Animador

animador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O animador é um verdadeiro artista. Ele dá vida às imagens que cria, tornando-as num filme, desenho animado, anúncios publicitários ou até videojogos. Sem dúvida, uma profissão onde reina a criatividade e que oferece muita magia a quem assiste ao resultado final.

Se, há uns anos, a carreira em animação não tinha muitas saídas profissionais, hoje, com o avanço da tecnologia, o cenário mudou. Sem dúvida, se houve uma carreira que evoluiu muito nos últimos anos, essa é a de animação.

Em constante inovação, hoje conseguimos olhar para a animação como um mundo a desbravar, cheio de encantos, magia e, com toda a certeza, muitas oportunidades.

Com toda a certeza, esta profissão é perfeita para quem gosta de desenhar. Mas também é indicada para os amantes de “bonecos”. Sem dúvida, é uma profissão perfeita para quem combina estas duas paixões!

Se sempre gostaste de animação e adoravas trabalhar na área, então vem connosco descobrir a profissão de animador. Aqui vamos mostrar-te o que faz um animador, quais as funções tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Curioso para saber mais?

Então vem connosco!

O que faz um Animador?

O animador cria imagens (chamadas de quadros) que, quando são passadas rapidamente, dão a ilusão de movimento, contando uma história, a qual está escrita num roteiro. Seguindo as orientações dadas pelo diretor de animação, ele cria os modelos das personagens e layouts de cena.

Os animadores são artistas e, assim sendo, trabalham com a criatividade. Não existe uma regra a ser seguida na criação dos quadros, até porque os métodos de criação podem ser tão diversos quanto o estilo artístico e a imaginação do animador.

Tratando-se, muitas vezes, de um trabalho complexo, os animadores podem trabalhar com outros profissionais da área da animação, como, por exemplo, artistas de:

  • Storyboard (desenvolvem os desenhos dos painéis de ação)
  • Layout (trabalham no design dos cenários, ângulos de câmaras, entre outros)
  • Cenários

Mas não trabalham apenas com pessoal do departamento de animação. Podem trabalhar também com:

Vamos ver agora algumas das funções do animador.

Quais as suas funções

O animador tem como função desenvolver as imagens (quadros) para animações, podendo estas ser para o cinema, televisão, publicidade, entre outros.

Existem animadores de personagem e animadores de efeitos especiais. Os primeiros trabalham com o movimento de personagens, atuação e diálogo, por exemplo, enquanto os segundos focam no movimento de tudo o que não é personagem, como veículos, objetos ou fenómenos naturais, por exemplo.

Podes ainda trabalhar com animação 2D ou 3D. A tua função passará por projetar, desenvolver e produzir as animação, seguindo as orientações do projeto em causa, assim como o estilo artístico que foi definido anteriormente.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o animador encontra hoje um mercado de trabalho bem mais favorável. Os avanços tecnológicos vieram transformar a área da animação, a qual está em constante inovação.

Hoje em dia, existem mais vagas de trabalho para os animadores, o que mostra bem a importância que eles têm no mercado da animação.

São vários os tipos de trabalho a serem desempenhados, como, por exemplo:

  • Filmes
  • Séries
  • Vídeos
  • Curtas-metragens
  • GIFs
  • Anúncios publicitários
  • Videojogos

Como tal, poderás trabalhar em diversos locais, como, por exemplo:

  • Produtores para a internet
  • Emissoras de televisão
  • Estúdios de jogos
  • Estúdios de animação
  • Agências de publicidade
  • Empresas da área da educação e governo

Podes também fazer uma carreira como freelancer, oferecendo os teus serviços a empresas, assim como a clientes particulares, que queiram realizar algum projeto.

Como entrar na carreira de Animador?

Se queres seguir a profissão de animador, então o melhor é procurares uma formação onde aprendas os principais conceitos de animação. Existem cursos profissionais, mais práticos, que te apresentam o mundo da animação 2D e 3D, online, assim como na modalidade presencial.

Podes ainda escolher uma licenciatura em animação digital. Esta é, sem dúvida, a escolha certa se quiseres progredir na carreira com bases mais sólidas. Além de teres conhecimentos maiores sobre animação, é sempre bom teres um curso superior no teu currículo.

Vejamos alguns desses cursos.

Onde estudar Animação?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é tornares-te animador? Adoras desenho e és apaixonado por histórias contadas com “bonecos” em movimento? Então não desistas do teu sonho e investe na tua formação. Acredita, porque vai valer a pena todo o esforço. Seguir um sonho é sempre a melhor escolha. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um futuro brilhante!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top