Analista de Social Media

analista de social media

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Informática Línguas Literatura Matemática Multimédia Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O analista de social media, também conhecido como analista de mídias sociais, analista de redes sociais ou simplesmente social media, é o profissional que trabalha as redes sociais de uma empresa/marca. Ele é o “cérebro” das mídias sociais, capaz de promover a marca, conseguir maior engajamento do público, entre outras ações indispensáveis para que uma marca se mantenha no topo.

Num mundo cada vez mais movido pelas relações estabelecidas online (sejam elas pessoais ou empresariais), as profissões ligadas ao universo digital crescem a olhos vistos e têm cada vez mais importância na nossa sociedade.

As redes sociais fazem parte da nossa vida e ocupam um espaço cada vez maior no nosso quotidiano. As empresas sabem disso e aproveitam esses espaços para estar cada vez mais próximos dos seus clientes e potenciais clientes.

Mas para que essa estratégia dê frutos, é necessário ter profissionais experientes e especializados em social media. É o caso do analista de social media.

Se esta é uma área que te interessa, então segue connosco e vem descobrir tudo sobre esta profissão do futuro.

O que faz um Analista de Social Media?

O analista de social media é o grande responsável pelas redes sociais de uma empresa. Ele faz o planeamento de todas as ações (ou seja, trabalha no plano de marketing), produz os conteúdos para as redes sociais e faz a gestão das mesmas.

Tendo em conta que ele trabalha em todas estas vertentes, ele tem de conhecer muito bem o perfil da empresa, mas também dominar as redes sociais em que esta vai querer manter a sua presença.

Cada rede social tem o seu público bem definido, assim como a forma de trabalhar é diferente. Por exemplo, enquanto o Facebook é uma rede social mais abrangente e com conteúdos que envolvem imagem e texto, o Instagram é uma rede social focada em imagem e vídeo.

Conhecer cada rede social ao detalhe é essencial para entregar o conteúdo mais adequado para uma maior conversão e engajamento (e consequentemente, aumentando os lucros da empresa).

O analista de redes sociais também cuida dos perfis da empresa e, por isso, tem um papel fundamental na imagem da marca no mundo digital. Além de manter o perfil da empresa atualizado, tem de otimizá-lo para os motores de pesquisa.

Se queres entender melhor o que faz o analista de mídias sociais, então dá uma vista de olhos a este vídeo!

Quais as suas funções

O analista de social media tem diversas funções no seu dia a dia. Embora associemos este profissional à publicação de conteúdos nas redes sociais, o seu quotidiano envolve muito mais tarefas.

Antes de mais nada, é preciso fazer um plano de marketing. Para se montar qualquer estratégia, é necessário traçar os objetivos e definir quais os prazos para que eles sejam alcançados.

A par da definição dos objetivos, temos ainda de especificar qual a brand persona e a buyer persona. Estas personas vão dizer-nos qual a linguagem certa a usar, assim como o tom de voz a adotar nas publicações.

Depois de tudo isto definido, é hora de produzir o conteúdo para as redes sociais. Para que tudo esteja organizado, o analista de redes sociais faz um calendário editorial. Neste calendário deve constar:

  • Publicação (o que foi publicado)
  • Data da publicação
  • Local da publicação (em qual rede social foi publicado)

Caso o social media não faça este trabalho, tem de delegar para o redator e para o designer, dando-lhes todas as informações necessárias e alinhando-os com o plano de marketing.

Por fim, o analista faz a gestão das redes sociais. Esta é a principal atividade deste profissional e, quando existem outros profissionais a trabalharem na equipa, o social media dedica-se maioritariamente a esta fase do trabalho.

Esta última fase envolve as seguintes tarefas:

  • Supervisionar e fazer ajustes nas publicações
  • Agendar a publicação de posts
  • Interagir com o público, respondendo a reclamações e dúvidas (este trabalho também pode ser feito pelo Social Media Manager e pelo Community Manager)
  • Monitorizar os concorrentes
  • Analisar resultados das ações realizadas nas redes sociais
  • Verificar se a estratégia de marketing está a correr bem
  • Adaptar o plano de marketing, sempre que necessário, para atingir os objetivos
  • Apresentar relatórios dos resultados aos gestores da empresa ou cliente

Saídas no Mercado de Trabalho

O analista de social media pode trabalhar em qualquer empresa que queira marcar a sua presença nas redes sociais. Além de empresas, pode trabalhar também em agências de marketing digital ou então trabalhar como profissional autónomo.

Se quiseres seguir esta carreira como um profissional independente, deves ponderar bem todas as despesas que terás (a carga fiscal é bastante superior e todas as despesas estarão a teu cargo).

Além disso, qualquer trabalho independente tem o seu grau de insegurança. Uns meses podes ter muito trabalho e ganhar muito bem, mas outros podes não ter trabalho nenhum. Sendo assim, é importante teres uma excelente gestão do teu dinheiro.

Quanto ganha um Analista de Social Media?

O salário de um analista de redes sociais varia muito de acordo com a experiência e currículo que apresenta.

Em Portugal, este profissional geralmente começa a sua carreira com um salário um pouco superior ao ordenado mínimo nacional. Com experiência, este profissional pode ganhar entre 1500 e 2000 euros por mês.

No Brasil, o salário de um social media iniciante ronda os R$ 1400. No entanto, um profissional experiente e com um bom currículo pode ganhar até R$ 2600.

Como entrar na carreira de Analista de Social Media?

Para seguires a profissão de analista de social media, deves apostar num curso de Social Media. Existem cursos práticos, mas também já existem formações ao nível universitário. Tendo em conta que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, vais ganhar pontos se optares por uma formação superior.

Ter uma formação na área da comunicação é uma forma de entrares no mercado de trabalho um passo à frente. Mas podes também fazer cursos de especialização em Social Media. Afinal de contas, quanto mais formação tiveres, melhor será o teu currículo e mais oportunidades terás de trabalho.

Além da formação, as empresas procuram profissionais que tenham:

  • Entendimento do negócio, de forma a entender o perfil do consumidor e entender o mercado
  • Raciocínio rápido para perceber quais os conteúdos em que deve apostar (não nos podemos esquecer que as mídias sociais são muito velozes e um assunto que hoje está em alta, amanhã pode nem suscitar interesse)
  • Gosto pela leitura, até porque tem de ser alguém informado
  • Conhecimentos sobre as melhores ferramentas de Marketing Digital, como, por exemplo, Google Adwords, Google Analytics e Facebook Ads
  • Capacidade de interpretação de dados para o desenvolvimento de relatórios, análises de métricas e KPIs
  • Organização
  • Criatividade

Onde estudar para Analista de Social Media?

Como dissemos, ter uma formação universitária na área da comunicação é importante para entrares no mercado de trabalho com o pé direito. Ter formações ou especializações em Social Media também é muito vantajoso.

Nesse sentido, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

  • Bacharelado em Comunicação e Multimeios – PUC – SP
  • Bacharelado em Comunicação e Publicidade – ESPM
  • Curso de Social Media – FGV

Gostavas de seguir a carreira de analista de social media? O teu sonho é gerir as redes sociais de grandes empresas? Então investe numa boa formação e nunca desistas dos teus sonhos. Todo o teu esforço vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top