Auxiliar de Vendas

Auxiliar de Vendas

O auxiliar de vendas é a pessoa que ajuda os outros profissionais do setor comercial no seu trabalho. Além de ajudar nas tarefas administrativas, o auxiliar também participa no processo de vendas, contribuindo com serviços que sejam necessários.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Línguas, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

Tendo em conta que o mercado está sempre em mudança, e cada vez mais rápido, as empresas precisam adaptar-se às exigências dos consumidores. Sem dúvida, a internet veio trazer mais competitividade para o mercado.

As pessoas estão mais envolvidas, elas gostam de partilhar opiniões na internet, e antes de fazerem qualquer compra pesquisam na internet para perceber se é, ou não, uma boa escolha.

Com toda a certeza, este grau de exigência faz com que as equipas de vendas tenham de se preparar muito mais, e as próprias empresas têm optado por novas técnicas, as quais incluem mais postos de trabalho e novas funções.

Hoje, o departamento de vendas inclui o diretor comercial, o gerente comercial, assistentes comerciais, supervisores, vendedores, entre tantos outros. Sendo assim, falamos de uma estrutura grande e sólida, em que todos trabalham para o mesmo objetivo: aumentar a conversão e a faturação da empresa.

Se és uma pessoa comunicativa, se tens gosto pela área das vendas, e se queres uma profissão que te permita encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho, então continua a ler este artigo e descobre o que faz um auxiliar de vendas e tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Auxiliar de Vendas?

O auxiliar de vendas dá apoio a outros profissionais do departamento comercial em todo o tipo de tarefas. Geralmente é o auxiliar que trata de algumas tarefas administrativas no que diz respeito ao setor das vendas, como, por exemplo:

  • Encaminhar pedidos
  • Fazer o acompanhamento de entregas
  • Lançar dados no sistema da empresa
  • Organizar os arquivos
  • Fazer orçamentos

Estas são apenas algumas das tarefas que o auxiliar pode fazer. Na verdade, ele presta apoio em todas as atividades do setor comercial e, por isso, as suas funções são muito amplas.

Conhecimentos em administração são, sem dúvida, um grande diferencial para aqueles que querem seguir esta profissão, até porque a rotina de trabalho passa muito por trabalhos administrativos.

Obviamente que cada empresa tem as suas particularidades, e as funções de um auxiliar de vendas também podem variar de empresa para empresa.

O tipo de vendas que se fazem também influencia diretamente no trabalho do auxiliar. Por isso, não podemos dizer que este é um trabalho estanque e linear.

Quais as suas funções

Como dissemos, as funções de um auxiliar de vendas podem variar muito de empresa para empresa, assim como o tipo de vendas que se praticam.

Por exemplo, numa estrutura de vendas internas, também conhecida como Inside Sales, o auxiliar pode ter de:

  • Criar propostas comerciais
  • Lançar informações nos sistemas da empresa
  • Analisar dados
  • Fazer relatórios
  • Desenvolver apresentações
  • Pesquisar dados de clientes

Mas se falarmos de uma loja física, o auxiliar vai ter de:

  • Controlar o stock
  • Organizar as vitrines
  • Organizar o local de vendas
  • Emitir faturas
  • Atender clientes numa primeira fase

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área das vendas está num dos seus melhores momentos. Sem dúvida, temos visto que ano após ano é o setor que mais emprega novos profissionais. As razões para isso são óbvias.

A forma como as pessoas compram está a mudar rapidamente e as empresas têm de se adaptar para se manterem competitivos no mercado. Por isso existe um investimento em profissionais capazes de orientar todo o processo de vendas de acordo com as tendências do mercado.

Um desses colaboradores é o auxiliar de vendas, que se mostra essencial em qualquer estrutura de vendas maior.

Sendo assim, a maior parte das vagas de trabalho são para médias e grandes empresas, embora também possam trabalhar para micro e pequenas empresas.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Vendas?

Para entrar na carreira de auxiliar de vendas não é obrigatório ter nenhuma formação em especial. No entanto, a tendência para a qualificação dos profissionais coloca os candidatos com um curso profissional e superior em vantagem.

Sendo assim, o ideal é ter um curso na área da administração de empresas e, de preferência, também em vendas. Se quiseres progredir na carreira e ser assistente de vendas, por exemplo, esta formação vai dar aquele ponto extra que precisas.

Saber falar inglês é essencial nos dias de hoje, ainda mais numa área de vendas e administração. Se ainda não te sentes à vontade com este idioma, aconselhamos a que frequentes um dos cursos de inglês que existem em todo o país. Hoje em dia também encontras vários cursos online. Podem ser uma boa escolha se já estiveres a trabalhar e a estudar.

Para seguires uma carreira na área das vendas, e se a ideia é realmente crescer profissionalmente nesta profissão, saber inglês é imprescindível, especialmente para cargos superiores, como o caso do vendedor, ou gerente comercial, por exemplo.

Se a tua ideia é seguires pela vertente das vendas, e não tanto para o setor da administração, então aconselhamos a fazeres um curso prático de técnicas de vendas e gestão de equipas. Vai dar-te boas ferramentas para atuares no mercado de trabalho.

Onde estudar para Auxiliar de Vendas?

Portugal:

Brasil:

Estás determinado em seguir a carreira na área das vendas e administrativa? Então não desistas dos teus sonhos e faz a tua inscrição num dos cursos que aconselhamos ainda hoje! Acredita porque vai valer a pena!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima