Veterinário

Veterinário

O veterinário, ou médico veterinário, é o profissional que trata e cuida da saúde dos animais, sejam eles selvagens ou domésticos. Além da cura dos animais, este profissional trabalha, numa primeira instância, na prevenção das doenças.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

A pessoa formada em medicina veterinária tem como principal objetivo assegurar que os animais tenham qualidade de vida, assim como procura mantê-los em segurança.

Para tratar da saúde animal, é necessário ter um conhecimento específico em várias disciplinas académicas, como é o caso da fisiologia e anatomia de diferentes animais. Por isso, este profissional tem de ser multidisciplinar, podendo atuar tanto na prevenção de doenças, como no tratamento destas. Sendo assim, além de médico, o veterinário é também anestesista, cirurgião, oncologista, radiologista, entre tantas outras especialidades da medicina.

Se quer seguir a carreira de medicina veterinária, saiba tudo sobre esta profissão neste artigo, como a rotina destes profissionais, as funções que desempenham nas diferentes áreas de atuação, quais são as saídas no mercado de trabalho e como pode entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Médico Veterinário?

O médico veterinário é aquele profissional que está apto a tratar todo o tipo de espécies animais, tenham eles pelos, penas ou escamas. Tendo em conta que falamos de uma área tão abrangente, pois o reino animal incorpora milhares de espécies, estes profissionais especializam-se em espécies concretas, como animais domésticos, animais de quinta, animais silvestres, entre outros.

As suas funções e o seu trabalho variam, então, de acordo com a especialização e o seu local de trabalho.

Além do cuidado dos animais, são os veterinários também que garantem a qualidade dos alimentos de origem animal, fazendo o controlo de qualidade.

Ele também estuda as doenças que os animais, domésticos ou selvagens, podem trazer para a sociedade.

É importante que estes profissionais, além de gostarem e terem amor pelos animais, sejam capazes de lidar com situações limite, assim como com a morte, pois este é um cenário comum no dia a dia dos veterinários.

É também importante ter espírito tranquilo para tomar as decisões acertadas, especialmente em situações de grande stress, como emergências médicas.

Além disso, este profissional precisa ter sangue-frio e não se pode deixar impressionar por imagens fortes, pois terá de lidar muitas vezes com animais maltratados e acidentados.

Quais as suas funções

A principal função de um veterinário é garantir o bem-estar do animal, mesmo que isso implique um fim triste. No entanto, dependendo da sua área de atuação, ele desempenha funções específicas.

Por exemplo, se o profissional estiver a trabalhar numa clínica, não só lida com animais em situações complicadas, como também atua na administração de vacinas e na prescrição de medicamentos. Neste âmbito, o profissional também precisa lidar com os donos dos animais.

Mas se o veterinário trabalhar na indústria, ele terá mais contacto com pessoas do que com animais. Este é um trabalho bem mais repetitivo do que o trabalho de uma clínica.

Por isso, aqui vamos mostrar-lhe, de forma detalhada, as diferentes áreas em que este profissional pode exercer funções.

Saúde pública

Atualmente sabe-se que existe um sem fim de doenças que nos são transmitidas através dos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. A medicina veterinária tornou-se, então, numa área importantíssima para a saúde pública, tratando as doenças, assim como as identificando e prevenindo o seu aparecimento e disseminação.

Sem dúvida, uma das áreas da medicina veterinária que se encontra em expansão é a defesa sanitária animal. Esta tem como principal objetivo a prevenção de doenças exóticas, assim como controlar e eliminar doenças endémicas.

Para isso, o veterinário tem uma função de vigilância epidemiológica ativa, controlando o trânsito de animais, assim como fazendo uma inspeção em produtos de origem animal, como leite, ovos, peixe e carne.

Nutrição

Um dos campos que mais tem sido valorizado nos últimos anos é o da nutrição. Se antes pensávamos que os animais podiam comer os restos da nossa alimentação, nos dias de hoje sabemos que eles precisam de uma alimentação própria, cuidada, de forma a garantir que eles recebem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

A alimentação correta e saudável dos animais previne o aparecimento de muitas doenças, sendo este um dos objetivos deste profissional.

Sendo assim, o médico veterinário que trabalha com nutrição é responsável por formular as dietas dos animais, sejam eles gado bovino, caprino, aves, suíno, animais domésticos, entre outros.

Meio ambiente

A proteção ambiental tem sido uma das maiores bandeiras deste século. Sabemos que o meio ambiente tem sido constantemente atingido pela ação do homem, e é nossa obrigação reverter esta situação. O médico veterinário não passa longe desta temática.

Em conjunto com outros profissionais, ele estuda o comportamento de animais silvestres, com especial atenção aos animais que são mantidos em cativeiro para fins reprodutivos.

Animais domésticos

A maior parte das pessoas relaciona o veterinário com o profissional que trata dos animais domésticos, e essa é uma realidade. A maioria dos veterinários atua nesta área.

Eles aplicam vacinas e administram medicamentos para tratar determinadas condições. Podem também fazer cirurgias.

Animais silvestres

Estes profissionais podem ainda especializar-se em animais silvestres, podendo atuar em zoológicos, organizações de proteção animal, entre outros.

Educação

O veterinário também pode seguir a carreira académica, optando por dar aulas a alunos que queiram tornar-se veterinários também. No entanto, para poder seguir esta carreira, é necessário ter uma especialização, ou pós-graduações.

Saídas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os veterinários é muito vasto, o que faz com que existam várias oportunidades de emprego. Sem dúvida, a maioria destes profissionais trabalha em clínicas veterinárias, tratando de animais domésticos. No entanto, a procura de veterinários é grande para todas as outras áreas de atuação.

Como entrar na carreira de Médico Veterinário

No Brasil, é necessário ter o título de bacharel em medicina veterinária para poder exercer. Além disso, deverá estar registrado ao nível nacional e estadual.

Em Portugal, deverá tirar o mestrado integrado em medicina veterinária, mas também precisa estar inscrito na ordem dos médicos veterinários.

Onde estudar Medicina Veterinária

Portugal:

Brasil:

Se gosta de animais, de tratá-los e cuidá-los, se é realmente aquilo que quer, então saiba que a profissão de veterinário é uma das mais indicadas. Além de muito amor pelos animais, é importante que saiba que tem um caminho árduo pela frente, mas também muito compensador. Sem dúvida, pode sentir-se orgulhoso da sua escolha!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima