Gestor de Turno

Gestor de Turno

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O gestor de turno, também chamado de gerente de turno ou supervisor de turno, é o responsável por liderar a equipa e supervisionar as atividades dos funcionários durante o seu turno de trabalho.

Este é um cargo de muita responsabilidade e exige que o profissional tenha perfil de liderança. É ele que define as tarefas que cada um tem de desempenhar e mantém todos motivados para alcançarem as metas e objetivos.

Se és uma pessoa determinada, que gosta de desafios e comunicativa, então esta pode ser a profissão perfeita para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Gestor de Turno?

O gestor de turno, também chamado de supervisor de turno ou gerente de turno, coordena todas as atividades da equipa que está presente no seu turno de trabalho. Este é um posto de liderança e requer que o gerente seja capaz de manter a equipa coesa e motivada.

São os gerentes que conseguem manter a equipa com alta produtividade, pois conhecem o trabalho de perto e são capazes de perceber as melhores pessoas para cada uma das funções.

Eles conhecem todos os funcionários e sabem quais as suas qualidades, competências e talentos. Assim, ao distribuir as tarefas, ele leva em consideração as capacidades de cada um.

Ao atuar no serviço ao cliente, como em restaurantes, hotéis, cafés, entre outros, ele também é responsável por fazer com que todos os clientes tenham uma experiência positiva e saiam do espaço satisfeitos.

Sempre que existe um problema, é o gestor de turno que tenta resolvê-lo. Da mesma forma, é ele que trata reclamações e pedidos especiais dos clientes.  

Quais as suas funções

O gestor de turno tem como principais funções coordenar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela equipa durante o seu turno de trabalho. Sendo assim, a sua rotina diária envolve:

  • Elaborar a escala de trabalho (definir horários e folgas dos funcionários)
  • Perceber quais funcionários estão presentes e quais os que estão a faltar
  • Distribuir as tarefas pelos diferentes trabalhadores
  • Dar a conhecer metas e objetivos de trabalho (diário e semanal)
  • Motivar a equipa
  • Supervisionar o trabalho dos funcionários, orientá-los e ajudá-los em tudo o que for preciso
  • Treinar e dar formação a novos funcionários
  • Resolver conflitos entre os trabalhadores

Além do trabalho como líder de equipa, o gerente de turno é também responsável por:

  • Tratar reclamações e solicitações de clientes
  • Manter o espaço organizado
  • Verificar o stock e assegurar que existem materiais e produtos suficientes para o dia de trabalho
  • Fazer a gestão de reservas (em unidades hoteleiras, assim como da restauração)
  • Fechar a caixa no fim do turno (é possível que tenha de fazer uma análise de custos e receitas)
  • Garantir que os fornecedores entregam todos os materiais e produtos dentro do prazo
  • Abrir/fechar o estabelecimento (dependendo do turno que está a fazer)
  • Reunir com o outro gerente de turno e informá-lo de atividades que ficaram pendentes

Em alguns casos, o supervisor de turno também é responsável por receber os clientes e servi-los (é comum em restaurantes e hotéis, por exemplo).

Outra das suas responsabilidades é assegurar que os funcionários cumprem com todas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. No caso de estabelecimentos onde se servem refeições, esta função é ainda mais importante.

Saídas no Mercado de Trabalho

O supervisor de turno, ou gestor de turno, pode encontrar trabalho em armazéns, no comércio de varejo e em estabelecimentos de hospitalidade, como restaurantes, por exemplo.

As vagas de trabalho não são tantas quanto outros profissionais da restauração, comércio ou hotelaria, até porque este é um cargo de supervisão. Assim, um estabelecimento pode ter 2 ou 3 gestores de turno, ao passo que tem dezenas de outros profissionais.

Os salários não são muito elevados, mas é maior do que um empregado de mesa, rececionista ou chefe de sala, por exemplo.

Como entrar na carreira de Gestor de Turno?

Se queres seguir a profissão de gestor de turno, então aconselhamos-te a que faças uma formação na área de administração, gestão ou similar. Embora não se exija que o supervisor de turno tenha uma licenciatura, se tiveres uma formação nestas áreas, vais ganhar muitos pontos a teu favor.

Ter experiência anterior no setor em que vais trabalhar também é importante. Por isso, se quiseres ser gerente de turno num restaurante, é bom teres experiência anterior em outros cargos neste setor, como empregado de mesa ou chefe de sala, por exemplo.

Onde estudar para Gestor de Turno?

Embora não seja exigida nenhuma formação específica aos gerentes de turno, se tiveres um curso na área da gestão ou administração, vais conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Por isso, deixamos-te aqui algumas opções interessantes. Confere!

Portugal:

Brasil:

Se queres ser gestor de turno, então esforça-te bastante em toda a tua vida profissional. Sendo este um posto conseguido por meio de promoção, é fundamental que mostres ser alguém dedicado e focado no trabalho, assim como tens de demonstrar perfil de liderança. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top