O que é Motivação Pessoal?

o que é motivação pessoal

Se ainda não sabes o que é motivação pessoal e a sua importância para o sucesso em todos os níveis da vida, então está na hora de descobrires! A motivação pessoal é, sem dúvida, o grande motor das nossas ações no dia a dia, e por isso é imprescindível se queremos crescer na nossa vida, não só ao nível pessoal, como profissional.

Todas as iniciativas que tens devem-se, precisamente, à motivação. Por isso, se queres ter uma vida de sucesso, com equilíbrio, tanto na vida pessoal, como profissional, é essencial trabalhar a motivação.

Isso porque a motivação pessoal é a fonte de energia para que consigas seguir os teus sonhos e lutar por conquistar todos os objetivos que te propões. É a motivação que faz com que todas os projetos e ideias que tens no papel se transportem para a realidade.

Sendo assim, podemos dizer que a motivação pessoal é o que nos dá ânimo, energia, e nos torna positivos, com boas vibrações.

Muitas vezes, o ambiente em que estamos inseridos pode afetar significativamente a capacidade que temos em mantermo-nos motivados no nosso dia a dia. Não só as pessoas que nos rodeiam interferem no nosso dia a dia, como as próprias circunstâncias.

É certo que momentos piores fazem com que a nossa motivação seja abalada. No entanto, se queremos seguir em frente e evoluir, não só como pessoa, mas na nossa profissão, e na vida em geral, é importante aprendermos a manter a motivação em alta.

Para isso, é importante sabermos exatamente o que é motivação pessoal, para depois sabermos como mantê-la na nossa vida de forma ativa.

E é isso mesmo que vamos ver agora!

O que significa motivação

motivação pessoal
“Faz as coisas acontecerem!”

Motivação é a palavra mãe no vocabulário de grandes empreendedores, líderes, ou especialistas em mindset. Isso porque a motivação é, de facto, fundamental para nós.

Mas, afinal, o que é motivação pessoal?

Podemos dizer que motivação é uma força e é responsável por fazer com que nós corramos atrás daquilo que queremos, que nos faz lutar pelos nossos sonhos e pelos nossos objetivos, nas mais diversas esferas da nossa vida.

Quando encontras motivação pessoal, todos os dias, de manhã, acordas animado, com vontade de fazer coisas novas, e de fazer as tarefas do dia a dia também.

No entanto, se todos os dias acordas com uma sensação de frustração ou desânimo, se não sentes vontade de ir trabalhar, ou se não tens qualquer interesse em estar com os amigos, ou ler um livro, ou qualquer outra coisa, é muito provável que ainda não tenhas encontrado essa motivação dentro de ti mesmo!

O auto-conhecimento é fundamental neste processo de motivação pessoal, pois a motivação está muito relacionada com os nossos propósitos de vida, com os objetivos que queremos alcançar. Por isso, conhecermo-nos bem, ao ponto de identificarmos o motivo que faz querermos viver, é imprescindível para o desenvolvimento da auto-motivação.

Este processo vai fazer com que nós descubramos quais são os estímulos que precisamos para “acordar” essa motivação.

Se te conheceres bem, mesmo que não saibas o que é motivação pessoal, vais conseguir sentir essa motivação de forma intrínseca, pois sabes perfeitamente aquilo que queres, e vais fazer de tudo para conquistar todos os objetivos.

A questão só se coloca quando entras num ciclo de negatividade, quando tudo corre mal, e bloqueias-te a ti mesmo, sem dar conta disso. É aí que é preciso agir para encontrar novamente motivação para continuar e dar a volta por cima.

O que é Motivação Pessoal e Motivação Profissional

motivação profissional

A vida pessoal e profissional andam sempre de mãos dadas, por muito que não queiras. Sem dúvida, se queremos ter sucesso na nossa profissão, não podemos deixar de lado a nossa vida pessoal. Isto porque, sem motivação pessoal, não se consegue, nunca, motivação profissional.

Embora sejam coisas distintas, elas atuam em conjunto. Por isso falamos tanto de equilíbrio na nossa vida. Ou seja, para conseguirmos ter sucesso na nossa carreira, precisamos de estar bem na nossa vida pessoal. E, para ter sucesso nessas duas esferas da nossa vida, é fundamental encontrar aquilo que nos motiva nessas duas esferas.

Já sabemos o que é motivação pessoal, mas também é importante esclarecer o que é motivação profissional.

Enquanto a motivação pessoal está intimamente ligada à satisfação, a um propósito de vida, a motivação profissional é aquele sentimento de que estamos a trabalhar por prazer, em algo que gostamos e encontramos um sentido.

Em ambas as situações, a motivação é um motor que nos impulsiona, e elas estão sempre ligadas. Quando te sentes motivado no teu trabalho, fazes tudo com mais satisfação, e sentes-te realizado no final do dia. Ora, esse sentimento de satisfação vai fazer com que a tua motivação pessoal aumente, pois estás a trabalhar na tua auto-confiança e na tua auto-estima.

O mesmo acontece quando invertemos a ordem. Quando tens motivação pessoal, sentes-te inspirado e com vontade de fazer coisas novas, de arriscar, logo, transpões essa motivação para o trabalho, fazendo com que o teu desempenho melhore e, consequentemente, aumente a tua motivação profissional.

Dicas de Motivação Pessoal

dicas de motivação pessoal
“Está tudo nas tuas mãos”

Agora que já sabes o que é motivação pessoal, é importante saberes algumas dicas que te ajudem a aumentá-la em momentos que só te apetece desistir e deitar a toalha ao chão.

Livros motivacionais e mensagens de motivação pessoal são sempre uma excelente ajuda neste processo. No entanto, requer algum tempo para que consigas “beber” todo esse conhecimento.

Por isso, nós reunimos aqui as dicas mais importantes. Ora vê!

  • Não dês muito valor aos teus erros – Errar é humano, e não é nenhum pecado! De facto, os erros podem ser uma excelente forma de crescermos e aprendermos, o que é algo positivo. Portanto, tens de permitir-te errar para conseguires evoluir também.
  • Arrisca – O sentimento de segurança é fantástico, mas não nos deixa andar para a frente. Sair da nossa zona de conforto faz com que conheçamos pessoas novas, que surjam novas oportunidades, essenciais para nos mantermos sempre motivados e com vontade de alcançar novas metas e objetivos.
  • Aceita os momentos menos bons – Todos passamos por momentos piores, uns mais dolorosos que outros. A vida é assim mesmo, com bons e maus momentos. No entanto, o importante é seguirmos em frente e aceitarmos tudo aquilo que a vida tem para nos oferecer de braços abertos.

Agora que aprendeste o que é motivação pessoal, não deixes de incluir na tua vida as dicas que te demos, pois são muito importantes, não só para a tua carreira, mas para a tua própria felicidade! Ao sucesso, e sê muito feliz!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima