À medida que os projetos vão chegando, acumulam-se pilhas de papéis na secretária.

Se nada fizeres, vais olhar para todos os projetos que tens pela frente ao mesmo tempo. Até podes estar a trabalhar só num, mas vais-te lembrar sempre de tudo aquilo que ainda tens para fazer.

O cenário agrava-se se não souberes onde está o telefone, onde está aquele contacto de um cliente importante, ou que andes atrás de um clip durante 10 minutos porque as gavetas estão viradas do avesso!

Mas, se tiveres a tua secretária organizada, com os papéis dos projetos organizados e arquivados, com tudo no seu devido lugar, focas-te somente no projeto que tens à tua frente, e não vais perder tempo à procura do telefone, daquele contacto, da caneta…

Portanto, o primeiro passo é manteres sempre tudo muito organizado, com os materiais que precisas sempre nos sítios certos.

Auto-conhecimento

Conheceres-te a ti mesmo é fundamental para aumentares o foco no trabalho, e também a tua produtividade. Sabendo os teus pontos fracos, as tuas fragilidades, poderás estabelecer estratégias para evitar cair nos mesmos erros.

Ao conhecermos as nossas limitações, conseguimos evitar distrações que são extremamente perigosas para o nosso rendimento e produtividade no trabalho. O controlo da mente e das ideias é fundamental nesse sentido.

Prioridades

Definir prioridades é outro dos pontos importantes para aumentar o foco no trabalho. Elabora listas com as tarefas bem definidas e depois define quais as prioridades. As que são urgentes, as muito importantes, as importantes e as restantes. Foca-te primeiro nas urgentes, uma de cada vez, e depois as muito importantes, até terminares todas as tarefas.

Estratégias para aumentar o foco no trabalho

Estratégias para aumentar o foco no trabalho

Existem outras estratégias que podem ajudar bastante a melhorar o foco e a concentração no trabalho. Vê agora quais são e coloca-as em prática!

Define Metas e Objetivos

Definindo as metas e objetivos, ficarás muito mais focado no teu trabalho. É importante que cada uma das metas tenha um prazo definido para entrega e finalização. Assim, terá mais um estímulo para continuar com as tuas tarefas até terminares.

Desliga-te das redes sociais para aumentar o foco no trabalho

Redes sociais são um verdadeiro inimigo para o trabalho. Se queres estar focado e concentrado, deixa de lado o telemóvel, ou então deixa as notificações das redes sociais em silencioso.

Faz pausas curtas

Quando o assunto é produtividade, o melhor é fazer pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de trabalho efetivo. Assim, consegues recarregar energias e voltas com mais ânimo e disposição.

Tem uma boa noite de sono

Dormir 7 a 8 horas por dia é fundamental para descansar o corpo mas, principalmente, a mente. Se queres aumentar o foco no trabalho, tens de ter um sono de qualidade.

Meditação

Exercícios de meditação logo de manhã ajudam bastante na concentração. Além de relaxar o corpo, também relaxa a mente, e prepara-te para um dia de trabalho árduo.

Se queres aumentar o foco no trabalho, então segue todas as dicas e estratégias que te passamos. Com toda a certeza verás o teu rendimento melhorar muito!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima