Diretor de Obra

diretor de obra

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Geologia Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de obra, ou diretor de engenharia civil no Brasil, é um técnico que trabalha na área da construção civil. É ele que assegura a execução de uma obra seguindo as normais legais e regulamentares. No dia a dia de trabalho, ele conta com o apoio do técnico de obra (técnico em edificações).

Sem dúvida, este é um dos cargos clássicos ocupados por engenheiros civis, os quais devem fazer uma pós-graduação em direção de obra para que estejam qualificados para exercer a profissão.

Se a engenharia civil é uma área que te atrai, ou se já atuas na área, mas queres especializar-te em direção de obra, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de diretor de obra.

Vais descobrir ao longo deste texto o que este profissional faz, quais são as suas funções, deveres e obrigações, as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que terás de fazer para seguir a profissão.

Vens connosco?

O que faz um Diretor de Obra?

O diretor de obra é um técnico habilitado que está no quadro técnico de uma empresa de construção e é responsável por assegurar a execução da obra. O seu superior é o diretor técnico de fiscalização da obra e, por isso, deverá seguir sempre as suas orientações, cumprindo com as condições de licença, normas legais e regulamentares.

Este profissional tem a obrigação de assumir a função de direção de execução dos trabalhos, assim como de coordenação das atividades de produção.

Tem ainda de assegurar que a obra é feita de forma correta, sempre em concordâncias com o projeto de execução, condições de licença, assim como com as condições de admissão.

Este técnico também deve adotar os melhores métodos de produção, os quais devem ser escolhidos com base no cumprimento dos deveres legais, assegurando ainda a qualidade, segurança e eficiência da obra.

Sempre que for preciso, o diretor de obra pode pedir que o diretor de fiscalização de obra intervenha, de forma a ter a certeza de que a obra está em conformidade com as normas e com o projeto.

Também pode pedir a assistência técnica dos autores do projeto, mas deve sempre ser comunicado antes ao diretor de fiscalização de obra.

O profissional ainda tem obrigação de assegurar que os trabalhos das diferentes especialidades são feitos por técnicos qualificados. Assim, garantimos a qualidade e segurança dos trabalhos.

Quais as suas funções

Sem dúvida, a principal função do diretor de obra é assegurar a execução da obra. Mas não é a única! Além de todas as obrigações e tarefas mencionadas no ponto anterior, este profissional também é responsável pelo livro de obra. Ele tem de fazer o acompanhamento e registo do estado de execução da obra no livro.

Este livro deve incluir todos os factos que sejam relevantes para a execução das obras e precisa estar sempre no local da obra, para que os funcionários municipais fiscalizadores possam consultá-lo sempre que for preciso.

Neste livro devemos incluir:

  • Data de início e conclusão de factos que tenham culminado em paragem ou suspensão dos trabalhos
  • Alterações ao projeto licenciado
  • Outros factos relevantes

Caso se verifique que os registos do estado de execução da obra não estão a ser feitos corretamente, o diretor de obra pode ser punido e sofrer uma infração disciplinar.

Ainda tens dúvidas se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais.

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor da construção civil está em crescimento em Portugal, principalmente nas grandes cidades. Com o aumento do turismo, assistimos a uma grande procura de serviços de construção e remodelação e, por isso, o mercado de trabalho no setor está “quente”.

O diretor de obra é um profissional essencial em todas as obras e, por isso, a procura por profissionais qualificados tem sido acrescida.

Como este é um setor que está cada vez mais exigente, os profissionais com melhor formação e com mais experiência acabam por conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Apesar da procura ser alta, existem também muitos profissionais que procuram trabalho como diretor de obra. Por isso, embora não falte trabalho, a concorrência também é alta.

No Brasil, a concorrência não é tanta como em Portugal, até porque ainda são poucos (infelizmente) os que prosseguem os estudos universitários. Como o setor da construção civil está em alta, os profissionais com qualificações conseguem facilmente uma excelente oportunidade de trabalho.

Como entrar na carreira de Diretor de Obra?

Para seres diretor de obra, precisas ser um técnico qualificado em engenharia civil e é uma vantagem se tiveres uma pós-graduação em direção de obra. Sem dúvida, com a evolução do setor da construção, esta pós-graduação tornou-se ainda mais pertinente e podemos dizer que é quase indispensável.

Esta pós-graduação envolve temas como, por exemplo:

  • Preparação da obra
  • Gestão de recursos produtivos
  • Controlo de qualidade
  • Controlo de prazos
  • Gestão do ambiente
  • Controlo de custos
  • Gestão de segurança, higiene e saúde no trabalho

Para conseguires fazer esta pós-graduação, tens de ter atuar já como engenheiro, engenheiro técnico, ou arquiteto.

No caso de edifícios classificados, em zona automática de proteção ou especial, só os engenheiros especialistas, engenheiros seniores, engenheiros técnicos com mais de 13 anos de experiência e engenheiros técnicos especialistas ou seniores, podem atuar.

No Brasil, para seguir a profissão de diretor de engenharia civil, também é necessário ter uma graduação em engenharia civil. Uma especialização em gestão de projetos é ainda uma mais-valia.

Onde estudar para Diretor de Obra?

Portugal:

Brasil:

O que achaste da profissão de diretor de obra? Se já decidiste que esta é a profissão certa para ti, então está na hora de arregaçar as mangas e começar a estudar muito. Investe na tua formação pois vai valer a pena o teu esforço. Muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top