Excêntrico Musical

excêntrico musical

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

A profissão de excêntrico musical é desconhecida da maioria das pessoas, mas tem um encanto único. Falamos de um palhaço que junta a música e a excentricidade na sua apresentação. Há melhor?

A música e o circo têm uma ligação muito forte, e muito antiga também. A música, independentemente do seu género, traz magia ao mundo do circo e, se pensares bem, nunca assististe a nenhum espetáculo de circo sem música. 

Pois bem! É assim que nasce o palhaço excêntrico musical. Ele é um artista (músico) que se transforma em palhaço, unindo a comicidade e o talento musical. 

Se gostas de música, mas tens alma cómica, então esta profissão é certeira para ti!

Neste artigo vamos contar-te tudo sobre a carreira de palhaço excêntrico musical e o que precisas fazer para seguir esta profissão. 

Vens connosco?

O que faz um Excêntrico Musical?

O excêntrico musical é um palhaço que faz números musicais cómicos e acrobáticos. Podemos dizer que é quase como o “One Man Show”, até porque sozinho ele faz o espetáculo. Com instrumentos nas costas, pernas e braços, ele é uma banda inteira sozinho.

Poderá também usar outros objetos que não sejam musicais para tornar o número ainda melhor. No entanto, o foco é fazer arte circense com os instrumentos musicais. Ao mesmo tempo que diverte o público, vai tocando os instrumentos e fazendo malabarismo com eles. 

O palhaço excêntrico musical pode fazer as suas apresentações sozinho, ou com outros palhaços. Também pode ter a presença de outros artistas circenses, como partners, por exemplo. 

Se queres saber mais sobre esta profissão, então continua connosco e vem descobrir como é o dia a dia deste artista de circo

Quais as suas funções

Sendo o excêntrico musical um palhaço, então a principal função é divertir o público durante as suas apresentações. Os palhaços fazem de tudo para arrancar gargalhadas das pessoas que estão a assistir ao espetáculo. Por isso, os excêntricos musicais também têm esse mesmo objetivo. 

Os treinos e ensaios são diários, assim como o estudo. Ao contrário do que se pensa, qualquer profissão demanda estudos contínuos, ou não evoluímos. Nas artes isso não poderia ser de outra forma. 

Estudar novos instrumentos musicais que podem ser incluídos à apresentação, por exemplo, ou estudar novas formas de se fazer malabarismos, por exemplo. 

Como o excêntrico musical trabalha com a vertente cómica e com a musical, o trabalho não é nada fácil. Se quiseres seguir esta profissão tens de te esforçar bastante para dominar as duas artes e, como se não bastasse, tornar as duas numa só!

Além disso, tens de: 

  • Escolher as músicas para a apresentação
  • Selecionar efeitos sonoros, caso necessário
  • Escolher o figurino
  • Determinar qual a melhor maquilhagem para a apresentação

Saídas no Mercado de Trabalho

O excêntrico musical é um palhaço e, por isso, pode trabalhar em diferentes locais. Um dos mais óbvios é o circo. Todos os circos têm palhaços dos mais variados estilos. Portanto, esta é uma possibilidade, embora não existam assim tantas companhias circenses para contratar todos os palhaços que existem no país. 

Poderás também trabalhar em festas e eventos, como festas infantis, festas temáticas, casamentos, festivais, entre outros. 

Caso te tornes um excêntrico musical famoso (e isso pode acontecer), poderás montar o teu próprio espetáculo. É claro que é um caminho difícil e pode demorar muito tempo. Mas se esse é o teu sonho, não desistas! 

Como entrar na carreira de Excêntrico Musical?

Se queres seguir a carreira de excêntrico musical, a melhor maneira de começares é frequentando uma escola de circo. Nas escolas de artes circenses vais aprender diferentes artes que te podem ser de grande ajuda a montar a tua apresentação. 

Além disso, é uma excelente oportunidade para conheceres pessoas que também se interessam pelas artes do circo e outras que já estão no meio artístico. Isso vai-te ser muito útil, principalmente quando quiseres começar a trabalhar. 

As indicações e as recomendações são muito importantes no mundo das artes. Muitas vezes (talvez na maioria delas), conseguimos um trabalho porque um colega nos indicou. Portanto, não deixes de considerar frequentar numa escola de circo.

Onde estudar para Excêntrico Musical?

Para seguires a profissão de palhaço excêntrico musical podes frequentar uma escola de circo, ou podes fazer workshops. 

É importante que estejas atento à agenda dos workshops, pois estão sempre a mudar e a surgir novos. Por isso, vamos deixar-te aqui apenas algumas escolas circenses para poderes avaliar.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser um grande artista de circo? A comédia e a música sempre te atraíram e não gostavas de abdicar de nenhuma delas? Então a profissão de excêntrico musical é tudo aquilo com que sonhaste. Vai em frente, não desistas, mesmo que o caminho seja difícil. Acredita, porque vai valer a pena. Sucesso!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top