Terapeuta Capilar

Terapeuta Capilar

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Biologia Psicologia

Idiomas:

Português

O Terapeuta Capilar é responsável por analisar e avaliar os fios e o couro cabeludo das pessoas. Assim, este profissional consegue detetar problemas e avançar com soluções de tratamento para os mesmos. Mas vem daí saber mais sobre esta profissão…

Os cabelos são uma parte essencial da imagem das pessoas e, portanto, precisam de ser cuidados com atenção e carinho. O mercado de beleza e estética está cheio de profissionais que se dedicam a cuidar deles. Mas nenhum sabe tanto sobre os cabelos como o Terapeuta Capilar.

Este profissional está focado no cuidado do couro cabeludo e dos fios de cabelo de quem o procura. Procura mantê-los saudáveis e, por isso, precisa de avaliar o seu estado para detetar problemas.

Para conseguir fazer o seu papel, o Terapeuta Capilar tem de ter conhecimentos específicos, nomeadamente sobre fibra capilar e o ciclo biológico dos cabelos.

Mas continua por cá para perceberes como te podes ter sucesso nesta área…

Quanto ganha um Terapeuta Capilar

O mercado da Terapia Capilar ainda está a crescer e, por isso, não há muitos profissionais no mercado. Ora, isso é bom para a afirmação de novos profissionais. Mas também significa que não há ainda muita procura por Terapeutas Capilares.

Assim, os rendimentos nesta área podem ser muito irregulares, a não ser que se consiga um emprego num local conceituado e com uma clientela fiel. Claro que, neste caso, estamos a falar de serviços para uma certa elite de pessoas que podem pagar mais.

Mas, nesta área, quando há uma clientela fiel e se tem nome no mercado, é possível ter bons ganhos. Apesar disso, haverá sempre alguma instabilidade.

Fica por cá para perceberes como podes entrar na profissão com êxito…

O que faz um Terapeuta Capilar

O Terapeuta Capilar trata da saúde dos cabelos. Esta é a definição mais simples do que fazem estes profissionais, mas também é a mais verdadeira.

O seu papel passa por estudar e tratar os fios de cabelo e o couro cabeludo. Assim, podem abordar problemas como, por exemplo, a caspa, a oleosidade, a quebra e a queda de cabelo, entre outros.

O que é a Terapia Capilar

Contudo, para entender o que um Terapeuta Capilar faz é preciso perceber o que é, afinal, a Terapia Capilar.

Trata-se da Ciência dos cabelos, por assim dizer. A Terapia Capilar estuda e analisa a estrutura dos fios de cabelo. Assim, os profissionais podem apurar se esta ou aquela fibra capilar podem suportar a descoloração ou o alisamento, por exemplo.

Em teoria, todas as pessoas deveriam recorrer a um Terapeuta Capilar antes de se sujeitarem a certos tratamentos químicos com um Cabeleireiro. Mas, na prática, só são procurados quando as pessoas enfrentam problemas.

Quais as suas funções

O Terapeuta Capilar trata da saúde dos cabelos de dentro para fora. Isto é, ao contrário do Cabeleireiro ou do Hair Stylist que se preocupam com a aparência, este profissional trata a estrutura mais interna dos fios.

Assim, procura detetar a origem para problemas como a caspa, a queda de cabelo, a oleosidade e os fios quebradiços, entre outros. Também pode detetar doenças no couro cabeludo e na fibra capilar, bem como problemas de falta de oxigenação e de irrigação.

Nesse processo, identifica ainda o tratamento mais adequado para cada situação, de modo a garantir que os cabelos se mantêm saudáveis.

Mas confirma, de seguida, algumas das principais funções de um Terapeuta Capilar:

  • Analisar os fios e o couro cabeludo com equipamentos próprios
  • Fazer um histórico capilar com um tricograma (para identificar, por exemplo, as causas da queda de cabelo)
  • Definir esquemas de tratamento para os problemas detetados
  • Fazer sessões de tratamento com laser de baixa potência e fitoterapia, entre outros.

Qual a diferença entre Terapeuta Capilar e Dermatologista

Pode parecer que um Terapeuta Capilar faz o mesmo trabalho que um Dermatologista, mas são duas áreas um pouco distintas, embora tenham pontos de toque.

A Dermatologia é uma área médica enquanto que a Terapia Capilar é mais associada à estética. Assim, há situações onde será necessário recorrer antes a um Dermatologista que pode solicitar exames de sangue ou até uma biópsia do couro cabeludo.

A intervenção de um Terapeuta Capilar é, portanto, mais limitada.

Qual a diferença entre Terapeuta Capilar e Tricologista

A Tricologia é o estudo dos pelos ou dos cabelos e é considerada uma especialidade médica, associada à área de um Cirurgião Plástico.

Portanto, o Tricologista é mais especialista do que um Terapeuta Capilar, e usa equipamentos mais avançados para analisar o couro cabeludo e as fibras capilares.

Estes dois profissionais podem trabalhar em parceria, sendo o Terapeuta Capilar uma espécie de “mão de deus”, aplicando os tratamentos sugeridos pelo outro.

Mas continua connosco para saberes como dar os primeiros passos na profissão…

Saídas no Mercado de Trabalho

Um Terapeuta Capilar pode trabalhar em várias áreas, desde institutos de beleza até clínicas de estética. É uma área ainda em crescimento, pelo que não existem assim tantas oportunidades de emprego.

Contudo, é um ótimo setor para iniciar um negócio por conta própria. A área da estética está em franca expansão e, portanto, pode ser uma boa ideia investir num projeto a título pessoal.

Mas tens de ponderar os prós e os contras antes de te aventurares num empreendimento destes. Além de capital para investir e de uma formação adequada, precisas de ser muito versátil e muito determinado para vingares.

Como entrar na carreira de Terapeuta Capilar

A Terapia Capilar quase nunca começa como uma carreira por si, mas antes como uma especialização ou uma alternativa.

Há quem comece a trabalhar como Cabeleireiro ou como Hair Stylist e que acabe por se interessar em especial pelos problemas dos fios de cabelo e do couro cabeludo. Assim, acabam por tornar-se Terapeutas Capilares por curiosidade ou até por necessidade.

Para lá disso, é essencial ter uma formação especializada. Portanto, esse deve ser o primeiro passo a dar se quiseres ter uma carreira nesta área.

Assim, procura um bom curso e aplica-te para obteres os conhecimentos necessários para vingares como Terapeuta Capilar.

Onde estudar para Terapeuta Capilar

Não existem assim tantos cursos na área da Terapia Capilar, especialmente em Portugal. Contudo, no Brasil, por exemplo, há mais opções, dado que esta área está mais firmada no mercado como uma opção com uma boa procura.

O que interessa é que procures um curso de especialização que aborde temas como as patologias e o diagnóstico dos problemas de cabelo. Além disso, deve falar da fisiologia dos fios e tratamentos eficazes. Se incluir disciplinas sobre marketing ou sobre como abrir um espaço próprio, será uma mais-valia.

Aproveita para espreitar estas opções de cursos que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Como confirmaste, ser Terapeuta Capilar exige uma muitos conhecimentos técnicos, além de um gosto especial por cabelos. Mas se é este o caminho que queres seguir, só tens de preparar-te da melhor forma para enfrentares os desafios e os obstáculos que surgem sempre no caminho. Ficamos aqui a torcer por ti!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top