Comunicação organizacional

comunicação organizacional

O profissional formado em comunicação organizacional é aquele que cuida de todo o planeamento e gestão da comunicação da empresa, quer seja ela privada ou pública. Este profissional é aquele que faz a gestão da comunicação com o público, mas também dentro da própria organização, como as áreas administrativas, de gestão, entre outras.

Outros nomes para esta profissão: Comunicação empresarial, Comunicação das Organizações

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Ciência Política, Economia, Filosofia, História, História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Francês, Inglês, Português

Quando falamos em comunicação das organizações, podemos dividi-la em dois grandes grupos:

  • Intra-organizacional – Trata de toda a comunicação que é realizada internamente
  • Extra-organizacional – Toda a comunicação que é feita ao nível externo, entre outras organizações e o público.

Esta é uma área de estudo interessante, muito porque se mostra fundamental para as empresas. Então vejamos!

Quando uma empresa adota uma boa comunicação organizacional, facilmente consegue com que todos os colaboradores se dediquem a atingir os objetivos propostos. Por isso, a comunicação intra-organizacional, a que é feita internamente, é essencial para que uma empresa consiga ser competitiva.

A verdade é que, nos dias de hoje, as empresas não estão focadas só nos resultados! Os fins são importantes, é certo, mas os meios para alcançá-los são também uma prioridade.

É por isso que assistimos a uma preocupação crescente das organizações em manter uma boa comunicação entre os colaboradores. Sabemos que empregados felizes são mais produtivos, e este ambiente de boa comunicação permite isso mesmo!

É a comunicação das organizações que permite que todos os colaboradores da empresa, não só estejam motivados, como também se sintam parte dela, porque conseguimos fazer uma conexão forte e sólida com os valores e a cultura da empresa.

Da mesma forma, a comunicação extra-organizacional é fundamental em todos os sentidos. É ela que garante que toda a conversação entre várias organizações e público seja feita da melhor forma e, assim, consegue melhores negociações e melhores resultados finais.

O que faz um profissional de comunicação organizacional?

Como já vimos, este profissional é responsável por planear e gerir a comunicação da empresa internamente, assim como externamente.

É ele que faz toda a comunicação entre a empresa e os seus colaboradores, mas também trata de toda a comunicação entre a empresa e o público (clientes e consumidores).

Tendo em conta os objetivos da comunicação organizacional, ele também define quais as estratégias a implementar para que a empresa e os produtos / serviços oferecidos tenham uma boa imagem. Da mesma forma, é ele o responsável por fazer a gestão das possíveis crises de comunicação.

É ele que também:

  • Faz o planeamento de publicidade de divulgação, assim como a sua produção, newsletters, material interno, vídeos, cartazes, revistas, entre outros.
  • Comunica pela empresa à imprensa, quer seja televisão, rádio, veículos da internet, revistas, ou qualquer outro.
  • Controla todo o fluxo de informações e transporta-o para os gestores, para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva.

Quais as suas funções

O profissional formado em comunicação organizacional pode exercer várias funções dentro da empresa, podendo estar dedicado mais a umas do que outras. Normalmente trabalham em conjunto com outros profissionais, como jornalistas e relações públicas da organização.

Vejamos então na prática quais as funções que ele pode exercer:

  • Comunicação administrativa: Faz todo o planeamento do fluxo de dados dentro da organização, assim como a sua coordenação para que se tornem perceptíveis e acessíveis aos gestores.
  • Comunicação interna: Trabalha toda a comunicação entre a empresa e os seus colaboradores. Pode fazê-lo por meio de jornais online, ações de incentivo, panfletos, eventos, entre outros.
  • Comunicação externa: Trabalha com toda a comunicação externa à organização. Na prática, é ele que faz o controlo e coordenação de ações que levem a uma valorização da marca. É também responsável por estabelecer uma relação entre a marca / empresa e o público, como por exemplo, receber e tratar reclamações.
  • Gestão: Neste caso, o profissional é responsável por fazer toda a gestão e coordenação de empresas de comunicação que prestem serviços a terceiros. Na prática, é ele que planeia as ações que devem ser tomadas, controla os custos do processo, controla a equipa de produção e dirige o departamento de comunicação.
  • Comunicação de mercado: Ao trabalhar com este tipo de comunicação, o profissional fica responsável por promover ações que atraiam os consumidores para a marca, e é ele que desenvolve todas as estratégias para atingir esse fim.

Saídas no Mercado de Trabalho

Este é um mercado bastante amplo, tendo várias saídas no mercado de trabalho. Vejamos quais!

  • Consultor e Gestor de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
  • Consultor e Gestor de responsabilidade social empresarial
  • Gestor de Comunicação Interna
  • Consultor e Gestor de Imagem e Reputação
  • Assessor publicitário e produtor de conteúdos
  • Gestor de comunicação de marketing, marca e produto
  • Assessor de imprensa e jornalismo empresarial
  • Gestor de relacionamento com clientes
  • Especialista em estudos de imagem, opinião, notoriedade, assim como do comportamento de consumidor
  • Organizador de eventos
  • Gestor de sistemas da qualidade

Como entrar na carreira de Comunicação Organizacional

Para entrar nesta carreira precisa de fazer a licenciatura, ou similiar, mestrado e pós-graduação (caso queira uma especialização) em Comunicação Organizacional.

O curso forma profissionais qualificados para o exercício das funções, os quais se tornam capazes de se inserir no mercado de trabalho ativamente.

Para isso, muita da base curricular é no âmbito das Ciências Sociais e Comportamentais, Ciências da Comunicação, Relações Públicas, Comunicação de Marketing e Comunicação Organizacional.

Onde estudar Comunicação Organizacional

Portugal:

Brasil:

A área da Comunicação Organizacional é muito abrangente, mas essencial para o crescimento de todas as empresas e marcas. Com certeza, o profissional desta área sentirá que tem uma posição importante na empresa para a qual trabalha!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima