Tens trabalhos de grupo para fazer e queres otimizar o teu tempo? Existem várias plataformas de trabalho colaborativo que te permitem trabalhar com os teus colegas de turma a partir de casa, através da internet.
Sem dúvida, a internet veio trazer inúmeras vantagens para quem trabalha e estuda, permitindo juntar várias pessoas num mesmo espaço, mesmo que estejam separadas por vários quilómetros de distância.
Além disso, tens à disposição plataformas de trabalho que facilitam a organização e permitem que as tarefas sejam executadas por cada um mais rápida e facilmente.
Assim, para não perderes tempo desnecessário, e para que consigas resultados excelentes, vê abaixo a lista com as principais plataformas de trabalho colaborativo para estudantes.
10 Plataformas de trabalho colaborativo para estudantes
Desde plataformas de comunicação, até plataformas de trabalho efetivo, a internet tem um sem-fim de possibilidades. Para que não percas muito tempo a escolher aquelas que realmente podem ajudar-te, deixamos aqui uma lista com as melhores e com uma pequena descrição de cada uma.
1 – Google Docs
O Google Docs é uma das principais ferramentas usadas por quem quer fazer trabalhos de grupo, pois permite que todos contribuam, ao mesmo tempo, para um mesmo documento. Assim, não é preciso esperar que um colega termine a sua parte para depois incluirmos a nossa.
Usando o Google Docs, todos os alunos podem colaborar, ao mesmo tempo, na criação e edição do documento, assim como conseguem partilhar facilmente.
Também conseguimos sugerir edições, deixar comentários e marcar membros do grupo para rapidamente as pessoas verem as partes que devem trabalhar. Outra vantagem é que envia alertas por email automaticamente, o que não obriga a notificar as pessoas de todas as alterações.
2 – Google Planilhas
Esta plataforma é parecida com o Google Docs, mas é orientada para criar planilhas online. Também permite o trabalho de criação e edição em tempo real de várias pessoas, assim como a partilha de arquivos fácil.
Tal como acontece no Docs, o Google Planilhas mantém um histórico de revisões, com data e nome do participante que realizou as alterações. Além de poder fazer alterações online, as planilhas também ficam disponíveis offline, fazendo a sincronização automática assim que fica online.
Outras vantagens do Google Planilhas é que oferece templates prontos, várias funções integradas, integração com o Google Formulários e o Google Docs, e está disponível na versão mobile também.
3 – Google Apresentações
Tens de fazer uma apresentação de um trabalho de grupo e queres usar algo como o PowerPoint? O Google Apresentações é a ferramenta perfeita. A grande vantagem é que podes trabalhar em equipa, onde todos contribuem em tempo real.
Oferece-te quase que as mesmas coisas que o PowerPoint, o que torna todo o processo intuitivo e fácil para todos os intervenientes.
4 – Google Drive
O Google Drive é das plataformas mais úteis para pessoas que queiram trabalhar em grupo a partir de casa, pois oferece um serviço de gestão de armazenamento de documentos em nuvem.
Assim, ao guardares tudo no Google Drive, e partilhando com os membros da tua equipa, todos podem aceder aos arquivos, assim como editá-los (desde que dês essa autorização).
O plano Personal é mais do que suficiente para estudantes e para uso pessoal. É gratuito e consegues armazenar 15GB.
5 – Slack
O Slack é uma plataforma de comunicação muito usada no mundo do trabalho digital, uma vez que te permite enviar mensagens instantâneas, tanto em canais com várias pessoas, como individuais, e realizar chamadas e videochamadas, com opção de partilha de ecrã para que todos possam estar a ver o trabalho.
Além de ser uma plataforma de comunicação ágil, permite a partilha de vários documentos e interliga-se com outras plataformas, como o Google Drive, Trello, Office 365, Google Calendar, entre muitas outras, facilitando na hora dos trabalhos em conjunto.
Tens disponíveis versões para desktop, web e dispositivos móveis, permitindo-te trabalhar de qualquer lugar.
6 – Trello
O Trello é uma ferramenta também muito usada em trabalhos de colaboração online, excelente para fazer a gestão e organização de projetos.
A ideia é que se dividam as tarefas por cartões, nos quais estão detalhadas todas as coisas que tens de fazer. À medida que as tarefas vão avançando, os cartões a elas correspondentes também se movimentam na plataforma.
Assim, com o Trello, cada pessoa sabe exatamente a tarefa que tem de fazer e em que “pé” estão as tarefas de todos aqueles que estão no projeto em causa.
É muito fácil de usar, intuitivo, e está disponível em versões desktop e mobile (iOS e Android).
7 – Asana
Esta plataforma é excelente para colaboração online. Tem uma interface atrativa e é muito intuitiva. É muito usada para organização de trabalho e distribuição de tarefas, as quais podem ser colocadas em listas para todos os intervenientes poderem ver.
A timeline permite acompanhar facilmente o andamento do trabalho e, como tem calendário, conseguimos ter os nossos cronogramas bem orientados.
Uma das grandes vantagens da Asana é que as notificações podem ser em tempo real, deixando de lado a burocracia de enviar emails para notificar as pessoas sobre as tarefas e projetos em curso.
Além de tudo o que dissemos, esta plataforma tem integração com várias aplicações, como o Office 265, o Slack, entre outras, facilitando bastante a partilha de documentos.
Embora a versão premium tenha custos, a versão gratuita permite unir 15 membros, o que é mais do que suficiente para os trabalhos de grupo em todo o percurso escolar.
8 – Basecamp
Sem dúvida, uma das melhores plataformas de trabalho colaborativo para estudantes. O Basecamp permite gerir os projetos de forma fácil e eficiente, permitindo a colaboração e a comunicação dentro de um único espaço, graças ao painel de mensagens e ao chat.
Dispõe de uma agenda, facilitando na organização das tarefas e melhorando o fluxo de trabalho. Além disso, esta plataforma tem perguntas e check-ins automáticos e recorrentes para todos os colaboradores, permite nomear e desativar ferramentas e personalizar as notificações.
A versão Basecamp Personal é gratuita, embora com recursos limitados. No entanto, é muito útil para estudantes e até para uso pessoal. Permite o curso de três projetos simultâneos, a inclusão de até 20 membros na equipa e disponibiliza 1GB de espaço.
9 – Microsoft Teams
É muito provável que já conheças o Microsoft Teams, mas não podíamos deixar de mencioná-lo aqui. Integrado ao Office 365, o Teams permite-te fazer videoconferências e trocar mensagens de grupo, além de conseguires partilhar e armazenar arquivos e anexos.
Por permitir a personalização completa do espaço, podes ter várias salas de chat, uma para cada equipa/projeto, facilitando a comunicação entre vocês. Podes aceder ao Microsoft Teams a partir de qualquer dispositivo – Microdoft, Mac, Linux, iOS e Android, o que torna a tua rentabilidade muito maior.
10 – Coggle
Queres uma plataforma colaborativa que permita organizar todas as ideias que são dadas para um trabalho de grupo? O Coggle pode ser a solução. Esta ferramenta tem o objetivo de ajudar a criar um mapa mental online, no qual toda a equipa pode colaborar em tempo real.
É muito rápido de configurar e fácil de usar. Tens à disposição, também, diagramas públicos ilimitados, podendo ajudar no processo de criação.
Como vês, existem várias ferramentas úteis para os teus trabalhos de grupo. Elas vão tornar o fluxo de trabalho mais rápido e eficiente, permitindo que todos os membros da equipa estejam alinhados e trabalhem de qualquer parte no mesmo documento.
Procuras mais ferramentas que te ajudem no dia a dia? Conhece várias soluções no nosso e-book “As melhores ferramentas para usar no dia a dia“.