Trabalhador da Triagem de Resíduos

Trabalhador da Triagem de Resíduos

O trabalhador da triagem de resíduos, ou operador da triagem de resíduos, é a pessoa que recolhe os resíduos para reciclar, separa elementos, e coloca os materiais em compartimentos para armazenar e transportar.

Outros nomes para esta profissão: Operador da Triagem de Resíduos

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

A reciclagem é hoje, mais do que nunca, um tema que está em alta. A preocupação com o meio ambiente e a poluição é maior, e a reciclagem do lixo é um dos focos de atenção dos governos, mas também das pessoas.

Para que se possa reduzir a quantidade de resíduos, a única solução é reutilizar e reciclar o máximo de materiais possível. E é aí que entram os trabalhadores da triagem de resíduos. São eles que tratam e recolhem os resíduos que são alvos de reciclagem.

Nos dias de hoje, esta é uma das profissões que se destacam, até porque se faz cada vez mais a separação dos lixos em casa, estabelecimentos comerciais, fábricas, entre tantos outros espaços.

Se estás interessado nesta profissão, continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre o dia a dia, as funções que terás pela frente, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas de ter para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Trabalhador da Triagem de Resíduos?

O trabalhador da triagem de resíduos é a pessoa que faz a recolha, separação e triagem de resíduos que podem ser reciclados e reutilizados. Ele escolhe o cartão, vidro, plástico e alumínio para reciclar, e faz a sua separação, para depois tratarem de acordo com as normas. Ele só trabalha com lixo para reciclar, ao contrário do Cantoneiro de Limpeza, que trabalha com lixo indiscriminado.

Além disso, ele prepara os materiais e os produtos para depois transportar e armazenar. Faz parte das suas tarefas, também, identificar partes de equipamentos, máquinas, ou outros, que possam ser alvos de reciclagem e reutilização.

O seu objetivo é reduzir a quantidade de resíduos sólidos que vão para aterros, sem qualquer reutilização.

Como sabemos, todo o mundo enfrenta um sério problema com o lixo. Os oceanos são verdadeiros aterros, e muitas partes do globo são gigantes caixotes do lixo a céu aberto. A poluição é um problema real e temos de combatê-la.

Nesse sentido, a União Europeia definiu metas nacionais e comunitárias para que os países passassem a reciclar a maior parte dos materiais e produtos. O trabalhador da triagem de resíduos tem um papel fundamental neste processo, pois é o responsável por fazer a recolha, a separação e a triagem desses materiais.

Quais as suas funções

A principal função do trabalhador da triagem de resíduos é recolher os resíduos que podem ser reciclados dos locais de armazenagem ou transferência, locais públicos, estabelecimentos industriais e comerciais.

No entanto, ele também desempenha outras funções, como, por exemplo:

  • Escolher e separar cartão, vidro, papel, plástico e alumínio
  • Colocar nos compartimentos ou recipientes corretos os materiais e produtos que podem ser reciclados
  • Preparar os materiais e produtos para armazenar e transportar
  • Identificar partes de equipamentos, mobiliário, máquinas, entre outros, que possam ser reutilizados e reciclados

É o operador da triagem de resíduos que faz a recolha dos materiais que serão reciclados, mas também faz a sua triagem e manutenção.

Para o desempenho destas funções é preciso seguir as normas de higiene e segurança no trabalho para este setor de atividade.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como sabemos, reciclar está a tornar-se comum. A verdade é que os governos, em especial os municípios, dedicam muita atenção a este processo, até porque existem metas nacionais a cumprir.

Apesar de ser uma área que precisa de cada vez mais profissionais, ainda dão preferência aos homens para o cargo de trabalhador da triagem de resíduos. Embora seja um trabalho pesado, nos dias de hoje já não se compreende o facto de se fecharem portas a mulheres que queiram realizar trabalhos que se consideram mais “pesados”.

Embora não passe de um preconceito, esta é uma realidade que enfrentamos. Então, se és mulher, esta pode ser uma profissão que será difícil para encontrar trabalho.

Como entrar na carreira de Trabalhador da Triagem de Resíduos?

Não é preciso ter nenhuma formação para entrar na carreira de trabalhador da triagem de resíduos. A maioria das empresas não exige sequer a escolaridade mínima obrigatória. A única exigência é que o trabalhador saiba ler e escrever. No entanto, o 12º ano completo é uma mais-valia para aqueles que queiram crescer profissionalmente.

Saber conduzir empilhadores é um diferencial para entrar nesta carreira. O ideal é que tenhas um certificado de empilhador. Para isso, tens de fazer um curso de condução de empilhadores. Tens várias escolas que oferecem este curso.

No final do curso, passas por um processo de avaliação e, caso sejas aprovado, ficas com um Certificado de Formação Profissional. Procura por escolas que te deem o certificado através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO).

Onde estudar Condução de Empilhadores?

Portugal:

Brasil:

Se a profissão de trabalhador da triagem de resíduos te interessou, então não deixes de procurar já a tua vaga de trabalho. Se tiveres essa oportunidade, conclui o curso de condução de empilhador, porque vai valer muito a pena! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima