Anotador de Cinema (Continuista)

Anotador de Cinema (Continuista)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

História História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O anotador de cinema, chamado de continuista de cinema no Brasil, também conhecido mundialmente como script boy ou script girl, é o profissional que ajuda o realizador (diretor de cinema) quanto à continuidade da narrativa, assim como outros elementos, como, por exemplo, adereços, penteados, ambiente, entre outros.

Qualquer produção cinematográfica e televisiva precisa da presença do anotador de cinema para assegurar a harmonia de todos os elementos. Já imaginaste o que seria estares a assistir a um filme em que o protagonista está vestido de azul numa cena e logo depois surge com uma peça verde?

Para os mais “despassarados”, até poderia passar despercebido, mas olhares mais atentos perceberiam o grande erro.

Se és uma pessoa que gosta de História e de Cinema, se é organizado e atento aos detalhes, então esta pode ser uma profissão que se encaixa como uma luva no teu perfil.

Queres saber mais sobre esta carreira? Nós vamos mostrar-te o que faz o anotador de cinema, quais as funções que desempenha no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir a profissão.

Estás curioso?

Então continua connosco!

O que faz um Anotador de Cinema (Continuista)?

O anotador de cinema, também conhecido como continuista de cinema, script boy ou script girl, trabalha diretamente com o realizador para garantir o encadeamento da narrativa, assim como a continuidade da mesma. Ele trabalha para assegurar que o filme, série ou produção televisiva seja verosímil aos olhos do público.

É o braço direito do realizador, sendo seu assistente, e ajuda-o a pensar em enquadramentos para as cenas. Portanto, ele tem de conhecer o roteiro de trás para a frente.

Tem especial atenção ao espaço e tempo do filme, para que o enredo seja percetível e parece real para os espectadores.

Se existe alguém capaz de fazer com que o espectador acredite na história que está a ser contada, essa pessoa é o script boy ou script girl.

Como as cenas não são gravadas no seguimento e ordem final do filme, é muito importante que o anotador de cinema esteja muito atento a tudo, desde a narrativa, ao cenário, adereços, maquilhagem e penteados, ambiente, luz, figurinos, e até à distância e altura em que as câmaras estão posicionadas.

Quais as suas funções

O anotador de cinema, ou continuista de cinema, tem como função principal assegurar que o filme mantém uma lógica e encadeamento. Por isso, ele tem de:

  • Controlar o som
  • Controlar as câmaras
  • Desenvolver boletins de continuidade
  • Anotar ações das cenas e diálogos
  • Anotar tempos

Sendo assim, o continuista de cinema é a pessoa responsável por manter a harmonia de todos os setores de gravação e produção cinematográfica/televisiva (enredo, sonoplastia, imagens e diálogos).

Tem ainda de estar atento aos figurinos, assim como aos objetos em cena, para garantir que o encadeamento das cenas fique em conformidade com o roteiro.

Como assistente de realização (direção), o anotador de cinema tem de participar dos ensaios e tem de comunicar bastante com atores, equipa de arte, sonoplastia, fotografia e realização.

Como todos estes setores estão envolvidos no seu trabalho, é essencial comunicar com todas as pessoas das respetivas equipas e assegurar um bom encadeamento cenográfico.

Para conseguires fazer um bom trabalho, é muito importante que sejas uma pessoa muito atenta aos detalhes, muito prática e organizada.

Saídas no Mercado de Trabalho

A profissão de anotador de cinema não é muito conhecida e, por isso, não existem muitos especialistas na área. Sem dúvida, essa é uma vantagem para quem quer seguir a carreira de script boy ou script girl.

Apesar de não existirem muitas ofertas de trabalho, como a quantidade de profissionais especializados e qualificados é baixa, acabas por ter mais facilidade em conseguir uma vaga de trabalho.

Embora a concorrência seja baixa, não podemos dizer que seja uma área fácil. Existem poucas produções nacionais em Portugal, tanto para cinema, como para a televisão.

No Brasil, o cenário é um pouco diferente, pois a quantidade de produções é maior, tanto em cinema, como em televisão. Isso faz com que pessoas especializadas em Continuidade consigam trabalho com mais facilidade.

Como entrar na carreira de Anotador de Cinema?

Para seguires a profissão de anotador de cinema tens de fazer um curso de Cinema e Televisão com variante em Realização. Podes ainda optar por um curso de vídeo cujas saídas permitam a assistência em direção.

No Brasil existe o curso de Continuidade, o qual está direcionado para quem quer seguir a carreira de continuista de cinema.

Com toda a certeza, um curso na área é essencial para te destacares no mercado de trabalho. Tendo em conta que há falta de profissionais qualificados, se tiveres um curso de Cinema e Televisão, vais ficar no topo da lista de candidatos.

Vê agora onde podes tirar estes cursos.

Onde estudar para Script Boy / Girl (Continuísta de Cinema)?

Portugal:

Brasil:

Gostaste da profissão de anotador de cinema? Se realmente sentes que podes fazer um bom trabalho como continuista de cinema (script boy ou script girl), não deixes de fazer um curso na área, pois vai fazer toda a diferença. Nós desejamos-te muito sucesso na tua carreira!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top