Professor de Geografia

professor de geografia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Antropologia Ciência Política Economia Física Geografia Geologia História Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Geografia dá aulas de Geografia a alunos de várias idades no ensino básico e secundário (fundamental e médio). É importante que os Professores de Geografia sejam capazes de ensinar esta disciplina de forma mais crítica, estimulando os alunos a pensarem e estabelecerem relações entre fenómenos, com o intuito de formar pessoas “pensantes” e comprometidas na luta (e construção também) de igualdade e justiça.

Sem dúvida, ser Professor nos dias de hoje é um desafio enorme. Não falamos mais de ensinar os alunos sobre uma ou outra matéria. Falamos, sim, em formar pessoas para um mundo que sofre constantes e rápidas transformações.

No caso dos Professores de Geografia, muito mais do que ensinar conceitos, o objetivo primeiro é formar cidadãos.

É uma tarefa difícil, mas é esse desafio que torna os Professores tão admirados. Sem dúvida, merecem o nosso aplauso de pé, todos os dias.

Se gostas de Geografia e adoravas passar o teu conhecimento aos mais novos, se tens vocação para formar crianças e jovens, então esta é a profissão certa para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Geografia, quais as suas funções no dia a dia, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Geografia?

O Professor de Geografia dá aulas de Geografia a alunos do ensino básico (2º e 3º ciclo) e secundário (ensino fundamental e médio no Brasil). Além de dar aulas, ele também prepara as aulas, materiais didáticos, desenvolve e corrige testes e avalia os alunos.

Com toda a certeza, a educação passa por desafios enormes na atualidade. Os avanços tecnológicos e científicos vieram ajudar a partilhar conhecimentos e a melhorar o ensino. No entanto, estamos perante crianças e jovens que estão habituados ao “aqui e agora”.

É muito difícil manter os alunos atentos nas aulas, e ainda mais difícil estimulá-los a estudar em casa também. Sendo assim, os Professores de Geografia têm de estabelecer uma ligação forte com os seus alunos e estimulá-los ao pensamento crítico.

Suscitar a curiosidade nos mais novos é indispensável para conseguirmos bons resultados. É também importante que não nos mantenhamos focados em descrever os conteúdos programáticos. Estabelecer uma relação entre conteúdos físicos e sociais é hoje uma prioridade, sem dúvida. Por isso falamos na formação de cidadãos.

Para que os nossos alunos se tornem agentes de transformação social é preciso que desenvolvam a consciência crítica. E é esse o principal papel do Professor de Geografia.

Conhece também a profissão de Geógrafo

Quais as suas funções

A função do Professor de Geografia é formar alunos capazes de olhar de forma crítica para a realidade, tendo como base as informações dadas nas aulas. No ensino básico (2º e 3º ciclo), os Professores de Geografia debruçam-se em temas como, por exemplo:

  • Representação da superfície terrestre
  • Clima
  • Relevo
  • Evolução e distribuição da população mundial
  • Cidades
  • Diversidade cultural
  • Agricultura, pesca, indústria, serviços e turismo
  • Redes de Transportes
  • Desenvolvimento de diferentes países (contrastes no desenvolvimento)
  • Riscos, ambiente e sociedade

No ensino secundários, o Professor de Geografia aborda temas como, por exemplo:

  • Portugal na Europa e no Mundo
  • Evolução da população portuguesa
  • Distribuição da população em Portugal e no Mundo
  • Recursos do Subsolo e Hídricos
  • Recursos Marítimos
  • Áreas urbanas e rurais
  • Transportes e Comunicação

As matérias dadas no Brasil seguem as mesmas bases, com um olhar particular para o Brasil e a América do Sul, assim como abordam problemas sociais urgentes no país, como a violência urbana, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Geografia pode trabalhar em escolas do ensino público e privado, dando aulas para alunos do ensino básico e secundário. Pode também dar aulas na universidade, especializando-se numa área de conhecimento no Doutoramento (grau exigido em Portugal para lecionar na faculdade).

É possível também trabalhar em centros de estudo e explicações. As aulas individuais também são uma opção. Muitos alunos, principalmente os do ensino secundário, precisam de uma ajuda extra para conseguirem bons resultados nos testes e nos exames nacionais. As aulas particulares são, sem dúvida, a melhor escolha para esses alunos. Sendo assim, tens boas chances de conseguir um número grande de alunos à procura de melhores notas.

A vantagem é que podes dar aulas individuais como um part-time, porque os alunos procuram estes serviços no horário pós-escolar. Então, consegues conciliar bem o teu trabalho como professor e explicador.

Como entrar na carreira de Professor de Geografia?

Para seguires a profissão de Professor de Geografia em Portugal precisas ter o Mestrado em Ensino de Geografia. É essencial optares pela vertente ensino na faculdade, ou poderás não conseguir tornar-te professor, principalmente na escola pública.

Como dissemos, ser professor não é só “debitar” matéria. É preciso saber lidar com crianças e jovens, conhecer métodos de ensino que possam ajudar a formar alunos interessados. No mestrado vais aprender isso mesmo. Vais aprender formas de manter os alunos interessados e curiosos.

Se quiseres candidatar-te a professor do ensino público, é exigência teres este mestrado em ensino. Portanto, não te esqueças de escolher este mestrado.

No Brasil, é preciso fazer a licenciatura em Geografia (podendo chamar-se também Estudos Sociais), a qual é destinada para todos os que querem seguir a área da educação.

Onde estudar para Professor de Geografia?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Geografia? Então não desistas dos teus sonhos e investe na tua formação. Pode ser um caminho difícil, mas acredita que vai valer a pena. Tudo o que é feito com amor e dedicação vale o esforço. Por isso, mesmo que penses em desistir um dia, lembra-te dos motivos que te levaram a escolher esta carreira. É essa motivação que não te vai deixar desistir. A equipa do Guia das Profissões deseja-te o melhor!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top