Atleta Profissional

Atleta Profissional

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

Um Atleta Profissional dedica-se a competir, seja a título individual, seja numa equipa, em provas de desporto. Neste âmbito, pode fazer os mais variados desportos, mas poucos Atletas conseguem ser mesmo profissionais.

O desporto é uma paixão para muitas pessoas. Mas só algumas conseguem transformar essa paixão numa profissão. Esses poucos iluminados são uma minoria entre os milhares de desportistas que existem.

Ser Atleta Profissional exige, acima de tudo, um grande espírito de sacrifício, além de muito trabalho. Assim, tens de preparar-te desde já para isso se quiseres abraçar este sonho.

Fica connosco para saberes tudo desta profissão!

O que faz um Atleta Profissional

O trabalho destes profissionais é participar em competições, com o objetivo de ganhar e de bater recordes. Mas esse caminho até lá chegar é longo e pode ser doloroso.

Os Atletas Profissionais precisam de treinar muito e de aperfeiçoar a técnica, para se tornarem melhores a cada dia e a cada competição. Nestes treinos, seguem as orientações de treinadores e planos específicos de trabalho.

É preciso sublinhar que apenas uma pequena parte dos Atletas alcançam o estatuto profissional e vivem apenas do desporto. Algumas pessoas, conforme as modalidades, acumulam os seus treinos com outras atividades profissionais.

A profissão exige também cuidados alimentares e com a saúde em geral. Nas estruturas mais profissionais, os Atletas podem ter ainda o apoio de Psicólogos e de Nutricionistas.

É importante sublinhar que um Atleta Profissional tem de o ser quase a 100 por cento e todos os dias do ano. Repara que é preciso manter a forma física com todos os cuidados, mesmo nas férias ou durante os períodos festivos.

Este cuidado deve-se ao facto de a carreira ser curta em quase todos os desportos, pois a partir de uma certa idade, é mais difícil obter resultados.

Quais as suas funções

O Atleta Profissional pode competir, tanto a nível individual como a nível coletivo. Assim, pode abraçar desportos como Futebol, Basquetebol ou Basquete, Andebol ou Handebol, Voleibol ou Vôlei, Ténis, Golfe, Atletismo, Ginástica, Surf, entre outros.

Em qualquer modalidade, a competição é muito grande e, por isso, é preciso treinar muito para estar entre os melhores.

Repara que os Atletas Profissionais têm de cumprir mínimos de forma regular para entrarem em grandes competições, por exemplo, os Jogos Olímpicos. Mas também têm de provar a toda a hora que merecem ser escolhidos para as suas equipas.

Assim, quem quer seguir esta área tem de estar preparado para:

  • Treinar durante várias horas e todos os dias
  • Perceber as regras do desporto que pratica
  • Ter noção das estratégias da modalidade
  • Seguir uma dieta alimentar rigorosa
  • Trabalhar aos fins-de-semana e nos feriados
  • Analisar as suas performances em vídeos para ultrapassar as suas fraquezas
  • Viajar muito e ficar longe da família.

Principais modalidades de Atletismo

Os Atletas Profissionais podem dedicar-se a várias provas no âmbito do Atletismo, a começar por competições de corrida que podem ir dos 100 metros ao 3000 metros ou mais:

  • Pista
  • Obstáculos
  • Estafetas.

Mas também existem provas mais técnicas como:

  • Salto em Comprimento
  • Lançamento de peso, de dardo, de disco ou de martelo
  • Salto em Altura.

O que fazer quando a carreira de Atleta Profissional terminar?

Como já vincamos, a carreira de um Atleta Profissional é curta, embora isso dependa um pouco da modalidade.

Assim, um Jóquei (Corridas de Cavalos) pode prolongar a sua atividade desportiva por algum tempo mais em comparação com um Jogador de Futebol, por exemplo.

Mas tudo depende das condições físicas e psicológicas individuais.

Em qualquer caso, é sempre boa ideia ter um plano para quando a carreira de Atleta Profissional terminar. E há muitas pessoas que querem continuar ligadas ao mundo do desporto. Assim, podem seguir profissões como:

Quanto ganha um Atleta Profissional

Os salários no mundo do Desporto são muito diferentes conforme as modalidades, os países e o próprio potencial dos Atletas Profissionais. Contudo, tens de perceber que apenas uma pequena elite ganha os milhões que espantosos que se noticiam nos jornais.

Repara que os ganhos no universo desportivo estão sempre relacionados com a performance dos atletas.

É claro que alguns têm contratos profissionais com clubes e recebem quantias fixas. Contudo, a maior fatia dos rendimentos para alguns provém da publicidade e dos patrocínios.

Aliás, as grandes estrelas acabam por ganhar mais com os contratos que têm com grandes marcas do que com os seus contratos de trabalho enquanto Atletas Profissionais.

Além disso, sobretudo no mundo do futebol, há também prémios de desempenho que estão associados aos troféus conseguidos. A participação em Jogos Olímpicos e em outras competições importantes também pode garantir rendas extras.

Por outro lado, os atletas olímpicos podem receber bolsas de apoio para os seus treinamentos dos Governos dos seus países.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo do desporto é altamente competitivo. Portanto, quem quer ser Atleta Profissional precisa de lutar todos os dias para ser o melhor possível.

Mas, mesmo com muito trabalho, há muitas pessoas que não conseguem vingar a nível profissional. Nesses casos, precisam de ter profissões ditas “normais”, enquanto vão tentando a sua sorte no mundo do Desporto.

A franja de Atletas Profissionais é muito pequena quando comparada com o número de pessoas que sonha seguir uma carreira nesta área.

Esta é a realidade nua e crua para a qual tens de estar preparado/a. Isso não quer dizer que devas desistir, mas antes que tens de ter capacidade de resiliência e muita paciência para continuares a tentar.

Em certas modalidades, os Atletas Profissionais podem competir a título individual. Mas, na maior parte das vezes, estão associados a clubes que os ajudam em termos de estruturas de treinos e de profissionais de apoio.

Como ser um Atleta Profissional

O Atleta Profissional não precisa de ter uma graduação ou formação específica. Na verdade, a maioria começa em idades muito jovens, a praticar na escola ou em escolinhas ou associações.

Repara que são precisos muitos anos de prática para aperfeiçoar as qualidades de desportista. Assim, a melhor forma de ser Atleta Profissional é começando bem cedo a trabalhar!

Há jovens que começam a frequentar certos desportos como atividade extracurricular, depois das aulas. Acabam por se apaixonar pelas modalidades e vão treinando e aperfeiçoando as técnicas.

Depois podem começar a participar em competições escolares ou juvenis, ser recrutados por olheiros ou inscrever-se em clubes. São os primeiros passos de uma carreira que pode chegar às Seleções Nacionais, ou seja, o patamar mais alto do desporto, caso apresentem bons resultados.

O que é um Atleta de Alto Rendimento

Na área desportiva, fala-se muitas vezes do Atleta de Alto Rendimento. É um conceito que se refere aos Atletas de excelência, portanto, àqueles que batem os recordes e vencem as principais provas nacionais e/ou internacionais.

Mas para chegar a este patamar, é preciso ter qualidades extraordinárias no desporto escolhido. Além disso, é importante cumprir os seguintes requisitos:

  • Excelentes capacidades físicas
  • Ótima capacidade de concentração
  • Ser capaz de tomar decisões numa fração de segundos
  • Muita dedicação aos treinos e ao desporto
  • Boa coordenação motora
  • Grande capacidade de resiliência e resistência
  • Aptidão para lidar com a dor e o sofrimento.

Onde estudar para Atleta Profissional

Não existe um curso para ser Atleta Profissional. Como já referimos, é uma profissão que resulta mais da prática e do treino do que propriamente do estudo formal.

Assim, o ideal é procurares uma escola de atletismo que te prepare nesse sentido, com treinamentos e a participação em provas.

Há vários clubes e associações que captam jovens talentos todos os anos. Mas também há escolinhas onde te podes inscrever para dar os primeiros passos nesta área.

Para te ajudar na tua busca, deixamos-te os seguintes links para começares à procura da escolha certa…

Portugal:

Brasil:

Agora que já descobriste quais são os principais desafios de ser Atleta Profissional, sentes-te com força para seguir esta profissão tão exigente e competitiva? Se tens a estamina que é preciso para bater recordes, ficamos a torcer por ti – e à espera que atravesses a meta.

Mas se continuas com dúvidas, aproveita o Simulador de Profissões para encontrares a profissão ideal para o teu perfil. Para chegares à felicidade!

Partilhar Post

1 comentário em “Atleta Profissional”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top