Atuário

Atuário

O atuário é o profissional que avalia e administra (monitora) os riscos financeiros e económicos (econômicos) de uma empresa. Embora não seja uma profissão conhecida, é de extrema importância no mercado de trabalho e, por isso, a procura por estes profissionais é grande.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

Para poder desempenhar estas funções, deverá ter formação superior em Ciências Atuariais, ou Atuariado. É fundamental ter conhecimentos de matemática, estatística, economia, finanças e direito.

É normal que não conheça ainda esta profissão, até porque não é muito comum, especialmente entre os mais novos. Mas se gosta de números, economia e finanças, esta pode ser a escolha profissional acertada!

Continue a ler este artigo e descubra o que faz um atuário no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, quais as saídas no mercado de trabalho, assim como o que deve fazer para entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Atuário?

O atuário é um profissional técnico que avalia o impacto financeiro de acontecimentos futuros e contingentes.

Cria modelos matemáticos para desenvolver planos de investimento e amortização para seguros privados e sociais, calcula probabilidades de vários eventos, determina valores de prémios e indemnizações de seguros, avalia e calcula os riscos financeiros e económicos.

O cálculo atuarial é o principal instrumento na avaliação de responsabilidades futuras nas seguradoras, segurança social e fundos de pensões (previdência social).

Por serem profissionais com conhecimentos alargados em matemática e finanças, são muito valorizados no mundo moderno, muito porque são grandes pensadores estratégicos, com uma capacidade única na solução de problemas.

É essencial que o atuário seja muito profissional, responsável e organizado. Além disso, ele deve demonstrar um comportamento ético no desenvolvimento do seu trabalho. É também importante que este profissional exerça as suas funções de forma rigorosa, com grande sentido de dever e com independência técnica para evitar conflitos de interesses.

Os atuários precisam também manter-se atualizados, estando a par das transformações tecnológicas, científicas e legislativas.

Resumindo, este profissional é responsável por medir o risco, calculá-lo e geri-lo, fazendo uma estimativa do custo que está associado a determinados fenómenos, tendo como principal intuito tarifar e vender um seguro associado a esse risco.

Sendo assim, podemos dizer que este profissional está associado à atividade seguradora, embora possa trabalhar noutros locais que não companhias de seguro ou seguradoras.

Quais as suas funções

O atuário exerce as suas funções em seguradoras, na maioria das vezes. O seu trabalho passa por determinar e administrar os riscos. Pode trabalhar em diversos projetos, em pesquisas, na área da política de gestão de fundos, planos de fundos de investimento, na área da fiscalização, ou então no cálculo de probabilidades.

No seu dia a dia, este profissional desenvolve estratégias que permitem diagnosticar problemas financeiros, assim como construir modelos de ações em diferentes âmbitos do mercado de capitais.

Ao exercer as suas funções em seguradoras, ele fica responsável por fiscalizar o trabalho técnico feito na área de seguros, e é o profissional que faz os cálculos de indemnizações e prémios, assim como é ele que faz os cálculos de probabilidades.

Ao trabalhar na segurança social, fica responsável por fazer a gestão dos cálculos de fundos necessários para cobrir compromissos futuros. É também responsável pela produção de relatórios de avaliação, assim como medir o alcance da previdência, e também medir os riscos associados.

Atuando na área da capitalização e investimentos, o atuário desempenha funções de pesquisa de fundos de investimentos, mas também fica responsável por desenvolver planos e políticas de investimento.

Também fica encarregue de fazer a gestão dos fundos, fazer e prestar aconselhamento e consultoria no mercado financeiro. A medição de possíveis riscos relacionados aos fundos de investimento é uma rotina no seu trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o mercado de trabalho para o atuário é muito bom, tendo uma forte procura no mercado em todo o mundo, incluindo em Portugal e no Brasil. Tendo em conta que existe uma procura muito grande, mas um número de profissionais baixo, o salário é alto.

Além de poder trabalhar na indústria dos seguros, pode atuar em empresas de consultoria, em instituições bancárias, em sociedades gestoras de fundos de pensões, assim como em autoridades de supervisão.

Como entrar na carreira de Atuário

Em Portugal, para entrar na carreira de atuário, precisa tirar o curso de ciências atuariais ou atuariado. Quanto maior o grau de escolaridade, maiores são as remunerações, tendo em conta que consegue vagas de emprego de maior responsabilidade e prestígio.

No Brasil, é necessário ser graduado em ciências atuariais. Precisa também de estar inscrito no Ministério do Trabalho e Emprego em livro próprio. É o Instituto Brasileiro de Atuária que encaminha todo o processo de registro ao Ministério de Trabalho e Emprego. No entanto, a decisão final da entrega, ou não, do registro, é da responsabilidade do ministério.

Onde estudar Atuariado / Ciências Atuariais

Portugal:

Brasil:

Se está à procura de uma profissão que lhe traga segurança, atuar na área do atuariado pode ser uma boa escolha. Não existem muitos profissionais na área, por isso tem melhores remunerações e desemprego zero.

Se gosta de matemática e finanças, ser atuário pode ser, sim, a escolha da sua vida. Não só consegue ter um emprego estável, como consegue trabalhar com áreas e matérias que gosta. Invista na sua formação e nunca desista dos seus sonhos!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima