Técnico de Multimédia

Técnico de Multimédia

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de multimédia é um profissional que desempenha tarefas relacionadas à produção e desenho de conteúdos multimédia. Assim, ele pode desempenhar funções técnicas, mas também artísticas.

Para quem gosta de trabalhar com multimédia, como design 2D e 3D, animação, áudio e vídeo, por exemplo, esta é uma profissão bastante desafiante. Podes atuar em diferentes setores, como o design gráfico, design de jogos, paginação, internet, entre outras áreas.

Se esta é uma carreira que te interessa, então continua a ler este artigo. Vamos contar-te tudo o que precisas saber para te tornares técnico de multimédia.

O que faz um Técnico de Multimédia?

O técnico de multimédia trabalha com a criação e produção de conteúdos multimédia, como, por exemplo, vídeos, animação, desenho gráfico (2D e 3D), pós-produção, streaming, jogos, entre outros.  este profissional poderá desempenhar tanto tarefas técnicas, como tarefas artísticas, tendo como principal objetivo criar soluções de comunicação interativas.

Sendo um técnico polivalente, ele pode desempenhar diferentes funções no seu trabalho, como tirar fotografias, captar áudio e vídeo, mas também pode trabalhar com desenho e produção de conteúdos multimédia.

Para desempenhar o seu trabalho, o técnico de multimédia utiliza ferramentas de produção multimédia, como softwares de tratamento de imagem, pós-produção de áudio e vídeo, entre outras.

Quais as suas funções

O técnico de multimédia desempenha diferentes funções de acordo com o local de trabalho. Por exemplo, se estiver a trabalhar no setor de design gráfico, ele é responsável por criar os desenhos 2D e 3D. No entanto, se estiver a trabalhar numa empresa de produção audiovisual, ele terá de captar imagens, som e vídeo, assim como tratar esse conteúdo multimédia.

Embora possa realizar várias tarefas, este técnico tem conhecimentos e habilidades para:

  • Idealizar e desenvolver produtos multimédia
  • Editar som digital, sequências de vídeo, imagens, assim como integrá-los em apps
  • Captar e tratar imagens, som, vídeo e texto
  • Fazer a programação de conteúdos e apps multimédia
  • Criar e desenvolver animações digitais 2D e 3D
  • Criar e desenvolver conteúdos para a Internet
  • Desenvolver conteúdos de streaming
  • Desenvolver conteúdos para dispositivos móveis
  • Criar, assim como desenvolver jogos

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o técnico de multimédia é um dos profissionais mais requisitados atualmente, podendo atuar em diferentes setores do mercado de trabalho. Como sabemos, o audiovisual tem ganhado destaque nos últimos anos, muito por causa da crescente importância da Internet na nossa rotina diária. Por isso, os profissionais que apostem na área da multimédia encontram boas oportunidades de emprego.

Se quiseres seguir esta profissão, então encontras trabalho em empresas de:

  • Produção audiovisual
  • Publicidade e Marketing
  • Conceção gráfica
  • Web design
  • Produção multimédia
  • Desenvolvimento de conteúdos para a web
  • Novos Media

Além destas, poderás encontrar trabalho em empresas que tenham departamentos na área da informação, marketing e comunicação, assim como podes atuar em instituições de ensino e formação.

Também encontras oportunidades de emprego em produtores de conteúdos para a Internet e para a televisão, em jornais, em museus e espaços culturais.

Tendo em conta que podes trabalhar em diferentes áreas, e sabendo que o trabalho de um técnico de multimédia é muito polivalente, poderás desempenhar funções específicas, trabalhando como:

Como entrar na carreira de Técnico de Multimédia?

Se queres seguir esta profissão, então deves fazer o curso de técnico de multimédia. Este curso é destinado a alunos com o ensino básico completo e dá equivalência ao 12º ano em Portugal (ensino médio no Brasil).

Além de disciplinas base, como Português, Matemática, Física, Educação Física, Língua Estrangeira, História da Cultura e das Artes e TIC, vais ter outras disciplinas mais técnicas, como, por exemplo, Sistemas de Informação, Técnicas de Multimédia, Design, Comunicação e Audiovisuais.

Vais aprender a trabalhar com vários softwares de multimédia, como, por exemplo:

  • Photoshop
  • Adobe Illustrator
  • InDesign
  • Adobe After Effects
  • Autodesk Maya
  • Entre outros

Sem dúvida, uma das vantagens deste curso é que tem um estágio incluído. Esta formação em contexto de trabalho é excelente para saberes exatamente como é o dia a dia de trabalho. Sem dúvida, uma das maiores queixas dos estudantes é que não conseguem saber como é a rotina de trabalho assim que terminam o curso, muito porque não têm esta formação/estágio.

Além de terminares o curso com experiência de trabalho, tens mais possibilidades de conseguir emprego na empresa na qual estagias. No entanto, é fundamental provares todas as tuas habilidades e talentos durante o estágio.

Se, mais tarde, quiseres investir em alguma área da multimédia em particular, o nosso conselho é que procures uma licenciatura ou curso profissional.

Onde estudar para Técnico de Multimédia?

Como dissemos, se queres seguir a profissão de técnico de multimédia, então deves investir numa formação específica. Aqui, vamos deixar-te alguns cursos que te podem interessar bastante.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de técnico de multimédia? Então investe numa boa formação e não deixes de procurar novas formações que enriqueçam o teu currículo. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top