Arquivista de Filmes

arquivista de filmes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O arquivista de filmes é a pessoa que organiza todos os filmes e materiais publicitários em arquivos, tornando fácil a sua identificação e localização.

Fazendo parte do grupo dos arquivistas audiovisuais, este profissional é especializado no arquivo de filmes, o qual já se fazia na Europa e na América do Norte mesmo antes dos anos 30 do século XX.

Tratando-se de materiais importantes e de relevância histórica e cultural, os arquivistas de filmes são pessoas essenciais para a manutenção e preservação destes materiais e para a preservação da cultura.

Se és um amante de cinema e gostas de ter tudo organizado e em bom estado, então esta pode ser a profissão que tanto procuras. Para seres bom nesta carreira, é essencial seres organizado e metódico. Se reúnes estas qualidades, então estás no sítio certo!

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um arquivista de filmes, quais as suas funções, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que tens de fazer para seguir esta carreira.

Estás curioso para conhecer melhor esta profissão?

Então vem connosco!

O que faz um Arquivista de Filmes?

O arquivista de filmes organiza os filmes e outros materiais publicitários em arquivos e está responsável pela sua conservação. Quando um determinado material não está em bom estado, o arquivista é a pessoa que coordena o trabalho de reparação das cópias.

Em arquivos grandes e com muito material audiovisual, o arquivista de filmes tem a ajuda do revisor.

Os arquivistas de filmes são os verdadeiros heróis no que diz respeito à preservação do património cinematográfico. Ao longo do tempo, muitas produções ter-se-iam perdido se não houvesse o trabalho do arquivista.

Já imaginaste a perda cultural que seria se deixássemos de poder assistir aos grandes clássicos do cinema e da televisão? Não teríamos, por exemplo, imagens do Fred Astaire ou a possibilidade de assistir ao “E tudo o vento levou”.

Apesar de serem confundidos, muitas vezes, com bibliotecários, museólogos ou arquivistas tradicionais, os arquivistas de filmes, assim como os arquivistas audiovisuais em geral, ocupam uma posição distinta.

Eles são responsáveis pela identificação, organização e preservação de vários tipos de documentos que podem estar em diferentes formatos, como, por exemplo:

  • Papel
  • Microfilme
  • Filme
  • Fotografia
  • CD-ROM
  • Disquete
  • Bancos de dados

Para entendermos melhor o dia a dia destes profissionais, vamos olhar de perto para as funções do arquivista de filmes.

Quais as suas funções

O arquivista de filmes tem como principal função manter filmes e material publicitário organizados em arquivos. Mas também tem outras funções no seu dia a dia, como, por exemplo:

  • Controla os materiais publicitários e filmes
  • Avalia o estado de conservação do material publicitário e filmes
  • Relata o estado dos materiais para possíveis reparações e revisões
  • Coordena o trabalho de revisão
  • Coordena o trabalho de reparação

Saídas no Mercado de Trabalho

O arquivista de filmes pode trabalhar em diferentes espaços, sendo que as suas funções são as mesmas, embora os objetivos possam ser um pouco diferentes de instituição para instituição. Vejamos!

  • Arquivos de estúdios: Tem como objetivo preservar a produção própria do estúdio/produtora, mantendo os materiais organizados nos arquivos.
  • Arquivos de programação: Este tipo de arquivos de filmes e televisão têm o foco na investigação. Geralmente, os materiais arquivados são apresentados em salas de exibição próprias. A maior parte destes arquivos está localizada em cinemas.
  • Arquivos de emissoras: O arquivista trabalha na preservação de programas de televisão ou rádio, assim como as gravações comerciais que podem ser usadas nas emissões de televisão e/ou rádio. O objetivo é ter sempre os materiais disponíveis para usar na produção de programas.
  • Arquivos audiovisuais nacionais: Estes arquivos têm como objetivo preservar o património audiovisual nacional, disponibilizando-o ao grande público. Estes arquivos são, regra geral, fundados pelo próprio governo.
  • Arquivos regionais, municipais, locais: São arquivos que trabalham ao nível local/regional.
  • Arquivos académicos/universitários: São arquivos que operam em universidades e outras instituições académicas. O objetivo é preservar os materiais sonoros, cinematográficos, entre outros, que servem de apoio às aulas e atividades académicas.
  • Arquivos temáticos: Ao contrário de outros arquivos, estes ocupam-se de materiais altamente especializados. Um dos principais objetivos é fornecer material audiovisual para investigação privada e/ou académica.
  • Museus audiovisuais: Neste caso, o foco é a preservação de artefactos, como, por exemplo, projetores, máquinas de fotografia, fantasias, entre outros. O arquivista de filmes poderá trabalhar em Museus de filme, os quais têm tido grande crescimento.

Como entrar na carreira de Arquivista de Filmes?

Para seres arquivista de filmes em Portugal precisas tirar o curso de especialização em Ciências Documentais. Este curso oferece-te duas opções diferentes: Biblioteca e Documentação, e Arquivo. Tem uma duração de 2 anos, sendo que o primeiro ano é comum aos dois ramos das Ciências Documentais. No 2º ano vais poder especializar-te em Arquivo.

Para conseguires fazer este curso, precisas ter uma licenciatura e ter conhecimentos de inglês, francês e/ou alemão.

No Brasil, é preciso ter o curso de Arquivologia para podermos atuar como arquivistas de filmes. Este curso é diferente do de Biblioteconomia, pois este centra-se nos padrões de arquivo internacionais, enquanto o de Arquivologia está focado na necessidade dos que utilizam o arquivo.

No final do curso, o aluno terá o título de Bacharel em Arquivologia, permitindo trabalhar em diferentes tipos de arquivos, incluindo de filmes.

Onde estudar para Arquivista de Filmes?

Portugal:

Brasil:

Gostaste de conhecer a profissão de arquivista de filmes? É esta a profissão que escolheste? Então segue em frente e luta pelos teus sonhos. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top