Assistente de Produção Cultural

Assistente de Produção Cultural

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Literatura Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de produção cultural é o braço direito do produtor artístico e do diretor de produção. Ele ajuda estes profissionais a realizarem as diferentes produções artísticas. Apesar de ser um profissional desvalorizado aos olhos do público, é de extrema importância para que o resultado da produção seja perfeito. 

Qualquer pessoa que esteja a trabalhar na produção de um qualquer evento é importante e indispensável. A ideia que só os artistas, produtores, encenadores são relevantes para um projeto é errada, embora seja essa a ideia do grande público. 

A verdade é que atrás de uma produção existe muito trabalho de bastidores que não pode ser esquecido nem desvalorizado. Desde o figurinista, ao cenógrafo, ao técnico de som, ao técnico de atendimento, entre tantos outros, todos eles são peças centrais para que o público consiga ter um bom espetáculo. 

Por isso, se gostavas de trabalhar em eventos, mas não queres ficar sob as luzes da ribalta, a profissão de assistente de produção cultural pode ser aquela que tanto procuravas. 

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira e como podes seguir esta profissão e começar com o pé direito. 

Vamos?

O que faz um Assistente de Produção Cultural?

O assistente de produção cultural é o braço direito do produtor, mas também do diretor de produção artística e ajuda em todas as tarefas para o planeamento e execução dos eventos culturais e artísticos. Este trabalho incluiu contactar com fornecedores, acompanhar as equipas técnicas e artísticas, entre muitas outras. 

Como assistente de produção cultural, tudo o que envolve a produção de eventos passa por ti. Tarefas mais burocráticas, práticas, vão passar pelas tuas mãos, para que o produtor e o diretor de produção artística possam preocupar-se com a organização do evento e da instituição cultural. 

Vais prestar apoio na angariação de novas parcerias, assim como na realização de eventos para angariação de fundos. 

Também vais trabalhar diretamente com as áreas da comunicação e relações públicas. Gerir redes sociais, criar conteúdos para campanhas, assim como para newsletters, são apenas algumas das tarefas que vais ter pela frente. 

Vamos ver quais serão todas as tuas funções já a seguir. 

Quais as suas funções

O assistente de produção cultural ajuda em todas as atividades da produção cultural e artística. De entre as várias funções podemos destacar aqui, por exemplo: 

  • Contactar fornecedores
  • Atendimento a clientes
  • Participar em candidaturas
  • Ajudar na angariação de parcerias e fundos
  • Participar no desenvolvimento de estratégias de comunicação e relações públicas
  • Criar conteúdos para comunicados de imprensa, redes sociais, campanhas e newsletters
  • Fazer a gestão de base de dados
  • Analisar e acompanhar dados e resultados
  • Acompanhar toda a produção artística e cultural, apoiando sempre que for preciso
  • Acompanhar e supervisionar equipas técnicas e equipas artísticas

O assistente de produção cultural tem de ser uma pessoa pontual, assídua, responsável, organizada e tem de gostar de trabalhar em equipa. Além disso, é importante ter uma boa capacidade analítica e rapidez de raciocínio para resolver problemas rapidamente. 

Muitas vezes, durante a preparação das produções, e mesmo durante os eventos, o stress é constante. Os prazos são apertados e, por isso, é importante que os assistentes de produção cultural consigam fazer uma boa gestão do tempo. 

Outras características importantes para este cargo são: 

  • Boa capacidade de se expressar de forma escrita e oral
  • Atenção aos detalhes
  • Metodismo
  • Autonomia
  • Proatividade

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho nas áreas da cultura e arte não é famoso. A verdade é que existem poucos apoios, o que faz com que estas instituições culturais passem por dificuldades na hora de construir uma equipa de trabalho sólida. 

Portanto, as oportunidades de trabalho não são muitas, até porque não existem assim tantas instituições culturais e artísticas. 

No entanto, não podes perder a esperança de conseguires o trabalho que tanto queres. Se não encontrares ofertas de trabalho em jornais e na internet, então não hesites em “bater à porta” das instituições e oferecer os teus préstimos. 

Afinal de contas, nunca sabemos o que o “destino” nos reserva e há que lutar por ele. 

Como entrar na carreira de Assistente de Produção Cultural?

Se queres seguir a carreira de assistente de produção cultural e artística, o mais importante é teres gosto pela cultura e arte, assim como pela produção artística. Ter conhecimentos em publicidade, comunicação, gestão e divulgação cultural é também uma mais-valia na hora de entrar no mercado de trabalho com o pé direito. 

Também é bom ter conhecimento de algumas ferramentas informáticas, como o adobe, por exemplo. Conhecimentos em gestão de redes sociais, SEO, e internet no geral são um ponto forte para quem quer seguir esta carreira. 

Onde estudar para Assistente de Produção Cultural?

Embora não seja obrigatório ter uma formação para te tornares assistente de produção cultural, se tiveres uma licenciatura em gestão cultural, ou marketing digital pode ser uma vantagem e vai contar pontos, com toda a certeza, na hora de te contratarem. 

Por isso, vê aqui alguns cursos que podem ser bastante úteis. 

Portugal: 

Brasil: 

Ficaste interessado em seguir a profissão de assistente de produção cultural? Então pensa em tirar um dos cursos que te mostramos e nunca desistas de lutar por aquilo que tu queres para o teu futuro. Com toda a certeza, todo o esforço vai valer a pena. Nós desejamos que tenhas muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top