Assistente de Estação de Serviço ao Condutor

Assistente de Estação de Serviço ao Condutor

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática Química

Idiomas:

Português

O assistente de estação de serviço ao condutor, também chamado de atendente de posto de gasolina, gasolineiro, ou frentista (no Brasil), trabalha em postos de combustível. Além de receber os pagamentos, ele também pode ter de encher depósitos, verificar pressão de ar dos pneus, verificar níveis de óleo, entre outras tarefas.

Esta é uma profissão perfeita para pessoas ativas e que tenham gosto particular por veículos, principalmente se trabalhar num posto em que tenha de executar pequenas reparações.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo! Aqui, vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de gasolineiro e vamos passar-te informações úteis para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Estação de Serviço ao Condutor?

O assistente de estação de serviço ao condutor, ou atendente de posto de gasolina, atende os condutores que se dirigem aos postos para abastecer, verificar níveis de água, ar e óleo, comprar suprimentos, entre outras ações disponíveis nesses locais.

Em Portugal, há uma tendência crescente em “reduzir” as tarefas do gasolineiro, passando a estar apenas ao balcão, a receber os pagamentos e a fazer a limpeza e manutenção do espaço. As restantes ações passam a ser feitas pelo próprio condutor, que abastece o carro, verifica a pressão do ar dos pneus, troca os pneus, coloca água e óleo, entre outras coisas.

Em alguns postos, ele também opera a máquina de lavagem automática de veículos. No entanto, também existe a tendência de colocar essa função automática, sendo o próprio condutor a programar a máquina.

No Brasil, o frentista (como é chamado) ainda realiza todas as tarefas dentro de um posto de gasolina. Assim, ele é responsável por:

  • Encher o depósito dos carros com combustível
  • Encher embalagens com combustível
  • Verificar níveis de óleo e água e repô-los, se necessário
  • Verificar a pressão de ar dos pneus
  • Receber o pagamento dos clientes e dar o troco
  • Lavar as janelas e outros vidros dos veículos
  • Fazer a substituição de pneus
  • Substituir lâmpadas
  • Realizar outras pequenas reparações automóveis
  • Assegurar a limpeza do posto, tanto na parte interna do posto, como na externa
  • Controlar o stock de combustíveis, alimentos, entre outros itens vendidos no posto de combustível
  • Caso exista uma máquina de lavagem automática de veículos, também opera esta máquina

Se ainda não sabes a profissão certa para ti, então faz os nossos Testes!

Quais as funções do Gasolineiro?

O assistente de estação de serviço ao condutor, ou gasolineiro, tem como função principal atender os clientes da estação de serviço ou posto de abastecimento de combustível.

É fundamental que seja atencioso e excelente comunicador. Como é um trabalho que lida com o público, então a simpatia e a boa comunicação são indispensáveis.

Se o posto de abastecimento oferecer serviços de reparação automóvel básicos e de lavagem de veículos, também tem de ter conhecimentos de mecânica básicos, assim como tem de mostrar atenção aos detalhes.

Como vimos antes, em Portugal, assistimos a uma tendência de automatização da maior parte dos serviços, colocando a responsabilidade de abastecimento, lavagem, entre outras, ao próprio condutor. No Brasil, a maior parte dos postos de combustível ainda oferecem estes serviços aos clientes.

Alguns postos de combustível oferecem serviços 24 horas por dia/7 dias por semana. Por isso, os gasolineiros têm de estar disponíveis para trabalhar por turnos (fins de semana e horas noturnas).

Procuras outras profissões? Então usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de estação de serviço ao condutor, ou atendente de posto de gasolina, pode trabalhar em estações de serviço em autoestradas ou em postos de abastecimento de combustível.

Tendo em conta que existem cada vez mais automóveis a circular, a procura destes profissionais tem crescido bastante nas últimas décadas. Por isso, vais encontrar bastantes vagas de emprego.

No entanto, devemos alertar que este é um cargo que também é procurado por muitas pessoas, principalmente porque não exige qualificações.

Conhece também a profissão de Operador de Loja

Como entrar na carreira de Assistente de Estação de Serviço ao Condutor?

Para seguires a profissão de assistente de estação de serviço ao condutor, não precisas ter uma formação. É por essa razão que encontramos muita concorrência na hora de conseguir uma vaga de emprego.

No entanto, se queremos garantir que somos colocados numa entrevista de trabalho, é fundamental mostrarmos qualidades indispensáveis para desempenhar a função de atendente de bomba de gasolina.

Embora a maior parte das empresas ofereça uma formação inicial, se tiveres conhecimentos prévios, terás muitos pontos a teu favor.

Em Portugal, não existe um curso específico para o gasolineiro, mas podes procurar uma formação de técnicas de atendimento, gestão e segurança dos postos.

No Brasil, existe a formação para o cargo de frentista. Assim, o ideal é que entres no mercado de trabalho já com essa capacitação. Devemos dizer, ainda, que é importante procurares um curso com certificação reconhecida.

Onde estudar para Assistente de Estação de Serviço ao Condutor?

Como vimos, embora não seja exigida uma qualificação ao assistente de estação de serviço ao condutor, ter uma formação é sempre importante. Por isso, deixamos aqui alguns cursos que te podem interessar bastante.

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de assistente de estação de serviço ao condutor (frentista, no Brasil), então não deixes de procurar uma formação que traga valor ao teu currículo. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando