Empregada de Limpeza

Empregada de Limpeza

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

A empregada de limpeza, também chamada de empregada doméstica, mulher a dias, trabalhador da limpeza em casas particulares ou faxineira (como é chamada no Brasil), é uma profissional que faz limpezas em casas particulares.

Embora esta seja uma profissão muito marcada pela presença feminina, devemos dizer que nada impede os homens de atuarem neste setor.

Esta é uma profissão pouco procurada por jovens e assistimos, hoje, a uma carência de profissionais que oferecem estes serviços. Sendo assim, se procuras uma profissão que te mantenha ativo e com boas perspetivas de trabalho, então esta pode ser uma boa opção.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer um pouco da realidade das empregadas de limpeza e passar-te informações úteis para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz uma Empregada de Limpeza?

A empregada de limpeza, ou empregada doméstica, faz a limpeza de casas particulares e/ou presta serviços esporádicos ou temporários em alguns espaços comerciais (geralmente pequenos, que não precisam de um auxiliar de limpeza diário).

É o trabalhador da limpeza que arruma e limpa todas as divisões da casa, de acordo com o que o cliente exige. Assim, é possível que apenas tenha de limpar os quartos, salas e casas de banho (chamadas de banheiro no Brasil), mas também pode ter de lavar loiça, passar a ferro ou limpar o jardim.

Por isso, esta é uma profissão que fica bem longe do que chamamos de monótono. Além de poderes trabalhar em várias casas e estabelecimentos (fator que já afasta a monotonia), cada cliente pede um serviço diferente e com características e exigências distintas.

Embora este profissional seja conhecido apenas por fazer limpezas, também é responsável por zelar pelo património da família ou da empresa para a qual trabalha.

Ter um bom relacionamento com os patrões também faz parte do trabalho de uma empregada doméstica. É essencial que as famílias tenham confiança na empregada, até porque colocam as suas casas nas suas mãos.

Ainda não sabes se esta profissão é a melhor para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as funções de uma Empregada de Limpeza?

As principais funções de uma empregada de limpeza, ou empregada doméstica, é garantir a limpeza, organização e manutenção de um espaço. Regra geral, o dia a dia inclui limpar quartos, cozinha, salas e casas de banho. No entanto, algumas casas particulares e estabelecimentos comerciais têm jardim. Nesse caso, também pode ser pedido que faça a limpeza do espaço exterior.

Para saberes um pouco mais sobre o trabalho, vamos ver agora algumas das tarefas que te podem ser pedidas.

  • Esvaziar cestos do lixo (levando para os contentores adequados) e repor os sacos
  • Limpar fogão, fornos, frigorífico (chamado de geladeira no Brasil), azulejos e móveis de cozinha
  • Lavar a loiça e outros utensílios de cozinha
  • Trocar roupas de cama e limpar os quartos
  • Limpar e encerar escadas, solhos e móveis de madeira
  • Trocar toalhas da casa de banho e repor papel higiénico, sabonete, entre outros produtos usados neste espaço
  • Limpar e desinfetar sanitas, banheiras, polibans, bidés e lavatórios
  • Lavar tapetes
  • Limpar e arrumar as salas, corredores e escritórios
  • Lavar e limpar o chão
  • Lavar vidros e paredes
  • Limpar o pó de móveis
  • Limpar manchas de paredes, chão, portas, entre outros
  • Regar plantas
  • Passar roupas e organizar nos armários
  • Trocar e lavar cortinas
  • Lavar persianas
  • Limpar livros

Quando este profissional atua em condomínios e prédios, é responsável por limpar os elevadores, escadarias, assim como outros espaços comuns do edifício.

Saídas no Mercado de Trabalho

A empregada de limpeza pode trabalhar em casas particulares, condomínios (prédios), hostels e alojamentos locais, e outros estabelecimentos comerciais, como, por exemplo, escritórios (regra geral pequenos e que não carecem de limpeza constante).

A procura por serviços de limpeza tem aumentado bastante nos últimos anos. As famílias têm melhores rendimentos e optam por contratar alguém que faça a limpeza e arrumação das casas, o que se traduz numa poupança de tempo para as famílias.

Além da procura ter aumentado, existem poucos jovens que optam por seguir esta carreira (talvez pela ideia de que esta é uma profissão desvalorizada e menor).

Por isso, se queres seguir a profissão de trabalhador da limpeza em casas particulares, encontras um mercado de trabalho favorável e não será difícil encontrares vários clientes.

Devemos, ainda, alertar para o facto de a maior parte das famílias não contratar uma empregada de limpeza diariamente. Por isso, se quiseres trabalhar neste setor, é muito provável que trabalhes como profissional independente.

Assim, antes de dares um orçamento para um cliente ou definires o teu valor por hora de trabalho, tens de fazer contas à deslocação necessária, mas também aos encargos fiscais (impostos e segurança social).

Como entrar na carreira de Empregada de Limpeza?

Se queres trabalhar como empregada de limpeza, não precisas ter nenhum curso ou formação específica. No entanto, o ideal é que tenhas a escolaridade mínima obrigatória e que sejas uma pessoa organizada, metódica, proativa e motivada no trabalho.

Sem dúvida, esta é uma profissão na qual as referências que damos são muito importantes. Como estaremos a trabalhar em horários que, regra geral, não está ninguém em casa, então é muito importante que as famílias se sintam seguras. Uma das formas de as famílias estarem mais seguras e descansadas é obtendo boas referências e informações a nosso respeito.

Portanto, o ideal é que consigas com que os teus empregadores se disponibilizem a falar uns minutos com potenciais clientes.

Se ainda não tens experiência na área e se não consegues nenhuma indicação, talvez possas fazer um curso de Higiene e Segurança no Trabalho, pois pode dar-te conhecimentos e ferramentas importantes para o teu dia a dia de trabalho, e é sempre um “trunfo na manga” que podes usar na hora da entrevista.

Onde estudar para Empregada Doméstica?

Como vimos, não precisas ter um curso para te tornares empregada doméstica. No entanto, se não tens experiência e queres boas oportunidades de emprego, um curso de Higiene e Segurança no Trabalho pode ser uma mais-valia.

Aqui, deixamos-te algumas opções interessantes.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como empregada de limpeza? Se sentes que podes ser uma empregada doméstica de referência, então não hesites em procurar uma vaga ainda hoje. Sem dúvida, com determinação e foco vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top