Assistente de Compras

Assistente de Compras

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de compras, ou auxiliar de compras, ajuda em todos os processos de compras de uma empresa. Ele desempenha um papel muito importante, pois é ele que assegura que a empresa faz a melhor escolha de fornecedores. Assim, ele é responsável por reduzir os custos da empresa, sem descurar a qualidade dos materiais adquiridos.

Se gostas da área da logística e és um apaixonado por fazer “bons negócios”, então esta profissão pode ser muito desafiante.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de assistente de compras.

Aqui, vais ficar a saber o que ele faz na sua rotina de trabalho, quais as suas responsabilidades, as saídas profissionais, assim como outras informações importantes para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Compras?

O assistente de compras ajuda nos processos de compras de uma organização. É ele que recolhe informações sobre preços de materiais, prazos de entrega, qualidade dos materiais, assim como é ele que emite faturas (chamadas de notas fiscais, no Brasil) e faz o acompanhamento das encomendas junto dos fornecedores.

Tudo o que diz respeito aos materiais usados na empresa passa por este assistente. Ele é o grande responsável por verificar os níveis de stock e assegurar que nada falta.

Ele faz encomendas e faz a gestão dos pedidos junto dos fornecedores, assegurando que estes façam a entrega dentro do prazo estipulado.

Para garantir que a empresa escolhe os melhores fornecedores, ele faz uma pesquisa detalhada entre vários dos principais fornecedores. Desta forma, a empresa consegue determinar qual a melhor empresa para requisitar os materiais (mantendo alta qualidade e com custos inferiores).

Outra das suas responsabilidades é criar e atualizar o inventário da empresa, assegurando que a empresa não tem de parar por falta de equipamentos ou materiais.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O assistente de compras tem como principal função ajudar nos processos de compras de equipamentos e materiais de uma empresa. Para isso, ele desempenha uma série de tarefas ao longo do dia, entre as quais podemos destacar, por exemplo:

  • Verificar os níveis de stock
  • Identificar materiais e equipamentos em baixa ou em falta
  • Fazer encomendas e acompanhá-las, de forma a garantir que são entregues dentro do prazo
  • Verificar se os materiais e equipamentos encomendados estão de acordo com a encomenda feita, assim como verificar se estes estão em bom estado
  • Fazer devoluções
  • Pesquisar vários fornecedores, assim como fazer pesquisas de mercado com o intuito de verificar as tendências de preços
  • Avaliar os orçamentos de diferentes fornecedores
  • Negociar preços junto de fornecedores
  • Registar informações sobre pedidos realizados (incluindo dados sobre fornecedores, datas de encomendas, quantidades, entre outras), assim como manter uma base de dados sempre atualizada
  • Desenvolver análise de custos de materiais e equipamentos
  • Fazer o registo de contratos com fornecedores
  • Guardar e organizar faturas (notas fiscais)
  • Trabalhar no processo de redução de custos da empresa

Além destas funções, ele tem de estar sempre atualizado em relação às inovações no mercado. Ter equipamentos e materiais de última geração é essencial para que a empresa consiga oferecer as melhores soluções aos seus clientes.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de compras encontra ofertas de trabalho em empresas que tenham um departamento de compras. É muito comum em indústrias, por exemplo, pois precisam de comprar matérias-primas para poderem atuar.

Existe muita procura de assistentes de compras, não só em Portugal, como no Brasil. No entanto, devemos alertar para o facto de o mercado de trabalho estar cada vez mais exigente. As empresas procuram, cada vez mais, profissionais qualificados. Assim sendo, é importante que, se quiseres seguir esta carreira, procures boas qualificações.

Descobre outras carreiras com o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Assistente de Compras?

Se queres seguir a profissão de assistente de compras, então deves concluir o curso de administração de empresas, logística, ou outro curso similar. É fundamental que tenhas conhecimentos sobre todos os procedimentos em compras, assim como deves ter conhecimentos de softwares de compras e Excel.

Além disso, é importante teres conhecimento de pesquisa de mercado. Afinal de contas, serás responsável por avaliar tendências de mercado e fazer o levantamento de dados entre os fornecedores para fazer a melhor escolha.

Uma formação universitária nesta área é indispensável se quiseres progredir na carreira (podes tornar-te, por exemplo, comprador, analista de compras, gestor de compras ou assistente financeiro).

Embora a formação seja muito importante, devemos dizer que algumas características são muito valorizadas. Entre elas, destacamos:

  • Poder de negociação
  • Boa comunicação
  • Facilidade em aprender
  • Facilidade em lidar com diversas ferramentas informáticas

Onde estudar para Assistente de Compras?

Como vimos, um curso em logística ou administração de empresas é essencial para quem quer seguir uma carreira como assistente de compras. Por isso, deixamos-te aqui algumas instituições que oferecem estas formações.

Lembramos que aqui estão apenas alguns exemplos. Pesquisa por várias faculdades e opta por aquela que melhor se adequa às tuas expectativas e aspirações.

Portugal:

Brasil:


Gostavas de ser assistente de compras? Este é apenas um passo importante para depois cresceres na carreira? Então não deixes de investir numa boa formação. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propuseres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando