Soprador de Vidro

soprador de vidro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O soprador de vidro, ou então soprador de artigos de vidro, é o profissional que fabrica os artigos de vidro e molda-os por meio de sopro.

O vidro soprado é uma técnica usada para moldar o vidro, dando-lhe a forma que queremos e, assim, criar o artigo de vidro. Esta técnica consiste em soprar o vidro fundido numa bolha, por meio de um tubo de sopro (cana).

Embora seja chamado, frequentemente, de vidreiro, ou vidraceiro, são funções distintas. Enquanto o vidraceiro faz a instalação de artigos em vidro, o soprador fabrica os artigos de vidro.

Se este é um ofício que te interessa ou causa curiosidade, então estás no sítio certo. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo sobre esta profissão. Vais descobrir, aqui, por exemplo, o que faz um soprador de vidro, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho e as saídas no mercado de trabalho.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Soprador de Vidro?

O soprador de vidro fabrica artigos de vidro por sopro, ou seja, sopra o vidro fundido numa bolha através de um tubo de sopro. Este trabalhador usa um maçarico pequeno (também usado na produção de vidro de precisão) para manipular o material.

Os sopradores de vidro são responsáveis por planear todas as atividades de sopro de artigos de vidro.

Embora esta profissão não seja muito valorizada socialmente, é importante referir que a técnica de vidro soprado já é muito antiga e foi de grande relevância ao longo da história.

Sem dúvida, mais do que um ofício, o vidro soprado é uma arte. Este profissional consegue transformar o vidro incandescente numa grande diversidade de artigos, alguns deles até são considerados obras de arte.

Através do sopro, eles vão moldando e modelando o vidro até chegarem ao resultado pretendido.

O soprador de vidro pode fabricar, então, vários artigos, como, por exemplo:

  • Materiais de laboratório
  • Peças artísticas e artesanais
  • Embalagens
  • Garrafas

Este trabalho envolve temperaturas altas, o que poderá colocar em risco os sopradores. Por isso, cumprir com as normas de qualidade, saúde e segurança no trabalho é fundamental.

Se ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti, então experimenta os nossos Testes Vocacionais e o Simulador de Profissões!

Quais as suas funções

O soprador de vidro tem como principal função fabricar artigos de vidro. Para o fabrico destes artigos, ele realiza uma série de outras tarefas. Ora vê!

  • Interpretar desenhos técnicos
  • Interpretar modelos
  • Moldar o vidro incandescente, por meio de sopro
  • Usar um maçarico para curvar o vidro
  • Retirar a quantidade de vidro que precisamos para criar o artigo do molde de corte ou do forno, com o auxílio de uma cana / tubo
  • Aquecer o tubo com o maçarico
  • Regular a chama do maçarico
  • Fazer medições
  • Comparar desenhos e modelos para assegurar que os produtos fabricados têm a qualidade apropriada
  • Pôr os artigos de vidro na mufla (esta etapa tem como objetivo fornecer maior resistência aos artigos fabricados)
  • Realizar acabamentos nos artigos de vidro

Como vês, este trabalho tem inúmeras etapas e exige que tenhas muita habilidade para criar os artigos. Conhecer e dominar a técnica de vidro soprado é, então, essencial.

Saídas no Mercado de Trabalho

O soprador de vidro, tal como o nome indica, trabalha no fabrico de vidros. Sendo assim, podes trabalhar em empresas que fabriquem artigos de vidro.

A maior parte destes profissionais trabalham para outros, com vínculo empregatício (contrato de trabalho / carteira assinada). O trabalho é, normalmente, feito em equipa. Embora haja uma supervisão permanente em diferentes postos de trabalho nas empresas de fabrico de artigos em vidro, é possível que tenhas apenas uma supervisão ocasional.

Como entrar na carreira de Soprador de Vidro?

O ofício de soprador de vidro não é tão simples quanto possa parecer à primeira vista, principalmente se quisermos trabalhar com peças artístico-artesanais. Portanto, se queres seguir esta profissão, deves procurar cursos profissionais e workshops de vidro soprado.

É verdade que não existem assim tantas formações como aquelas que gostaríamos de ver, no entanto, elas existem e vão surgindo ao longo do ano. É importante ficares atento para conseguires encontrar um curso perto de ti e que te interesse.

Esta falta de oferta formativa deve-se à pouca procura por parte do público em geral. A maior parte dos sopradores de vidro aprenderam esta arte com os pais e, portanto, acabam por não precisar tanto dessas formações.

É claro que, independentemente dos teus conhecimentos, deves procurar sempre procurar atualizar-te profissionalmente. É esta procura incessante em melhorar que fará de ti um profissional de excelência.

No Brasil, para seres soprador de vidro, além do ensino médio, precisas de um curso básico de qualificação profissional. Além disso, para poderes desempenhar as funções de soprador plenamente, tens de ter entre 1 e 5 anos de experiência.

Onde estudar para Soprador de Vidro?

Como dissemos, em Portugal não existe muita oferta de formação para soprador de vidro. No entanto, deves manter-te atento a formações que vão surgindo. No Brasil, a oferta formativa é maior e deves escolher um curso que vá de encontro às tuas expectativas.

Aqui deixamos-te algumas possibilidades.

Portugal:

Brasil:

Se já decidiste que queres ser um soprador de vidro, então está na hora de procurares uma boa formação para entrares no mercado de trabalho com o pé direito. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top