Atirador de Facas

Atirador de Facas

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O atirador de facas é um artista de circo cujo número consiste em atirar punhais ou facas para uma prancha giratória, na qual se encontra o seu partner. Esta é uma profissão de grande responsabilidade, até porque podemos colocar o nosso assistente em risco, caso cometamos alguma falha. 

Se já assististe a espetáculos circenses, ao vivo ou pela televisão, com toda a certeza já viste artistas com facas na mão a atirá-la a grande velocidade para uma prancha giratória onde geralmente está uma mulher amarrada. 

E se já viste este número, é normal que tenhas respirado fundo a cada faca que voava em direção à placa giratória. Isso porque é realmente um número arriscado e que pode causar danos se acertar no partner. 

Apesar dos riscos e da grande responsabilidade, não podemos negar que se trata de uma profissão entusiasmante, cheia de adrenalina. 

Gostavas de trabalhar num circo e o número do atirador de facas atrai-te? Então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. 

Vens connosco?

O que faz um Atirador de Facas?

O atirador de facas, tal como o nome indica, atira facas ou punhais para uma placa giratória onde está o seu partner amarrado, fazendo parte de um espetáculo de circo. A sua apresentação é cheia de ‘suspense’ e muita adrenalina, principalmente porque existe um risco real associado. 

Os treinos são muitos e exigem muita concentração, não só por parte do atirador, como por parte do partner. 

Embora os treinos sejam feitos, geralmente, com objetos que não causam dano, é importante olhá-los sempre como perigosos, para que os dois intervenientes estejam devidamente preparados para a atuação.

Quais as suas funções

A função do atirador de facas é entreter o público com a sua apresentação. Como qualquer outro trabalho artístico, para que no dia do espetáculo tudo corra bem, são precisas centenas, milhares de horas de aprendizagem, ensaios e treinos. 

Entender o movimento da faca, a velocidade e força com que ela tem que ir, assim como o timing certo para atirar a faca, é essencial para que o artista consiga fazer uma boa apresentação.

Existem vários tipos de arremesso de faca e o atirador tem de dominar todos eles. O mais básico é o arremesso de meia-volta, quando a faca dá apenas meia volta desde que é atirada até chegar ao alvo.

Existe também o arremesso de:

  • 1 volta
  • Volta e meia
  • Múltiplos

Saídas no Mercado de Trabalho

O atirador de facas é um artista de circo. Por isso, a maior parte das ofertas e oportunidades de trabalho está em companhias circenses. Alguns artistas, quando já são renomados e famosos, conseguem fazer apresentações a solo, em teatros e salas de espetáculo diversas. 

No entanto, para chegar até esse patamar, é preciso muito trabalho, talento, e alguma sorte também. 

Apesar das ofertas de trabalho estarem quase que restritas aos circos, não existe muita concorrência. Isso faz com que as possibilidades sejam grandes e se consiga facilmente uma colocação numa companhia de circo. 

Como entrar na carreira de Atirador de Facas?

Para entrares na carreira de atirador de facas tens de aprender a técnica antes de qualquer outra coisa. Como falamos de um risco para o partner, assim como para todos que estão à volta, porque a faca pode fazer ricochete se não for bem atirada, não podemos arriscar a segurança dos envolvidos. 

O ideal é conseguires uma formação com um profissional que já atua na área. Uma escola de artes circenses também é uma excelente escolha, até porque podes aprender outras artes e consegues ter uma visão mais ampla do espetáculo. 

Onde estudar para Atirador de Facas?

As formações específicas para atirador de facas não têm datas nem locais definidos. Por isso, o melhor é ires procurando na internet, tanto nos motores de pesquisa, como o Google, assim como nas redes sociais. 

Como formação em artes circenses é sempre uma vantagem, deixamos-te aqui algumas das melhores escolas de artes do circo.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de atirador de facas? Se esse é o teu sonho e se é isso que queres fazer profissionalmente, então não deixes de investir em formação. Trabalha bastante, estuda muito, porque vai valer a pena todo o esforço e dedicação.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top