Colocador de Papel de Parede

colocador de papel de parede

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O colocador de papel de parede, tal como o nome indica, faz a colocação de papel de parede em interiores. Sendo assim, ele faz parte dos trabalhadores que atuam no revestimento de interiores.

Esta é uma profissão que não é muito procurada pelos mais jovens e, por isso, existem boas oportunidades para quem quiser abraçar a carreira.

Se gostas de estar ativo durante todo o dia e se os revestimentos de parede te interessam, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos dar-te a conhecer a profissão de colocador de papel de parede.

Vens connosco?

O que faz um Colocador de Papel de Parede?

O colocador de papel de parede faz a colocação de papel de parede nos interiores dos edifícios. Embora este revestimento não seja o mais pedido, temos assistido a um ligeiro aumento da procura destes serviços nos últimos anos.

Para colocar este revestimento, a primeira coisa a fazer é calcular a área a ser revestida e, assim, calcular os rolos de papel de parede que vão ser necessários para o trabalho.

Para calcular os metros quadrados das paredes, devemos incluir também as janelas e as portas, pois estas quantidades extras são úteis para o caso de uma tira de papel ficar danificada.

Depois, para aplicar o papel de parede, o primeiro passo é aplicar a cola na parede e na parte de trás do papel com um pincel.

Depois começamos a colar a primeira tira de papel num dos cantos da sala a ser revestida, fixando primeiro a parte de cima e depois esticada até baixo. Um pincel grande é usado para estender e alisar o papel.

A partir desta primeira tira de papel, vamos colando todas as restantes tiras, até o espaço ficar totalmente revestido (ou parte dele, caso seja esse o objetivo). É importante ter muita atenção caso o papel de parede tenha desenhos, pois um erro pode colocar todo o trabalho em causa.

No fim, passamos o rolo entre as tiras de papel de parede para que estas fiquem bem fixas na parede.

Ainda não tens a certeza se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

A função do colocador de papel de parede é colar o papel em interiores, seguindo o projeto do arquiteto, decorador, ou então as orientações do contratante. Além disso, ele precisa saber calcular áreas com precisão, para saber qual a quantidade de material necessário para concluir o revestimento.

Também é importante que este trabalhador conheça as diferentes qualidades e resistências do papel de parede. Existem três papeis de parede distintos:

  • Base de papel: Este é o mais usado e tem diferentes motivos decorativos. Geralmente este papel tem duas camadas, sendo que uma delas é impressa.
  • TNT: Este é menos comum e consiste em várias camadas de base têxtil e tendo apenas uma camada em vinílico. A vantagem deste papel é que se pode lavar.
  • Vinílico: Este tem uma camada impressa e uma camada em vinílico. Além de ser lavável, é bastante resistente. Este é o papel de parede mais adequado para as cozinhas, por exemplo.

Além destas funções, o colocador de papel de parede também tem de:

  • Limpar a superfície a ser revestida
  • Cobrir com gesso ou betume possíveis falhas na parede
  • Remover forros

Conhece também a profissão de Pintor (Construção Civil)

Saídas no Mercado de Trabalho

O colocador de papel de parede pode trabalhar em empresas de construção civil ou então em empresas especializadas na colocação de papel de parede. Existem empresas que vendem papel de parede que contratam os colocadores para fazer a colocação aos seus clientes.

Além disso, também podes atuar como profissional autónomo. Os ganhos como profissional independente são maiores, é verdade. No entanto, tens de pensar também que pagas mais impostos, não tens as regalias sociais de um contrato de trabalho e também vives sempre na incerteza de ter, ou não, serviços para fazer.

Como a colocação de papel de parede não é um serviço muito requisitado, deves ponderar bem se queres mesmo seguir como profissional independente, ou se preferes procurar um emprego com contrato de trabalho.

Como entrar na carreira de Colocador de Papel de Parede?

Se queres seguir a profissão de colocador de papel de parede, primeiro tens de aprender este ofício. Em Portugal, não encontras cursos de formação nesta área. Por isso, o melhor é estares sempre a par de workshops sobre colocação de papel de parede. Muitas vezes, empresas como a Leroy Merlin oferecem este tipo de formação.

Uma alternativa é aprender com quem já trabalha na área. Sem dúvida, existem ofícios que aprendemos é com a prática e com os trabalhadores mais antigos.

Esta é uma profissão que se aprende com a experiência. Por isso, se queres tornar-te um profissional de sucesso e de qualidade, é importante que aprendas com quem já domina esta arte de colocar papel de parede.

No Brasil, existem alguns cursos rápidos e práticos, principalmente em fornecedores de papel de parede. No entanto, é também com a prática que podemos aprender o ofício de verdade.

Onde estudar para Colocador de Papel de Parede?

Portugal:

Como dissemos, em Portugal não se encontram cursos direcionados para a colocação de papel de parede. No entanto, podes tirar um curso na área da construção civil, mais concretamente para a pintura de interiores e exteriores. Além de te dar boas noções de revestimento, abre-te portas para outras saídas profissionais.

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de colocador de papel de parede? Então não deixes de fazer um dos cursos que te aconselhamos, ou similares. Vai valer a pena mais um esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top