Carpinteiro Naval

carpinteiro naval

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O carpinteiro naval é o profissional que constrói e repara embarcações de madeira, assim como acessórios das embarcações, seguindo as normas técnicas. Esta é uma profissão pouco procurada por jovens, mas de grande importância para o setor naval.

Portugal e Brasil são dois países cuja história se une com o setor naval. Por séculos que as embarcações fizeram parte central das nossas vidas e, por isso, tornamo-nos peritos na construção e reparação destas embarcações.

Tem havido uma tentativa de chamar mais jovens para esta profissão, até porque existe falta de profissionais qualificados na área e de jovens que queiram aprender este ofício.

Se és alguém que gosta de trabalhos manuais e se tens um amor inexplicável ao mar, rios, e às embarcações, então esta é a profissão certa para ti!

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz um carpinteiro naval, quais as funções que ele desempenha no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir a profissão.

Vens connosco?

O que faz um Carpinteiro Naval?

O carpinteiro naval faz reparações e constrói embarcações de madeira, assim como os seus acessórios. O seu trabalho deve seguir sempre as normas técnicas, assim como as normas de qualidade, ambientais, de saúde, segurança e higiene no trabalho.

Todas as estruturas e componentes de embarcações feitos de madeira são construídos por este profissional. Sempre que for necessária uma reparação, é ele também que fica responsável por ela.

A partir de desenhos técnicos, ele constrói as peças de madeira usando marcadores e instrumentos de medida para que as dimensões sejam as corretas. Lamina e molda, peça por peça, usando tanto ferramentas manuais, como máquinas. Depois das peças de madeira concluídas, ele monta e instala todas as estruturas e componentes.

Os carpinteiros navais constroem todos os elementos de madeira das embarcações, desde costados, tabuados, convés, porão, borda-falsa, casaria, até móveis.

Ele pode trabalhar em equipa ou de forma individual, dependendo do local onde trabalha. Quando atua de forma individual, trabalha sem supervisão. Geralmente o trabalho é a céu aberto, sempre durante o dia.

Apesar de ser uma profissão com um certo “glamour”, principalmente se olharmos para os nossos antepassados e a história que temos com o mar, não podemos deixar de referir aqui que os carpinteiros navais se encontram expostos a um ruído intenso, assim como a materiais tóxicos.

Por isso, é muito importante que estes trabalhadores sigam com todas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Além disso, podem trabalhar em posições desconfortáveis por muito tempo e em altura. Sendo assim, é essencial que trabalhem de forma a minimizar todos os riscos associados.

Quais as suas funções

O carpinteiro naval tem como principais funções construir e consertar as estruturas e elementos de madeiras das embarcações, incluindo os móveis. Para isso, ele desempenha uma série de tarefas ao longo do dia. Ora vejamos algumas delas!

  • Preparar as bases para os equipamentos e ferragens
  • Selecionar as madeiras e outros elementos para a construção
  • Fazer marcações e medições
  • Ler desenhos técnicos
  • Moldar formas
  • Recortar anteparas para as janelas, portas e vigias
  • Montar bases para o guincho e motor
  • Fixar estruturas e outros elementos
  • Fazer o revestimento e acabamentos de móveis
  • Preparar modelos para a confeção das peças
  • Serrar e aparar peças de madeira
  • Avaliar o estado das embarcações
  • Remover peças que estejam danificadas

É essencial que, para fazer um bom trabalho, o carpinteiro naval goste de trabalhar em equipa e que seja uma pessoa comunicativa e educada. Saber transmitir as informações é fundamental para que o resultado seja o esperado.

Como este é um trabalho de grande responsabilidade, é essencial que mostres ser uma pessoa comprometida com o trabalho e que te mantenhas sempre atualizado. A formação contínua é importante em qualquer trabalho, mas quando uma profissão envolve responsabilidade acrescida, esta necessidade de formação é ainda maior.

A iniciativa própria e a organização são também características importantes para os carpinteiros navais.

Gostas desta carreira, mas ainda não tens a certeza se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O carpinteiro naval pode trabalhar em empresas do setor naval, desde que estas sejam responsáveis por construir e reparar as embarcações de madeira.

Se quiseres seguir esta carreira, também podes encontrar trabalho em estaleiros, empresas de fabrico de móveis e acessórios de madeira a serem incluídos em embarcações de fibra de vidro e metálicas.

É ainda possível encontrar trabalho em empresas que se dedicam ao acabamento fino dos estaleiros (normalmente de grande porte).

Podes atuar como profissional por conta de outrem, com contrato de trabalho, ou então como profissional autónomo. Para este último caso, vais trabalhar mais em pequenas embarcações.

Como entrar na carreira de Carpinteiro Naval?

Embora as profissões de carpinteiro e carpinteiro de limpos não exijam uma formação, quando falamos do carpinteiro naval não podemos dizer aqui que não é importante ter um curso profissional ou técnico na área.

Sem dúvida, este é um trabalho de grande responsabilidade e é preciso ter conhecimentos para executar as tarefas de carpintaria naval.

Em Portugal, encontras já cursos de formação profissional na área, os quais incluem a formação in loco e um estágio profissional, o que te possibilita conseguir um emprego mesmo antes de concluíres a formação.

No Brasil, para seres um carpinteiro naval, precisas concluir o ensino fundamental e o curso básico de qualificação profissional, o qual tem uma duração máxima de 200 horas.

Onde estudar para Carpinteiro Naval?

Portugal:

Brasil:

Queres ser carpinteiro naval? Então está na hora de te inscreveres numa instituição que te ofereça o curso profissional de carpintaria naval. Com toda a certeza, vai valer a pena todo o esforço e dedicação. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top