Diretor de Criação

Diretor de Criação

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de criação trabalha na área do marketing e publicidade. Ele é o líder do departamento de criação e é responsável por aprovar todas as peças publicitárias e de marketing desenvolvidas pelo diretor de arte, copywriter, entre outros profissionais de marketing.

Como qualquer diretor de departamento, ele tem de ter perfil de liderança. A equipa de criação é comandada por ele e, por isso, tem de ser capaz de motivar e orientar todos os elementos da equipa.

Se és um líder nato e se adoras criar arte para marketing e publicidade, então esta profissão é perfeita para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de diretor de criação. Vais descobrir, por exemplo, como é o seu dia a dia, quais as suas responsabilidades, as saídas profissionais, entre outras informações úteis.

Vamos?

O que faz um Diretor de Criação?

O diretor de criação orienta e supervisiona o trabalho da equipa de criação do departamento de marketing e publicidade. Todas as criações passam pelo diretor e é ele que dá a aprovação final.

As campanhas de marketing são da sua responsabilidade e é ele que assegura que estas seguem o briefing de criação e comunicação. Ele é, portanto, o grande criativo dentro de uma empresa.

É ele quem conceitualiza a campanha e passa as ideias e o projeto já delineado para a equipa de criação. Todas as decisões são tomadas por ele e está presente em todas as fases do processo de criação.

Além disso, ele trabalha com designers, redatores e diretores de arte, direcionando o fluxo de trabalho. É ele que garante o ritmo da produção e assegura a qualidade do trabalho entregue.

Assim, o diretor tem de ser um líder nato, capaz de direcionar a equipa e ajudá-la a cumprir metas e objetivos. Para “chegar” à equipa, ele tem de saber comunicar. Não basta estar ali por perto, é preciso que as suas palavras sejam entendidas por todos.

Ele tem de ser visto como um líder e, por isso, é fundamental que ele consiga captar todos os elementos da equipa.

Quando os profissionais são valorizados e estão motivados dentro da empresa, o diretor consegue tê-los sob sua orientação, com dedicação e esforço, além de estarem mais “abertos” a críticas e cobranças de prazos, por exemplo.

A confiança e dedicação conseguem-se com uma relação de respeito e valorização. Assim, é essencial que o diretor de criação seja capaz de perceber os talentos individuais, valorizando o trabalho de cada um e motivando-os para que eles ultrapassem os seus próprios limites.

Além da sua capacidade de liderança, tem também de ser muito criativo. Afinal, é ele que conceitualiza as campanhas publicitárias.

Quais as suas funções

O diretor de criação tem como principais funções supervisionar e orientar a equipa de criação do departamento de marketing. Todos os projetos têm de ser aprovados pelo diretor antes de serem entregues aos clientes.

Sendo o “cérebro” da equipa de criação, este profissional é responsável por conceitualizar a campanha de marketing e publicidade e depois passar essa informação para a equipa de criação.

Sem dúvida, ele desempenha um papel central na criação publicitária. É ele que guia toda a equipa e direciona o trabalho, assegurando a qualidade do trabalho entregue.

No entanto, ele não trabalha apenas com a equipa de criação. Ele lida diretamente com os clientes, ajudando na construção do briefing e apresentando o projeto final aos clientes.

Sendo assim, este profissional atua no departamento de criação, mas também no departamento de atendimento. Ele é, portanto, o grande responsável por fazer a “ponte” entre estes dois departamentos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de criação pode trabalhar em qualquer empresa que tenha um departamento de criação de marketing e publicidade. Atualmente, são muitas as empresas que investem neste setor. Afinal, as campanhas publicitárias conseguem atrair novos clientes, aumentar o número de vendas e construir uma boa imagem da marca.

Portanto, este profissional encontra hoje um mercado “quente”, com boas oportunidades de carreira. No entanto, devemos alertar para o facto de este ser um cargo de direção. Por isso, as vagas de trabalho não são assim tantas. Num departamento de criação existe apenas um diretor, ao passo que tem vários redatores e designers, por exemplo.

Como entrar na carreira de Diretor de Criação?

Para conseguires chegar a diretor de criação, antes tens de mostrar experiência em outros cargos, como designer ou diretor de arte, por exemplo. Para conseguires trabalhar nesta área, deves apostar numa formação em design, marketing ou publicidade.

É importante dizermos que este não é um caminho fácil. Sem dúvida, para conquistares o posto de diretor, tens de te esforçar muito ao longo de toda a tua vida profissional e tens de demonstrar perfil de liderança.

A verdade é que até podes ser um excelente designer de publicidade, um excelente redator ou diretor de arte. No entanto, se não consegues liderar uma equipa, dificilmente terás bons resultados como diretor de criação.

Por isso, se queres mesmo destacar-te no meio, o nosso conselho é que invistas numa formação de liderança de equipas.

Onde estudar para Diretor de Criação?

Como dissemos, para te tornares diretor de criação, antes tens de trabalhar como designer, diretor de arte, ou outros cargos dentro do departamento de criação. Para tal, deves ter um curso de design, marketing ou publicidade.

Por isso, deixamos-te aqui algumas instituições que oferecem essas formações. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te diretor de criação? Então esforça-te e investe numa boa formação. Acredita que és capaz e foca-te nos teus objetivos. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top