Assistente de Câmara de Cinema

Assistente de Câmara de Cinema

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de câmara de cinema (assistente de câmera de cinema no Brasil) é a pessoa que ajuda o diretor de fotografia e o operador de câmara. É ele que carrega os equipamentos, assim como é ele que monta as câmaras, acessórios, entre outras funções de auxiliar. Embora olhada como uma profissão “menor”, é essencial para uma produção cinematográfica.

Podendo trabalhar em cinema, televisão e outras produções audiovisuais que envolvam a captação de vídeo, incluindo para a internet, esta profissão mostra-se promissora, embora não tenha tanta procura como outras profissões já nossas conhecidas, como a de médico, enfermeiro ou as de serviços digitais, como, por exemplo, engenheiro informático.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de assistente de câmara de cinema. Vais descobrir o que este profissional faz no seu dia a dia, assim como as funções que desempenha, as saídas no mercado de trabalho e tudo o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Curioso para saber mais?

Então segue connosco!

O que faz um Assistente de Câmara de Cinema?

O assistente de câmara de cinema auxilia o diretor de fotografia, assim como o cinegrafista e o operador de câmara em tudo o que seja preciso. É o braço direito destes profissionais e está disponível para tudo. Esta profissão engloba o primeiro assistente de câmara, assim como o segundo assistente de câmara.

Os dois ficam responsáveis por verificar todos os equipamentos de câmara, como, por exemplo, tripés e lentes, assim como por organizá-los. Também são os assistentes de câmara de cinema que montam e desmontam os equipamentos de câmara e asseguram que esses equipamentos estão em bom estado.

Além disso, o assistente de câmara de cinema também carrega os chassis e opera o diafragma, foco e zoom. Também é da sua responsabilidade preparar o material que vai para o laboratório e redige os boletins de câmara.

Quais as suas funções

Para entendermos melhor quais as funções do assistente de câmara de cinema, vamos olhar para os cargos de primeiro e segundo assistente em separado. Tratando-se de uma hierarquia dentro da profissão, então é normal que comeces a tua carreira como segundo assistente de câmara e só depois passes para primeiro assistente de câmara.

Vejamos!

Quais as funções do 1º Assistente de Câmara de Cinema?

O 1º assistente de câmara tem funções essenciais numa produção cinematográfica. Ele trabalha diretamente com o diretor de fotografia. Para saberes ao certo como é o dia a dia deste profissional, então vamos olhar para as várias funções que desempenha no seu quotidiano.

  • Elabora a relação de equipamentos com o diretor de fotografia
  • Faz testes de câmara, lentes, assim como outros equipamentos de câmara
  • Elabora testes de imagem e latitude
  • Faz testes de arquivos
  • Avalia com o diretor de fotografia se os resultados dos testes correspondem às expectativas e necessidades das gravações
  • Organiza os equipamentos de câmara
  • Testa os equipamentos
  • Assegura um transporte seguro dos equipamentos
  • Monta e desmonta os equipamentos com a ajuda do segundo assistente de câmara
  • Zela pelo bom funcionamento dos equipamentos
  • Garante a segurança dos equipamentos e acessórios
  • É responsável pela limpeza da câmara e acessórios
  • Faz testes aos equipamentos no set de filmagem, caso seja solicitado pelo diretor de fotografia
  • Corrige o foco depois do realizador fazer o ensaio da cena com os atores envolvidos

Quais as funções do 2º Assistente de Câmara de Cinema?

O segundo assistente de câmara de cinema recebe ordens do primeiro assistente de câmara. Por isso, este profissional tem de estar sempre ao lado do primeiro assistente para lhe prestar auxílio. De entre as suas funções, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Transportar e montar a câmara de filmagem
  • Carregar e descarregar os equipamentos de câmara
  • Rotula chassis de câmara
  • Troca chassis de câmara
  • Guarda os cartões e HDs
  • Preenche e opera a claquete de cinema

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de câmara de cinema trabalha em produção cinematográficas para o cinema, mas também para a televisão, ou outras produções audiovisuais que envolvam a captação de vídeo.

A internet é também uma opção para quem quer seguir a profissão de assistente de câmara, até porque os vídeos marcam uma tendência forte na internet.

Normalmente, em produções pequenas, existe apenas o operador de câmara. Mas quando são produções maiores, é preciso ter assistentes de câmara.

Como seguir a carreira de Assistente de Câmara de Cinema?

Se queres seguir a profissão de assistente de câmara de cinema, então o melhor é tirares um curso de operador de câmara e iluminação. Este curso vai permitir-te progredir na carreira com o tempo e experiência.

Para seres assistente de câmara, não precisas de nenhuma formação específica. Mas se a tua ideia for crescer profissionalmente e, um dia, vires a ser operador de câmara, este curso vai abrir-te muitas portas.

Se a tua ideia é cresceres no ramo do cinema e quiseres tornar-te, por exemplo, num cinegrafista, então a melhor opção é um curso superior em cinema que esteja direcionado para a imagem.

Podes ainda seguir um curso técnico de audiovisuais que esteja voltado para a formação em imagem, som, assim como em vídeo.

Onde estudar para Assistente de Câmara de Cinema?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de assistente de câmara de cinema? Então não desistas do teu sonho e vai à luta. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top