Analista ESG / Sustentabilidade

Analista ESG - Analista de Sustentabilidade

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Economia Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

Um Analista ESG ou Analista de Sustentabilidade ajuda empresas a aplicarem práticas sustentáveis em termos sociais, ambientais e de governança. É uma área em crescimento e que acrescenta muito valor às empresas. Mas vem saber tudo sobre esta profissão…

A sigla ESG refere-se à conjugação das palavras inglesas Environment, Social e Governance, ou seja, Ambiente, Social e Governança. Portanto, é um conceito ligado a Sustentabilidade, seja ela social, ambiental ou corporativa.

Mas se achas que estamos sendo românticos e poéticos, é um engano. O ESG é, cada vez mais, essencial para a rentabilidade e o valor de mercado das empresas.

Aliás, no setor de investimentos, há um crescente interesse por Fundos de carteiras sustentáveis. Portanto, se vê que é uma área forte que vai, cada vez mais, ser essencial para pequenas e grandes corporações.

Mas o ESG também é importante em termos de Marketing. Na atualidade, a proteção do ambiente e a promoção de projetos sociais são a melhor publicidade possível.

Além disso, apostar nestas áreas tem outros benefícios, até em termos de motivação interna.

Assim, o Analista ESG é cada vez mais essencial numa era em que a Sustentabilidade é lei.

Mas vem daí saber mais sobre esta área…

Quanto ganha um Analista ESG

O salário de um Analista ESG pode variar muito em função de diversos fatores.

Em primeiro lugar, a experiência é determinante para a renda dos profissionais, pois esta área privilegia pessoas com ótimos saberes.

Em segundo lugar, o grau de formação também é fundamental. Portanto, ter boas qualificações é um excelente indicador para ganhar melhor.

Em terceiro lugar, é importante ponderar o setor de atividade. Em certas áreas, como por exemplo a banca, a média salarial é bem mais interessante.

Mas um Analista ESG também pode trabalhar para pequenas empresas. Portanto, pode haver grande diferencial de valores.

Fica connosco para entenderes como é o trabalho nesta área…

O que faz um Analista ESG

Um Analista ESG trabalha essencialmente no escritório, com relatórios e indicadores. Portanto, é uma função de gestão e de análise que tem por missão pôr em prática uma cultura de Sustentabilidade empresarial.

Este profissional propõe melhorias e identifica oportunidades. Mas também avança soluções originais e sustentáveis. Assim, tem o objetivo de fazer cumprir as metas de ESG definidas num Plano de Negócios.

Os Analistas de ESG precisam de ter conhecimentos em várias áreas de meio ambiente, como, por exemplo, a Engenharia Ambiental. Mas também é importante ter competências de Economista, bem como de Gestão Ambiental.

O seu trabalho passa por gerir processos e projetos, portanto, avaliando as práticas e os desempenhos de uma entidade. Desta forma, tem o dever de reduzir os impactos sociais e ambientais das operações.

Assim, o seu trabalho pode passar por apresentar soluções para melhorar a gestão de resíduos, diminuir as emissões de gases prejudiciais ou até os gastos com papel.

Mas também ajuda a planear projetos estratégicos de compliance, ou seja, para o respeito de normas obrigatórias, por exemplo ambientais.

Deste modo, o Analista ESG colabora com outros departamentos para adaptar processos. Contudo, a função pode exigir uma proximidade maior com as áreas de Marketing e de comunicação, pois é importante divulgar os projetos ambientais e sociais realizados.

Mas continua a ler para perceberes mais do dia-a-dia de um Analista ESG…

Quais as suas funções

O trabalho de um Analista de Sustentabilidade pode ser crucial para o sucesso de uma empresa.

Sabemos que já há muitas pessoas que fazem compras com base nas políticas ambientais e sociais das marcas. Mas com as alterações climáticas no horizonte, este tipo de atitude vai ganhando ainda mais força.

Assim, o papel do Analista ESG é decisivo para valorizar o trabalho de uma empresa, bem como para a situar no lado dos bons do planeta. Pois, desse modo, conseguirá uma colocação mais positiva no mercado.

Estamos falando também do mercado de capitais, pois a Sustentabilidade é um critério cada vez mais procurado pelos investidores.

Neste cenário, um especialista de ESG tem de garantir que a entidade para que trabalha é sustentável em termos ecológicos, sociais e económicos. A sua grande missão é juntar esses aspetos com o sucesso comercial no horizonte.

Mas, para entenderes melhor, vamos deixar-te de seguida o resumo das principais funções de um Analista ESG:

  • Planejar projetos de responsabilidade social e ambiental
  • Elaborar relatórios de compliance
  • Reunir dados sobre indicadores de Sustentabilidade
  • Coordenar grupos de trabalho para melhorar índices ESG
  • Gerir bases de dados
  • Realizar entrevistas a clientes
  • Analisar documentação e dados
  • Trabalhar com ferramentas como o Excel
  • Desenvolver políticas internas de ESG
  • Acompanhar mudanças de leis e de normas
  • Apresentar projetos inovadores focados nas mudanças climáticas
  • Fazer apresentações e palestras
  • Dar formação
  • Definir planos de ação
  • Garantir a divulgação das boas práticas de ESG.

Vem daí saber o que esperar do mercado de trabalho nesta área…

Saídas no Mercado de Trabalho

Há uma demanda crescente no mercado por profissionais de ESG. Portanto, é uma boa carreira de futuro.

Cada vez mais empresas querem adotar critérios ESG, pois estes podem fortalecer o negócio, como já referimos.

No mercado financeiro, os chamados Green Bonds, ou seja, títulos de dívida sustentáveis, são uma forte tendência.

Mas também vão crescendo os Fundos de Investimentos com carteiras 100% livres de emissões em 2050 ou antes. Portanto, estão tendo em conta as questões climáticas e o Acordo de Paris que visa reduzir o aquecimento global da Terra.

Mas as próprias mudanças demográficas estão incentivando mudanças no padrão de demanda das pessoas, pelo que é importante gerir os riscos. Todavia, mais do que isso, o Analista ESG pode ser um motor de inovação.

Neste contexto, a profissão tem alto potencial de futuro. Portanto, nos próximos tempos, os Analistas de ESG vão ter portas abertas em pequenas e grandes empresas, sejam do setor dos serviços ou dos bens alimentares.

Além disso, podem trabalhar em Bancos e em empresas de consultoria e investimentos, bem como em gabinetes de advogados, entre outros.

Espreita agora como dar os primeiros passos nesta profissão…

Como entrar na área da Análise de ESG

A Análise de ESG está ainda a florescer no universo empresarial. Portanto, há poucos profissionais e poucos cursos nesta área.

Assim, há muito potencial para explorar.

Mas a melhor forma de sonhares com um emprego em ESG é fazeres formação na área ambiental. Porém, também podes preferir tirar uma graduação em Economia ou Gestão para depois te especializares em Sustentabilidade.

Além disso, deves ter bons conhecimentos de Inglês e de Excel. Por outro lado, tens de ser visionário e dinâmico.

Importância da Certificação CESGA

Os Analistas de ESG também podem trabalhar no mercado financeiro, por exemplo para apoiar decisões de investimento em produtos sustentáveis. Mas, para isso, devem ter a Certificação CESGA, pelo menos a nível europeu.

O Programa CESGA – Certified ESG Analyst – atribui uma certificação que valoriza a mais-valia desses profissionais.

Assim, a Certificação CESGA é um passo importante para aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho.

Onde estudar Sustentabilidade

Não existem ainda cursos para a formação de Analistas de ESG. Contudo, com o aumento da procura por estes profissionais, têm surgido formações de curta duração em Sustentabilidade.

Assim, só tens de escolher a melhor opção em função do que queres fazer.

Portanto, para saberes o que podes encontrar, espreita as seguintes opções de cursos…

Portugal:

Brasil:

E, então, já sabes o que é e o que faz um Analista ESG? Uma vez que a resposta é sim, tens de decidir se tens as competências e a vontade de seguir o caminho da Sustentabilidade. Mas lembra-te que não basta gostar do meio ambiente. Daqui só podemos desejar-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top