Clap Loader

Clap Loader

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O Clap Loader, ou carregador de chassis, é um profissional que trabalha em cinema. Também é conhecido como o segundo assistente de câmara. Ele é o assistente responsável por levar os negativos gravados para o laboratório, ao mesmo passo que abastecem as câmaras de negativos virgens.

Estes profissionais trabalham unicamente em cinema, apenas em produções em que ainda se utilizam negativos. Como sabemos, esta é uma profissão que acabará por desaparecer, à medida que o setor cinematográfico adere às novas tecnologias e à produção digital.

No entanto, e mesmo sabendo que estas funções tendem a desaparecer, ainda existem muitas produções em que se usam negativos e, portanto, mostra-se necessária a presença do carregador de chassis.

Se gostavas de trabalhar na equipa de filmagem da 7ª arte, esta pode ser uma carreira interessante. Neste artigo, vamos dar-te a conhecer esta profissão a fundo.

Vais descobrir, por exemplo, o que o Clap Loader faz no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações importantes para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Clap Loader?

O Clap Loader, também conhecido como o carregador de chassis, abastece as câmaras com negativos virgens, assim como faz o transporte dos negativos gravados para o laboratório de revelação e/ou telecine. Este é um profissional que atua em filmagens e pode trabalhar com várias câmaras cinematográficas.

O termo de clapper loader é muito usado no Reino Unido. Já nos Estados Unidos, prefere-se o uso do termo de segundo assistente de câmara (second assistent camera). Esta diferença é apenas conceitual, pois as funções são exatamente as mesmas.

Embora se olhe para este profissional como “dispensável”, ou “menor”, a verdade é que ele desempenha um cargo de grande responsabilidade. Ele tem em mãos o produto de várias horas de gravações e, portanto, qualquer erro no transporte pode significar a perda total das imagens.

Sendo assim, podemos afirmar que este é um profissional indispensável na equipa de filmagem e que ele tem uma responsabilidade acrescida, tendo em conta que dele depende a integridade do negativo.

Quais as suas funções

O Clap Loader, também conhecido como segundo assistente de câmara, como vimos, é o responsável por carregar as câmaras com negativos virgens, assim como é o profissional que transporta os negativos gravados para o laboratório de revelação e/ou telecine.

Além destas funções, este profissional também pode ficar responsável por:

  • Operar a claquete cinematográfica (o quadro que surge no início da gravação da cena)
  • Marcar os atores nos locais certos
  • Fazer os registos necessários dentro do departamento de câmara (filmagem)
  • Supervisionar o estado do negativo e assegurar o seu estado de preservação
  • Auxiliar a equipa de câmaras
  • Verificar os materiais e os espaços de armazenamento
  • Assegurar a limpeza e manutenção dos espaços e ambientes de carregamento de negativos
  • Etiquetar equipamentos, caixas, entre outros
  • Carregar baterias das câmaras, assim como outros acessórios
  • Passar instruções do diretor de fotografia para os laboratórios

Saídas no Mercado de Trabalho

O Clap Loader trabalha no setor cinematográfico. Em Portugal, existem poucas produções em cinema, o que torna o mercado de trabalho desfavorável para quem quer seguir uma carreira na área.

A verdade é que não existem muitos apoios para a cultura e arte no país, o que se traduz em pouco investimento em produções nacionais, e as que se fazem, na sua maioria, são produções de baixo orçamento.

Portanto, além de poucas ofertas de trabalho, também vais ter de lidar com condições de trabalho difíceis, como salários baixos, agregados à insegurança no trabalho (trabalhos temporários e de curta duração).

No Brasil, embora haja uma maior produção cinematográfica, o cenário não é muito animador. É verdade que é melhor do que em Portugal, mas, ainda assim, não é suficiente para que se possa dizer que o mercado de trabalho é bom (até porque existe uma maior concorrência no que diz respeito aos profissionais da área).

Apesar do cenário não ser muito animador, se esse é o teu sonho, não deves desistir dele. O mais importante é fazeres aquilo que gostas, mesmo que isso implique maiores sacrifícios.

Como entrar na carreira de Clap Loader?

Não precisas de ter uma formação específica para te tornares Clap Loader. Sem dúvida, o mais importante é que te mostres uma pessoa responsável, organizada e flexível. Como terás diferentes tarefas no teu dia a dia, deves ser uma pessoa capaz de te adaptar facilmente.

No entanto, como irás trabalhar na equipa de filmagem, talvez seja interessante procurares uma formação na área. Além de te preparar para o trabalho como carregador de chassis, vais ter a oportunidade de aprender coisas importantes para outros cargos (o que se torna indispensável se quiseres crescer profissionalmente).

Além disso, num curso de câmara e filmagens, vais conhecer muitas pessoas que irão trabalhar na área cinematográfica, assim como outras pessoas que já estão no meio.

Esses contactos são essenciais para conseguires uma oportunidade no mercado de trabalho, até porque esse é um meio muito fechado e funciona muito à base das indicações e recomendações.

Onde estudar para Clap Loader?

Como vimos, para exerceres a profissão de Clap Loader, não necessitas de nenhuma formação. No entanto, se quiseres crescer na carreira, o ideal é que tenhas uma formação na área da filmagem.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um Clap Loader e queres crescer na equipa de filmagens, não deixes de investir na tua formação, pois vai fazer toda a diferença no teu futuro. Não vai ser um caminho fácil, mas com esforço e dedicação tudo se consegue. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top