Diretor de Biblioteca

Diretor de Biblioteca

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Filosofia História História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de biblioteca é o gerente de uma biblioteca (pública ou privada). Sendo assim, ele administra e gere a biblioteca, tomando todas as decisões mais importantes nesse espaço.

Esta é uma profissão que envolve a gestão de recursos humanos e a gestão de recursos financeiros. Por isso, as pessoas que querem entrar nesta carreira devem ter perfil de liderança.

Se adoravas estar rodeado de livros e ocupar um papel central na gestão de um espaço, então esta pode ser aquela profissão que tanto procuravas.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares na carreira de diretor de biblioteca com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Diretor de Biblioteca?

O diretor de biblioteca administra uma biblioteca, seja ela privada ou pública. Assim, ele faz a gestão de orçamentos, assim como administra todos os serviços e operações desse espaço, incluindo a supervisão de todos os funcionários.

É o diretor que define qual a política da biblioteca e assegura-se que a mesma é implementada e seguida por todos os funcionários e visitantes do espaço, assim como também elaboram e colocam em prática políticas de contratação.

Sendo responsável pelo bom funcionamento do local, os diretores supervisionam todos os funcionários e mantêm um controlo apertado dos orçamentos.

Como é o diretor que está à frente da biblioteca, ele tem de estar sempre em contacto com a organização patrocinadora (seja ela uma instituição, o próprio governo, ou entidade).

Quais as suas funções

O diretor de biblioteca tem como principal função administrar e gerir uma biblioteca. Além de fazer a gestão dos recursos financeiros, ele também gere os recursos humanos, fazendo contratações e supervisionando o trabalho dos funcionários.

No caso de bibliotecas públicas (como as bibliotecas municipais), o diretor tem de responder ao conselho de administração e assume um papel central no desenvolvimento da cultura de uma região. Além disso, ele deve ter sempre em pauta questões como os padrões literários, oferecendo coleções que agreguem valor à comunidade.

Se a biblioteca for pequena, o diretor assume um papel muito mais ativo e interventivo, implementando uma grande parte da programação do espaço.

Já se a biblioteca for de grandes dimensões, é comum que o diretor não esteja tão envolvido com a programação do local, mas que esteja mais focado na supervisão de bibliotecários, por exemplo.

Os diretores de uma biblioteca universitária/académica, tem de focar os serviços prestados a alunos e professores. Por isso, deve ter atenção aos recursos fornecidos, os quais devem ser adequados para estes dois públicos.

Existem, ainda bibliotecas corporativas, lúdicas e especializadas (como bibliotecas médicas e jurídicas, por exemplo). Nestas, o diretor pode assumir um papel crucial, tendo em conta que, muitas vezes, é o único bibliotecário do local. Por isso, é ele que ajuda os visitantes a conseguirem as informações que procuram.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de biblioteca encontra oportunidades de trabalho em diferentes tipos de biblioteca, entre as quais se destacam, por exemplo, bibliotecas:

  • Municipais / estaduais
  • Universitárias / académicas
  • Corporativas
  • Lúdicas (ludotecas)
  • Bibliotecas do ensino básico e secundário (correspondente ao ensino fundamental e médio no Brasil)
  • Especializadas (podendo estas ser encontradas em escritórios, hospitais, entre outras organizações que precisem de documentação específica)

Embora este seja um cargo muito importante para o desenvolvimento da sociedade como um todo, a verdade é que não existem tantas bibliotecas quanto aquelas que gostaríamos. Nesse sentido, não são assim tantas as vagas para quem quer trabalhar nesta área (não só como diretor, mas também como bibliotecário ou biblioteconomista).

Apesar de não ser um mercado fácil e animador, se esse é o teu sonho, não desistas. O mais importante é que sejas feliz a fazer aquilo que gostas.

Como entrar na carreira de Diretor de Biblioteca?

Se queres seguir a profissão de diretor de biblioteca, antes de mais nada deves ter experiência como bibliotecário (geralmente acima de 10 anos de experiência). Para poderes exercer a profissão, precisas ter o mestrado em biblioteconomia, Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, Ciências Documentais ou Educação e Bibliotecas.

Tendo em conta que estamos a falar de um cargo de direção, os candidatos com uma pós-graduação em gestão de empresas ou administração conseguem muitos pontos a seu favor.

Onde estudar para Diretor de Biblioteca?

Como dissemos, para seres diretor de biblioteca, tens de ter um curso universitário em Biblioteconomia, Ciências Documentais e similares. Para te ajudarmos, deixamos-te aqui algumas instituições que oferecem esta formação. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser um grande diretor de biblioteca, então não desistas e investe bastante na tua formação. Aprende o máximo possível enquanto estiveres a trabalhar como bibliotecário, pois essa experiência e conhecimento são fundamentais para o sucesso enquanto diretor. Nós desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top