Consultor Comercial

Consultor Comercial

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Línguas Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Inglês, Português

O consultor comercial é um especialista em vendas e sabe perfeitamente o que fazer para que a empresa na qual trabalha consiga obter melhores resultados.

Atualmente, com a globalização, instabilidade económica e constantes transformações sociais, o papel do consultor comercial tornou-se ainda mais importante numa empresa. Sem dúvida, este profissional pode determinar a sobrevivência de uma empresa (desde uma microempresa até uma multinacional).

Para quem gosta de desafios e para os apaixonados pelo setor das vendas, esta é uma profissão fascinante. Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo!

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar na carreira de consultor comercial com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Consultor Comercial?

O consultor comercial é um profundo conhecedor do mundo das vendas, do perfil dos mercados, das tendências e dos comportamentos dos consumidores. Sabendo que as vendas são determinantes para a sobrevivência de qualquer empresa, este profissional tem um papel fulcral nos lucros.

Enquanto os vendedores têm uma função mais prática, focada na venda, o consultor é mais voltado para a estratégia que a empresa vai adotar para aumentar a conversão.

Sendo assim, ele tem de estar em constante alerta, fazendo pesquisas de mercado, percebendo as necessidades dos consumidores, mas também atuando como vendedor e analista pós-venda.

Para se ser um consultor comercial bem-sucedido, é fundamental ter muita inteligência emocional. É fundamental que ele tenha uma boa perceção de si mesmo para conseguir ter uma boa perceção dos outros. Profissionais com alta inteligência emocional são capazes de contornar obstáculos e conduzem as negociações de forma eficiente.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O consultor comercial tem como principal função desenvolver medidas para que a empresa consiga melhorar os seus rendimentos, ou seja, consiga aumentar as vendas. Para isso, primeiro ele tem de fazer um diagnóstico da situação atual da organização.

Para conseguirmos converter mais, temos de identificar o que não está a correr bem. Por isso, a primeira tarefa do consultor é identificar possíveis obstáculos na operação comercial.

Depois de detetados os problemas, então começamos a definir quais as melhores soluções, as quais incluem:

  • Estratégias e ações a serem adotadas
  • Posicionamento da empresa perante os consumidores/mercado
  • Recursos humanos necessários para implementar as estratégias e ações
  • Recursos materiais necessários para desenvolver as ações e estratégias

Assim que está traçado o plano, temos de colocá-lo em prática. É importante que o consultor faça uma análise constante dos resultados e que oriente a equipa durante a implementação das estratégias e ações.

É fundamental, também, ter um registo de desempenho do departamento de vendas, até para que possamos apresentar os resultados aos gestores.

Além destas funções, o consultor comercial também é responsável por:

  • Fazer pesquisas de mercado
  • Identificar tendências de consumo e orientar os gestores para estas
  • Criar estratégias para captar novos clientes
  • Acompanhar as equipas de vendas e pós-venda, prestando auxílio e dando formações, sempre que for preciso
  • Ajudar na criação de novos serviços/produtos (este trabalho é feito com a equipa de vendas, assim como com a equipa de marketing)
  • Participar do desenvolvimento do plano estratégico da organização
  • Dar formação às equipas de vendas

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor das vendas é um dos que consegue manter-se em alta, mesmo em momentos de crise económica. Sem dúvida, uma empresa não sobrevive se não vender os seus produtos/serviços. Por isso, qualquer profissional da área comercial é valorizado em qualquer altura.

De entre os vários setores do mercado de trabalho, aqueles que mais contratam consultores comerciais são:

  • Indústrias
  • Varejo
  • Automóvel
  • Alimentar
  • Tecnologia
  • Saúde

As oportunidades de emprego são muitas e os ordenados são acima da média. Por isso, se tens gosto por vendas, a profissão de consultor comercial pode ser a escolha certa.

Como entrar na carreira de Consultor Comercial?

Para te tornares consultor comercial, tens de ter profundos conhecimentos sobre os mercados, técnicas de vendas, assim como tens de entender o comportamento dos consumidores (o qual muda constantemente), tendências de mercado e processos de produção.

Sendo assim, o nosso conselho é que invistas numa boa formação na área financeira/administrativa ou de vendas. Como este é um cargo superior, é comum que os consultores comecem a trabalhar como vendedores ou auxiliares de venda. Com o tempo, e demonstrando talento e experiência, vais subindo na carreira.

Além destes conhecimentos, é muito importante que tenhas uma excelente capacidade de relacionamento e comunicação (não só com clientes, mas também com os membros das equipas de vendas e pós-venda).

Ser fluente em inglês é indispensável atualmente, até porque o mercado está cada vez mais globalizado. Hoje, pensar numa empresa a nível nacional é um erro. Com a internet, principalmente, as empresas viram as suas fronteiras serem “quebradas” e as oportunidades de negócios são quase inesgotáveis.

Por essa mesma razão, os consultores comerciais que dominem outros idiomas, acabam por ter melhores resultados e as empresas procuram por essa característica na hora de contratar.

Se quiseres progredir ainda mais na carreira e atuar como gestor comercial ou diretor comercial, deves apostar num curso superior ou numa pós-graduação. As empresas têm valorizado, cada vez mais, profissionais qualificados. Por isso, não baixes os braços e procura formações que agreguem valor ao teu desempenho no trabalho.

Onde estudar para Consultor Comercial?

Embora não seja obrigatório teres uma formação para cresceres na carreira comercial, a verdade é que as empresas têm procurado profissionais mais qualificados, com mais conhecimentos teóricos, aliados à experiência profissional.

Nesse sentido, deverás procurar uma boa formação em áreas como a Gestão Comercial, Economia, Administração, Marketing e similares.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Queres ter sucesso como consultor comercial? Então investe numa boa formação, pois vai fazer toda a diferença na tua vida profissional. Nós desejamos que conquistes todos os teus sonhos.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top