Assistente de Sondador (Driller Assistant)

assistente de sondador (driller assistant)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Física Geologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de sondador, também chamado de driller assistant, é um profissional que atua em plataformas de extração de petróleo e gás natural. Ele é o braço direito do sondador (ou driller) e ocupa um papel fundamental nas plataformas modernas.

As plataformas de extração de petróleo e gás natural têm evoluído muito nas últimas décadas, até porque as necessidades são cada vez maiores. À medida que evoluem, estas precisam de mais profissionais para garantir que o trabalho é realizado com segurança e eficiência.

Nas plataformas modernas, por serem marcadas por uma grande complexidade, é comum que tenhamos dois sondadores, ou então um sondador e um assistente, o qual vai orientar a equipa de plataformistas e torrista.

Se a tua ideia é trabalhar numa plataforma de petróleo ou gás natural, então este artigo foi feito para ti. Vê o que faz o driller assistant e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Sondador (Driller Assistant)?

O assistente de sondador, ou driller assistant, é o braço direito do sondador (driller) e fica responsável por orientar os trabalhos da equipa composta pelo torrista e pelos plataformistas. Além disso, este assistente também ajuda o sondador a realizar algumas manobras e operações.

Como assistente, espera-se que saiba realizar todas as operações feitas pelo sondador. Afinal de contas, no caso de o sondador não estar em condições para trabalhar ou estiver ausente, é o assistente que vai ocupar o seu lugar.

Além disso, o driller assistant supervisiona tudo o que é feito no convés de perfuração, assim como todas as atividades relacionadas com as operações de perfuração.

Além de participar das operações de perfuração nos poços de petróleo e gás natural, o assistente também ajuda nas operações de sondagem e de coleta de amostras.

O trabalho não é fácil, principalmente porque envolve sempre um grande esforço físico. Atuando em plataformas offshore (no meio do oceano), estes profissionais ficam por longos períodos longe de casa. Geralmente, os trabalhadores ficam 15 dias na plataforma e regressam a terra por outros 15 dias.

Os turnos são muito longos (podem chegar a mais de 12 horas por dia), em condições exigentes. Mas, apesar da “dureza” do trabalho, os salários são acima da média e existe um sentimento de união muito grande nessas plataformas.

Para perceberes um pouco melhor o trabalho em plataformas de extração de petróleo, deixamos-te aqui um vídeo muito interessante.

Quais as suas funções

A principal função do assistente de sondador (driller assistant) é auxiliar o sondador nas operações de extração de petróleo, assim como nas operações de coleta de amostras e de sondagem.

Este profissional tem também de orientar os trabalhos da equipa de plataformistas e torrista, assim como ajudar o sondador a realizar algumas manobras. É possível que tenha de operar vários equipamentos de uma plataforma, como guinchos de sondas e brocas.

Como assistente do sondador, é importante que este profissional saiba monitorizar vários parâmetros (peso, pressão, níveis de tanques, entre outros), de forma que a extração de petróleo e gás natural seja concluída com segurança, mas também com eficácia.

Também deve saber montar e desmontar os equipamentos de perfuração. Embora esta seja uma função do sondador, é possível que o assistente fique também responsável por estas tarefas.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, as vagas de trabalho para assistente de sondador (driller assistant) não existem, pois não se realiza extração de petróleo e gás natural no país, muito embora já se tenha falado de começar esta indústria no Algarve.

O Brasil é um dos maiores extratores e produtores de petróleo e, por essa razão, oferece excelentes oportunidades de emprego. Países do Médio Oriente, Noruega e Canadá, por exemplo, oferecem também excelentes vagas de trabalho para quem quer trabalhar em plataformas de extração de petróleo e gás natural.

Tendo tudo isto em consideração, antes de tirares um curso, deves pensar no país no qual desejas trabalhar e perceber quais as exigências que eles têm para conseguires preencher a vaga.

Como entrar na carreira de Assistente de Sondador (Driller Assistant)?

A profissão de assistente de sondador é considerada um estágio ou treinamento para quem quer trabalhar como sondador. Por isso, para que possas entrar nesta carreira, deves ter exatamente os mesmos estudos que o sondador.

A maior parte das empresas exige, além do 12º ano completo (equivalente ao ensino médio no Brasil), uma certificação internacional de controlo de poços e uma certificação de IWCF ao nível de supervisão, assim como certificação Cyber Chain.

Também é muito importante que tenhas bons conhecimentos em inglês, até porque a maioria das ofertas de emprego para atuar em plataformas de extração de petróleo e gás natural são em países de língua não-portuguesa.

Ao contrário de Portugal, que não tem esta indústria implementada, o Brasil é um dos grandes extratores e produtores de petróleo e oferece melhores perspetivas para aqueles que querem atuar neste ramo. O curso de Engenharia do Petróleo e Gás Natural é muito valorizado, mesmo entre os sondadores. No entanto, valorizam-se também cursos específicos, como os cursos de:

  • Well Control
  • Surface Drilling
  • Sistema digital de perfuração NOV e PASON

Onde estudar para Assistente de Sondador (Driller Assistant)?

Como em Portugal a oferta de empregos na área da extração de petróleo e gás natural é nula, a oferta de cursos na área também é pequena. No Brasil, a oferta de formações na área é muito maior.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar bastante.

Portugal:

  • Oil & Gas production overview – High Skills
  • Petróleo e Gás – SGS

Brasil:

Gostavas de trabalhar numa plataforma de extração de petróleo ou gás natural como assistente de sondador (driller assistant)? Então não deixes de procurar boas formações que te garantam boas oportunidades de emprego. Nós desejamos-te o maior sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top