Jogador de Futebol

Jogador de Futebol - Futebolista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

O Jogador de Futebol ou Futebolista é um/uma atleta profissional que ganha a vida a jogar esse desporto. Assim, tem um contrato com um clube e, portanto, essa é a sua principal atividade. Mas continua a ler para saberes tudo dessa profissão…

Ser Jogador de Futebol é um sonho de muitos garotos e garotas. Afinal, quem não adoraria ser o próximo Cristiano Ronaldo? Ou o novo Messi? Ou ainda o próximo Neymar?

Mas, na verdade, se tornar-se um craque à altura desses grandes nomes é mesmo um sonho, a profissão de Futebolista é bem real. Contudo, é uma área que exige algumas características especiais, a começar por uma excelente forma física.

Esse mundo do futebol é muito competitivo e exigente. Portanto, só os mais empenhados e melhor preparados podem singrar.

Além disso, é preciso começar de bem novo a trilhar um caminho para cumprir o sonho de ser Jogador de Futebol.

Fica connosco para entender um pouco mais sobre esse mundo e como podes fazer parte dele…

O que faz um Jogador de Futebol

O Jogador de Futebol dedica-se a essa atividade a 100 por cento. Repara que estamos a falar da atividade como profissão. Não se trata de futebolistas amadores, pois esses jogam futebol quase como um hobbie e que, portanto, complementa as suas profissões.

Assim, nesse nível profissional o Jogador de Futebol treina quase todos os dias e tem de participar regularmente em competições.

No seu dia-a-dia, além dos treinos com bola e de exercícios em grupo com o seu time, tem também de fazer preparação física específica, por exemplo no ginásio.

Vê que a condição física é um dado essencial no mundo do futebol. Os atletas precisam de ter uma excelente preparação para poderem resistir a um jogo de 90 minutos, sempre correndo de um lado para o outro.

Os laterais e meias ou médios são os que precisam de melhor condição física, enquanto os defesas ou zagueiros e os atacantes nunca correm tanto durante um desafio, pois estão mais limitados às zonas posicionais.

Mas também é preciso ter muita força muscular e grande resistência, pois um Jogador de Futebol tem de aguentar o impacto de colisões com os rivais.

Além disso, também tem de ter alguma habilidade e conhecimentos táticos. No futebol moderno, o posicionamento e o entendimento de jogo são fundamentais. Portanto, o bom Jogador de Futebol sabe muito disso.

Mas é preciso ter condições especiais para poder entrar nesse mundo. Vamos falar disso já de seguida…

O que é preciso para ser Jogador de Futebol?

Além de ter paixão pelo futebol e uma grande vontade de treinar e melhorar todos os dias, um Jogador de Futebol também precisa de ter algumas dessas características:

  • Habilidade com a bola
  • Criatividade
  • Velocidade
  • Capacidade de decisão
  • Bom nível de concentração
  • Espírito de equipa
  • Resistência à pressão
  • Muita resiliência.

Mas continua a ler para saberes mais dessa profissão desafiante…

Quais as suas funções

O trabalho de um Jogador de Futebol em campo depende da sua posição de base, ou seja, da função que o Treinador de Futebol lhe atribuiu de antemão e para a qual treina todos os dias.

Assim, essa circunstância é essencial, por exemplo, para que desenvolva o melhor conhecimento tático para cada desafio. Vê que, num mesmo time, há várias posições definidas que ditam o que cada Futebolista deve fazer. Essas posições são as seguintes:

  • Goleiro ou Guarda-Redes – é o defensor da baliza e o único que pode colocar as mãos na bola, mas só dentro da sua grande área. Precisa de ter bons reflexos e boa flexibilidade.
  • Zagueiro ou Defesa – Surge logo à frente do goleiro e costuma ser alto e possante, pois precisa de resistir aos atacantes rivais.
  • Lateral – Atua na faixa lateral e tanto ajuda a defesa contra o adversário como auxiliar o ataque do seu time contra os rivais.
  • Volante ou Trinco – Esse é um Médio que faz a ligação entre a defesa e o ataque.
  • Médio ou Meia – É essencial no meio-campo para passar a bola aos atacantes, precisando de ter bom drible, um ótimo passe e uma excelente visão de jogo.
  • Atacante – Atuam na dianteira do time, em frente à baliza rival, e precisam de ter boa capacidade de drible.
  • Centro-avante ou Ponta-de-lança – Esse Jogador de Futebol fica em cima do goleiro adversário para fazer golos.

Contudo, para lá das funções específicas de cada posição, há uma série de atividades que todos os futebolistas de um time precisam de cumprir. E essas atividades são as seguintes:

  • Treinamentos individuais ou em grupo
  • Fazer análises e exames médicos regulares
  • Trabalhar com o preparador físico quando necessário
  • Estudar times e jogadores rivais
  • Analisar a estratégia de jogo com o treinador
  • Participar em reuniões de equipe antes de jogos
  • Integrar concentração do time antes de cada jogo
  • Entrar em campo quando o treinador o decida
  • Puxar pela equipa desde o banco ou no relvado
  • Participar em competições.

Vem agora perceber como é o mercado de trabalho para um futebolista…

Quanto ganha um Jogador de Futebol

O mundo do futebol movimenta imenso dinheiro e os grandes craques têm ordenados milionários! Mas é preciso perceber que os jogadores que ganham fortunas a jogar futebol são a minoria entre os profissionais.

Assim, há milhares de jogadores que ganham ordenados bem mais do mundo real do que as quantias “extraterrestres” dos Messis e Ronaldos do planeta futebol.

Na verdade, a dimensão do time é o principal critério a definir o valor dos salários dos Jogadores de Futebol. Assim, é nos grandes campeonatos mundiais, como o inglês e o Espanhol, onde se podem atingir valores muito altos.

Mas em campeonatos periféricos, como no Dubai e na China, por exemplo, também podem ganhar-se quantias assombrosas. Contudo, esses campeonatos têm qualidade inferior e, por isso, são vistos como uma “reforma dourada” para Jogadores de Futebol veteranos e em fim de carreira.

Nesse mundo, é preciso ainda contar com a venda de direitos de imagem e com os prémios de contratação, quando assinam por um certo clube. Esses são valores adicionais que podem ser muito interessantes, mas que também são maiores quanto maior for a fama e o talento do jogador.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo do futebol é muito competitivo, pois é preciso estar sempre a garantir resultados. Assim, é preciso estar sempre à frente dos rivais.

Mas se isso é bom porque os Scouts estão sempre em busca dos melhores talentos, também exige cada vez mais aos Futebolistas. Desse modo, o desporto está cada vez mais exigente e é preciso dar sempre mais e mais.

A grande paixão que o futebol desperta explica os milhões que o setor movimenta em todo o mundo – e não é só milhões de adeptos, mas também de dinheiro. E há muito dinheiro a rodar pelos grandes times mundiais.

No meio dessa paixão, o Futebolista precisa de se apressar para ter sucesso, pois é uma carreira curta. A maioria dos Jogadores de Futebol deixa a atividade pelos 30 e tal anos.

Assim, é preciso começar bem cedo a treinar, pois a margem para ter sucesso é pequena.

Em países como o Brasil e Portugal, os Jogadores de Futebol estão muito bem cotados no futebol mundial. Por isso, são, muitas vezes, levados por Olheiros para os grandes times em troca de quantias chorudas.

Portanto, só tens de pensar em fazer uma boa preparação e em dares o teu melhor. A tua oportunidade vai chegar!

Como ser Jogador de Futebol

Se queres ser Jogador de Futebol, não contes que isso aconteça do dia para a noite. É preciso um longo caminho desde escolinhas de futebol ou times amadores, ou passando ainda pelas categorias de base dos grandes clubes.

Portanto, prepara-te para comer muita relva antes de te tornares Jogador de Futebol profissional.

A maioria dos atletas começa nos times da sua cidade ou em escolinhas de futebol. Hoje em dia, os Scouts dos clubes podem fazer esse percurso em busca de jovens talentos. Mas os responsáveis dessas esquadras também podem ter referências em times grandes, dando, por exemplo, dicas de um pequeno craque em formação.

Assim, tudo deve começar bem cedo na vida de quem sonha ser Futebolista. Mas depois é preciso ter muita paciência para sonhar com aquele primeiro contrato profissional.

Mas para lá chegares, fica com essas dicas…

O que fazer para ser Jogador de Futebol profissional

Já sublinhamos como é importante começar cedo a treinar e a jogar futebol, para desenvolver capacidades nessa atividade e poder atrair a atenção dos Olheiros e dos grandes clubes.

Mas também deves procurar fazer parte das chamadas peneiras, momentos em que alguns times procuram jovens talentos para as suas categorias de base. Assim, fazem uma seleção de pequenos craques, apostando no seu potencial.

Essas peneiras podem ser exigentes e complicadas. Repara que o lateral direito Cafu, campeão mundial com o Brasil em 2002, foi rejeitado por 11 vezes nessas peneiras. Mas ele não desistiu e acabou por se afirmar como ídolo do São Paulo, jogando ainda em clubes como Palmeiras, AC Milan e Roma.

Portanto, a persistência, a paciência e o trabalho são alguns dos truques para singrar nessa área. Mas fica ainda com as seguintes dicas:

  • Treinar muito
  • Definir em que posição tens melhor potencial para jogar
  • Desistir das festas com amigos e de bebidas alcoólicas ou outros excessos
  • Ter humildade para saber que podes sempre melhorar
  • Manter a cabeça fria para entender que os altos e baixos fazem parte do jogo
  • Investir numa boa preparação física
  • Cuidar da alimentação
  • Dormir bem.

Onde estudar para Jogador de Futebol

A formação não é fundamental para ser Jogador de Futebol. Contudo, atualmente, a maioria dos Futebolistas começa bem cedo numa escolinha ou num clube amador.

Essa aposta é essencial para desenvolver os saberes técnicos e táticos, bem como para entrar nesse mundo.

Há cada mais escolinhas de futebol por aí. Mas tens que entender que nem todas têm a mesma qualidade. Portanto, procura escolher uma boa opção, pois isso pode ser a diferença entre ter sucesso ou deixar o sonho escapar.

Fica com algumas opções que te podem ajudar a escolher…

Portugal:

Brasil:

Depois dessa leitura, já percebeste que ser Jogador de Futebol tem os seus desafios. Portanto, entendeste o que é preciso para ter sucesso como Futebolista. Achas que tens o que é preciso? Avança com tudo! Desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top