Quando chega a época de férias, o grande dilema de alguns é saber como desligar do trabalho. Eis algumas dicas para conseguir o merecido descanso, recuperar energias e voltar em grande.
A chegada das férias pode ser um momento stressante para algumas pessoas – sim, por mais incrível que isso pareça! Para essas pessoas, é difícil desligar das tarefas diárias, e os primeiros dias de descanso podem ser complicados – pelo menos, até se habituarem ao “dolce fare niente” das férias.
Mas como desligar do trabalho afinal? É preciso aprender a deixar de lado os problemas da empresa e as rotinas diárias que nos norteiam regularmente. Para conseguires gozar umas férias sem preocupações, deixamos-te estas dicas…
O que fazer antes de ir de férias?
Para que as tuas férias decorram na maior tranquilidade, tens de fazer algum planeamento antes. Assim, trata de resolver todas as questões urgentes, para que nada fique pendente da tua colaboração.
Se alguma situação ficar por resolver, trata de a direcionar para o colega certo, aquele que te substituirá enquanto estiveres ausente.
Mesmo que não haja um substituto direto, é importante que passes o assunto a alguém que o possa resolver – isso será ótimo para te tranquilizar, mas também dá sinais de que és uma pessoa responsável e que “vestes a camisola” da empresa.
Também pode ser importante fazer pontos de situação com colegas e chefias nos dias anteriores à tua partida para férias. Esse esforço de comunicação será ótimo para deixar bem definidas as prioridades, e para que todos fiquem a par dos problemas e do que é preciso fazer para os resolver.
Planeamento deve começar logo no início do ano
Se tens as tuas férias marcadas para esta altura, já não há muito mais a fazer quanto ao passado. Mas podes, desde já, tomar nota para as próximas: as férias devem ser planeadas logo no arranque do ano.
Em primeiro lugar, tens de ter uma ideia clara de quando há mais trabalho e quais são as épocas cruciais do ano em termos do setor onde atuas. Se fores Pai Natal, não podes tirar férias no Natal, como é óbvio!
Assim, avalia os fluxos de trabalho, as épocas “altas” e “baixas”, e aponta os teus dias de descanso para as alturas mais propícias. Isto será ótimo para a dinâmica interna da empresa, mas também para garantir que poderás gozar as tuas férias com toda a tranquilidade que mereces.
Por outro lado, pode ser positivo fazer várias pausas ao longo do ano. Mas tem sempre presente que é boa ideia tirar, pelo menos, um período mais longo de férias, em nome da tua saúde mental.
Qual o número mínimo ideal de dias de férias?
As pessoas são todas diferentes e, portanto, precisam de coisas diferentes. Algumas, por exemplo, já se sentem desesperadas, sem nada para fazer, ao fim de uns poucos dias de férias. Mas, então, qual será o período de descanso ideal?
Há estudos que apontam que o período de férias ideal é de oito dias, para poder “desligar” e recuperar energias para mais uma jornada de trabalho.
Contudo, deves encontrar o teu período ideal, tentando perceber quantos dias de descanso são suficientes para voltares ao trabalho com a vontade ideal para seres produtivo e feliz no trabalho.
Manter ou não o contacto disponível durante as férias?
Férias são férias e deveria ser obrigatório manter o telemóvel desligado para o trabalho durante esse período. Na verdade, algumas pessoas não o conseguem fazer. Mas sempre que é possível, deve desligar-se totalmente o telefone para questões profissionais.
Afinal, as férias servem para recuperar forças para o trabalho. Portanto, é preciso deixá-lo de parte por algum tempo, para que esse processo de recuperação funcione mesmo.
Se tiveres mesmo de estar ligado ao trabalho, para não comprometer o negócio e as operações da empresa, define um dia específico, e um horário, para resolver as questões essenciais. Isso vai ajudar-te a manteres o tempo dedicado ao descanso.
Que pode a empresa fazer para ajudar?
As empresas devem estar cientes de que as férias são, não apenas um direito do trabalhador, mas também uma vantagem para as suas atividades. É que depois de descansar, um colaborador pode voltar a entregar-se em plena força ao trabalho, contribuindo para aumentar a produtividade.
Assim, as chefias devem incentivar os funcionários a descansarem e a desligarem das tarefas do dia a dia.
Portanto, as políticas de férias devem estar devidamente definidas. Além disso, deve haver um incentivo à coordenação entre equipas para que o trabalho não se ressinta devido à falta de um trabalhador.
Como organizar o trabalho para um regresso de férias tranquilo?
Uma boa organização é também fundamental para regressar ao trabalho sem stress depois das férias. Deste modo, deves planear e delegar tarefas, para que não se acumulem na tua secretária, ou na caixa de e-mail.
Se tiveres tudo organizado e devidamente acautelado, vais estar mais capaz para esse desafio de como desligar do trabalho durante as férias – e para descansares o corpo e a cabeça da melhor forma possível, para voltares em grande força!