Finalizador de Filmes (Técnico de Finalização Cinematográfica)

finalizador de filmes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Informática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O finalizador de filmes, também chamado de técnico de finalização cinematográfica, ou simplesmente técnico de finalização, é o profissional que acompanha as trucagens (técnica usada para fazer efeitos especiais) e é responsável pelo tráfego de laboratórios.

Ainda podes não estar a entender bem o que faz este profissional, mas neste artigo vamos explicar-te tudo em detalhe. Para já, devemos dizer que ele trabalha no setor cinematográfico e publicitário, estando à frente dos efeitos especiais, mas não só.

Atua na fase da pós-produção e trabalha com o montador (editor). Para o desenvolvimento do seu trabalho, precisa ter conhecimentos sobre os processos eletrónicos de finalização digital.

Se és um amante da 7ª arte, mas queres trabalhar no “backstage”, então esta pode ser uma excelente escolha profissional.

Aqui vais descobrir, por exemplo, o que faz um técnico de finalização cinematográfica, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Finalizador de Filmes?

O finalizador de filmes, antes chamado de técnico de finalização cinematográfica, acompanha as trucagens, faz o tráfego de laboratórios e supervisiona a qualidade do material em longas-metragens, curtas-metragens e filmes publicitários.

O conhecimento de processos eletrónicos de finalização digital é, atualmente, indispensável. Para ajudá-lo nas suas funções, ele conta com o apoio do assistente de finalização.

Para entenderes melhor o que faz este profissional, é importante sabermos o que é a trucagem. Vejamos!

O que é Trucagem Cinematográfica?

A trucagem cinematográfica é um truque usado normalmente em desenhos animados, ou seja, em animação. Esta técnica consiste em colocar a câmara na vertical, filmando os objetos que se encontram na horizontal.

Para efetuar a trucagem, usamos uma mesa de trucagem ou mesa de animação (vulgarmente chamada de truca).

Atualmente, com a digitalização cinematográfica, as trucagens estão a ser substituídas por efeitos em computador. Por isso é importante que os finalizadores de filmes tenham de ter conhecimentos em processos eletrónicos de finalização digital.

Agora que já entendemos um pouco melhor o trabalho do técnico de finalização cinematográfica, vamos ver as funções que ele tem no dia a dia de trabalho.

Queres conhecer outras profissões que se encaixam no teu perfil? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

Como vimos, o finalizador de filmes atua na fase da pós-produção cinematográfica, na qual acompanha as trucagens, assim como faz o tráfego de laboratórios. Além dessas funções, ele também tem de supervisionar a qualidade do material de filmes publicitários, curtas e longas-metragens.

Ao atuar com o montador (editor), ele também é responsável por editar imagens e áudios, operar a mesa de corte (switcher), entre outras funções, como, por exemplo:

  • Dirigir a captação e finalização das imagens
  • Indicar o posicionamento ou enquadramento das imagens
  • Determinam o roteiro da dobragem (dublagem)
  • Indicam o melhor procedimento para editar o som

Além disso, o finalizador é responsável pelo acabamento final de um filme. Para desenvolver este trabalho, tem de seguir as orientações dadas pelo color script e deve respeitar as ideias do diretor de animação. É também o finalizador que trata da fotografia geral de um filme de animação.

Como que vês, o trabalho do finalizador de filmes é muito amplo. É por essa mesma razão que há a necessidade de ter alguém a ajudá-lo. É o caso do assistente de finalização. Este vai ser o seu braço direito e vai realizar algumas tarefas mais monótonas e sistemáticas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O finalizador de filmes trabalha em pós-produção cinematográfica. Sendo assim, se quiseres seguir esta profissão, podes encontrar trabalho em produtoras independentes, como, por exemplo:

  • Produtoras de filmes publicitários
  • Emissoras de televisão
  • Estúdios e laboratórios cinematográficos
  • Produtores para a internet
  • Agências de publicidade e marketing

A maior parte dos finalizadores de filmes trabalha como profissional autónomo, ou seja, como freelancers. Por isso, tens de ter uma grande capacidade de gestão de dinheiro, pois terás alturas em que ganhas muito, mas outras não vais conseguir nem um trabalho.

Além disso, não te podes esquecer que um profissional autónomo tem outras responsabilidades fiscais. Por isso, tens de estar a par das principais normas de contabilidade associadas à tua atividade.

Se estás à procura de um trabalho das 9h às 17h, com uma rotina bem definida, então esta não é a melhor escolha.

Os horários são irregulares, havendo dias que vais trabalhar de dia e de noite para terminar tudo o que tens de fazer. Sendo assim, tens de ter facilidade em trabalhar sob grande pressão e stress, com prazos curtos de entrega.

Como entrar na carreira de Finalizador de Filmes?

Para seguires a profissão de finalizador de filmes, então deves procurar um curso profissionalizante na área da pós-produção cinematográfica. O mais comum é que comeces como assistente de finalizador e só depois de alguns anos de experiência (geralmente exigem um mínimo de 3 ou 4 anos) é que passas a finalizador.

Existem cursos superiores em pós-produção, mas também podes optar por um curso profissional (técnico). A escolha deve ser feita de acordo com as tuas perspetivas de futuro, assim como as tuas ambições profissionais.

Sem dúvida, um curso universitário vai dar-te mais conhecimentos teóricos sobre a pós-produção. No entanto, os cursos profissionais têm uma vertente prática muito grande, o que pode ser vantajoso para entrares no mercado de trabalho com mais confiança.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador e descobre carreiras que se enquadram com os teus gostos!

Onde estudar para Finalizador de Filmes?

Como vimos, existem cursos universitários e cursos profissionais dedicados à pós-produção cinematográfica. Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que podem ser muito interessantes para ti. Dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te um finalizador de filmes de referência? Queres crescer na profissão? Então não deixes de investir na tua formação. Acredita em ti, nas tuas habilidades, pois vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top