Bagageiro

Bagageiro

O bagageiro é um dos muitos profissionais da área do turismo. Ele é uma das primeiras pessoas com quem os clientes entram em contacto, e por isso têm um papel muito importante na fidelização do cliente. Como o turismo tem crescido muito nos últimos anos, esta é uma profissão que te oferece muitas oportunidades.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Línguas, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Embora as pessoas associem os bagageiros ao transporte das malas, ele tem muito mais funções. Sem dúvida, este é um colaborador muito importante, até porque ele é das primeiras pessoas que os clientes encontram no hotel. Por isso, podemos dizer que eles são a primeira imagem do estabelecimento. E sabemos que a primeira impressão conta, e muito!

Se um estabelecimento quer causar uma boa impressão, tem de apostar em bons bagageiros. Apesar de parecer uma profissão inferior, é essencial para criar a imagem da marca.

Se gostas da área do turismo e se adoras lidar com o público e comunicar, então fica connosco e descobre tudo o que faz um bagageiro, quais as suas funções, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira!

Vamos?

O que faz um Bagageiro?

O bagageiro é um dos primeiros contactos que as pessoas têm ao chegar a um Hotel. É ele que transporta as bagagens das pessoas desde o carro, ou receção, até ao quarto, e vice-versa. Ele também dá apoio aos outros colaboradores na hora de fazer o check-in, check-out, e podem ajudar também nos serviços de room service, pick-up da piscina para o quarto, entre outras tarefas.

Apesar de ser uma profissão muito associada a pessoas jovens, que estão agora a entrar no mercado de trabalho, a verdade é que existem muitos bagageiros mais velhos e que gostam de se manter neste papel durante toda a sua carreira.

Sendo assim, pode ser apenas uma porta de entrada no mundo do turismo, mas também pode ser um cargo que ocupamos para toda a vida.

Sem dúvida, bons bagageiros podem fazer toda a diferença num estabelecimento. Por isso, quando uma pessoa gosta de fazer o seu trabalho, e se é bom naquilo que faz, pode crescer profissionalmente sem que isso implique mudar de funções.

A ideia de que o bagageiro é um profissional inferior não passa de puro preconceito, até porque ele é um trabalhador essencial e cada vez mais importante para os estabelecimentos hoteleiros. É verdade que o bagageiro está num nível baixo em termos hierárquicos na carreira hoteleira, mas não deixa de ser uma peça essencial.

Ele consegue dar um sentimento de segurança aos clientes, e a toda a equipa também, mas também transmite uma sensação de conforto e de familiaridade.

É certo que nem todos os estabelecimentos têm bagageiros. Sem dúvida, ele não é um trabalhador indispensável. Mas a verdade é que ele faz toda a diferença na experiência dos clientes.

Quais as suas funções

A principal função do bagageiro é transportar as bagagens dos clientes desde a entrada do hotel, ou do carro, até ao quarto, e vice-versa.

No entanto, ele também pode exercer tarefas noutros serviços, como:

  • Room-service
  • Check-in
  • Check-out
  • Pick-up

Tratando-se de uma profissão que implica o contacto direto com o público, é muito importante que sejas uma pessoa comunicativa e empática. Ter à vontade para falar com todo o tipo de pessoas é essencial, mas também tens de ter tato para saber quando manter a distância.

Saber falar inglês também é indispensável nos dias de hoje. Os turistas estrangeiros são os principais clientes dos hotéis, especialmente nas grandes cidades. Como tal, os hóspedes esperam dos colaboradores do estabelecimento que consigam estabelecer uma comunicação em inglês.

Além disso, deves ter uma imagem cuidada e uma boa postura. A educação é essencial para fazeres um bom trabalho, não só como bagageiro, mas como qualquer outro cargo, principalmente na carreira hoteleira.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área hoteleira tem crescido muito nos últimos anos. O país está em foco como um dos melhores destinos turístico, e isso fez com que todas as profissões ligadas ao turismo tenham tido uma grande procura.

A profissão de bagageiro, embora não seja indispensável nos estabelecimentos hoteleiros, também tem apresentado um aumento de ofertas de emprego. Como o setor do turismo está cada vez mais exigente, os estabelecimentos sentem a necessidade de oferecer este serviço aos seus clientes, até para que eles tenham uma melhor experiência.

Quando falamos de estabelecimentos hoteleiros, estamos a falar de hotéis. Embora possas encontrar trabalho em todo o tipo de hotéis, a maioria das vagas de trabalho são para hotéis de 4 e 5 estrelas.

Como entrar na carreira de Bagageiro?

Apesar de não ser obrigatório ter uma formação na área da hotelaria e do turismo, se queres destacar-te na carreira de bagageiro, ter um curso profissional na área é muito importante. Não só vais ter conhecimentos práticos de como exercer esta função, como vais aprender um pouco de todas as funções de outros cargos na área do turismo e hotelaria.

Então, se a tua ideia é cresceres na carreira da hotelaria, ter um curso pode ser um fator decisivo.

Onde estudar Hotelaria e Turismo?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a carreira no mundo da hotelaria e do turismo, um curso pode, sim, fazer toda a diferença. Embora para a função de bagageiro não seja obrigatório ter uma formação em hotelaria, se quiseres crescer profissionalmente, então é bom apostares nos teus estudos. Vai em frente! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima