Professor de Educação Física

Professor de Educação Física

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Educação Física Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Educação Física, ou Professor de Desporto, dá aulas de desporto a alunos de várias idades. As aulas de Educação Física estimulam os jovens a fazerem desporto, o que hoje é essencial para assegurar uma vida ativa e saudável.

A sociedade moderna trouxe-nos muitas coisas boas, mas nem tudo foi assim tão positivo. Um dos aspetos mais negativos da modernidade é o sedentarismo. Trabalhos à secretária, televisão e computador acabam por deixar-nos muito mais tempo sentados (bem mais do que deveríamos).

Sendo assim, estimular crianças e jovens a fazerem desporto é indispensável, até para a saúde da sociedade em geral. Pessoas sedentárias têm mais doenças. Por isso, ao fazer com que mais pessoas pratiquem desporto, menos serão as pessoas doentes. É certo que existirão sempre doenças, mas pelo menos conseguimos diminuir o risco de muitas doenças que afetam os jovens.

Se gostas de desporto e gostavas de partilhar os teus conhecimentos com os mais jovens, então estás no sítio certo!

Neste artigo vais descobrir o que faz um Professor de Educação Física, quais as funções que tem no seu quotidiano, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Educação Física?

O Professor de Educação Física dá aulas de desporto a crianças e jovens em idade escolar, tanto em escolas públicas, como em escolas particulares (colégios). Esta é uma disciplina que é transversal a todos as áreas de ensino, tanto no ensino básico como secundário (no Brasil, ensino fundamental e médio).

Embora seja olhada como uma disciplina menor, a verdade é que é uma das mais importantes. Tendo em conta que a maioria dos alunos não faz desporto fora da escola, as horas que passam nestas aulas são as únicas em que eles realmente têm uma vida ativa.

Portanto, as aulas de Educação Física mostram-se essenciais para manter o bem estar físico, e psicológico também, dos alunos.

O desporto é importante para o desenvolvimento das crianças e jovens. Não só é importante para o desenvolvimento físico, como é também importante para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Quais as suas funções

O Professor de Educação Física tem como principal função dar aulas de Desporto aos alunos do ensino básico e secundário, estimulando os mais novos a uma vida ativa.

De entre os vários objetivos específicos, podemos destacar, por exemplo:

  • Desenvolver a aptidão física dos alunos, olhando para as suas especificidades e condições individuais
  • Estimular a participação dos alunos em diferentes atividades físicas (coletivas e individuais)
  • Realização de jogos coletivos, como, por exemplo, futebol, andebol, basquetebol e voleibol
  • Ensino de jogos e desportos individuais, como, por exemplo, atletismo, ginástica, natação, entre outros

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Educação Física pode trabalhar em escolas públicas e escolas privadas. Em Portugal, o ensino público é o mais concorrido, por oferecerem melhores salários e progressão na carreira (a qual depende dos anos de atividade).

Apesar das vantagens salariais, existe uma precariedade laboral em Portugal no que diz respeito ao ensino público. Muitos profissionais vivem dependentes de concursos anuais até conseguirem efetivar.

Isso quer dizer que os Professores em início de carreira vivem tempos difíceis, com muitas deslocações, horários incompletos, e às vezes até é preciso mudar de cidade para trabalhar.

O ensino privado, apesar de oferecer salários inferiores, permite que tenhas uma estabilidade maior. Efetivas ao fim do 3º contrato (3 anos, regra geral), o que te permite organizar melhor a vida.

No Brasil, a procura por uma vaga em escolas particulares é muito maior, pois os salários são superiores e as condições de trabalho são muito melhores. As escolas públicas ainda carecem de muito investimento e, por isso, os Professores enfrentam sérios desafios no seu dia a dia de trabalho.

Com o curso de Desporto, poderás ainda arriscar-te em outras áreas, como a de Personal Trainer (PT). A vantagem é que podes oferecer os teus serviços de PT em part-time e, assim, consegues conciliar com as aulas nas escolas.

Podes também treinar atletas profissionais e amadores, desenhar treinos personalizados para os teus alunos, ajudar na reabilitação física de pacientes e trabalhar na consciencialização para a importância de ter uma vida ativa e saudável.

Como entrar na carreira de Professor de Educação Física?

Para seguires a profissão de Professor de Educação Física em Portugal tens de fazer primeiro uma licenciatura em Desporto e/ou Educação Física, ou cursos similares, como, por exemplo Ciências do Desporto. Concluída a licenciatura, terás de fazer o mestrado em ensino de Educação Física para o ensino básico e secundário.

Este mestrado é obrigatório para que possas dar aulas. Tem uma duração de 2 anos e é considerado como formação inicial de Professores. No último ano, terás de fazer um estágio em contexto profissional, com o desenvolvimento de um relatório final.

Para seres Professor de Educação Física no Brasil, tens de fazer a licenciatura em Educação Física, pois esta é desenhada para a formação de Professores. O bacharelado é indicado para aqueles que queiram trabalhar em estabelecimentos privados, como academias, por exemplo.

Onde estudar para ser Professor de Educação Física?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser Professor de Educação Física? Então não desistas e luta por aquilo que tu queres. Acredita, pois vai valer a pena o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top