Mestre de Pista

mestre de pista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O mestre de pista é um palhaço com muito carisma e autoridade. Ele é a pessoa responsável pelo bom funcionamento do espetáculo, sendo conhecido facilmente pela frase: “Respeitável público, o espetáculo vai começar!”.

Não haveria espetáculo de circo sem este grande profissional. Quando não existe um cabaretier (apresentador do circo), é o mestre de pista que assume o seu papel. Daí conhecermos este palhaço pela frase de abertura do espetáculo!

Se gostavas de trabalhar no circo e adoras organização e gestão de pessoas, esta é a profissão certa para ti!

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um mestre de pista, quais as funções pode desempenhar, quais são as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira circense.

Curioso para descobrir tudo sobre a profissão de mestre de pista?

Então continua connosco!

O que faz um Mestre de Pista?

O mestre de pista é a pessoa que assegura todo o andamento do espetáculo circense de acordo com a programação feita pelo diretor circense. Na maior parte dos casos, é ele que apresenta o espetáculo e anuncia a entrada dos artistas de circo respeitando o programa interno.

Podemos dizer que ele é a pessoa que organiza o andamento do espetáculo, pois é ele que está à frente de tudo, orientando entradas e saídas. Quando há a presença do cabaretier, o mestre de pista é o seu braço direito, trabalhando como um assistente do apresentador de circo.

Como artista que é, o mestre de cena, como também pode ser chamado, faz dupla cómica com o palhaço. No entanto, ao contrário dos palhaços, ele não usa qualquer tipo de maquilhagem ou roupa específica que faça revelar a sua identidade como palhaço.

Quais as suas funções

O mestre de pista tem como função assegurar o bom andamento do espetáculo de circo, seguindo as orientações do diretor do circo. Conhecendo o programa interno do espetáculo de trás para a frente, ele é capaz de organizar as entradas e saídas dos artistas como ninguém!

Em companhias circenses mais pequenas, muito pela falta de orçamento de que dispõem, os mestres de pista podem ocupar o lugar do cabaretier. Nesse caso, é também sua função apresentar o espetáculo.

Além disso, ele também faz dupla com o palhaço, fazendo números cómicos que encantam o público e deixam todos com um sorriso rasgado no rosto.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mestre de pista é um artista de circo e trabalhador circense. Por isso, o mercado de trabalho deste profissional restringe-se aos circos. As oportunidades de trabalho não são muitas, é verdade, mas com perseverança podes conseguir a vaga que tanto esperavas.

Companhias circenses pequenas não conseguem contratar muitas pessoas, mas a presença do mestre de pista é fundamental. Como tal, não há nada como ires à luta até que alguém te ofereça a oportunidade de começares a trabalhar no que verdadeiramente gostas.

Como entrar na carreira de Mestre de Pista?

Se queres seguir a profissão de mestre de pista, ou mestre de cena, o ideal é fazeres um curso de artes circenses. Existem excelentes escolas de circo que te preparam para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

A vantagem de frequentares uma escola de circo é que vais conhecer muitas pessoas que também gostavam de seguir uma carreira circense, além de entrares em contacto com profissionais da área. Esses contactos são indispensáveis se queremos começar a trabalhar rapidamente, porque muitas vezes conseguimos uma oportunidade por meio de uma indicação.

Portanto, se ainda estavas na dúvida se entravas, ou não, numa escola de circo, está na hora de tomares a decisão certa e inscreveres-te numa escola.

Aqui deixamos-te algumas opções.

Onde estudar para Mestre de Pista?

Portugal:

Brasil:

Depois de leres este artigo ficaste com a certeza de que queres seguir a profissão de mestre de pista? Então não desistas e luta por aquilo que desejas. O futuro está nas tuas mãos! Nós só podemos desejar-te muito sucesso e sorte no teu percurso. Esperamos, do fundo do coração, que conquistes tudo o que desejas.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top